terça-feira, 23 de agosto de 2016

Dicas para montar um Quarto Montessoriano!

Bom Dia Amores!

Você sabe o que é um quarto montessoriano?
A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
A proposta então é fazer um quarto pensando no bebê e não nos adultos da casa. A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro.
Atendendo a pedidos de algumas leitoras convidei a design de interiores Janaína Medeiros, da Quartoon Design que desenvolve projetos personalizados para bebês, crianças e teens, para dar dicas de como montar uma quarto montessoriano. Confiram:

 Decoração e organização de um quarto Montesoriano!

A decoração  e a organização de um quarto Montessoriano, vai além da estética, ela faz parte de uma metodologia de ensino aprendizagem chamada de método Montessori. Para compreendermos mais profundamente, precisamos conhecer a médica e educadora  Maria Montessori, grande  estudiosa do desenvolvimento infantil e criadora do método em 1907. Sua filosofia é utilizada por inúmeros educadores, escolas, professores e até mesmo pais que buscam entender e acompanhar cada fase do desenvolvimento dos seus filhos.
Mas afinal como o método pode ser utilizado na decoração?
Bom, os quartos montessorianos, são a aplicação pratica de diversos conceitos do método da educadora italiana. Ela acreditava que os ambientes infantis deveriam ser criativos e que ajudassem os pequenos a se desenvolver e se expressar de maneira espontânea. Mais que um ambiente estético, a idéia é incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, explorando e interagindo com o ambiente sozinha em um processo natural, mas nunca esquecendo da segurança dos pequenos é claro.
Vamos lá, como fazer na prática?
Primeiramente o quarto deve ser organizado, agradável e seguro para que a criança possa explorá-lo. Pesquisamos e selecionamos algumas características essenciais de um quarto Montessoriano;
  

1- CAMA BAIXINHA

Imagem Pinterest

 A cama ou o berço da lugar ao colchão no chão (o certo para o método), mas atualmente a cama baixinha com estrutura de casinha,  esta fazendo sucesso na decoração. De qualquer forma a intenção é que eles possam ter independência para deitar e se levantarem quando quiser.

2- Deixe tudo ao alcance da criança

Imagem Pinterest

 Os móveis devem estar ao alcance da criança, a estante de brinquedos, de livros, mesinhas e cadeiras. Isso é importante para que a criança desde cedo, exercite sua autonomia e se sinta responsável pela suas coisas, como pegar e guardar seus brinquedos. Organize os brinquedos e jogos em caixas e de preferência transparentes; use etiquetas que identifique o que há dentro. Disponibilize poucos brinquedos,  que seja correspondente a etapa do desenvolvimento da criança e faça rodízio.


3- Instale um espelho em uma das paredes do quarto


 O espelho é um dos elementos clássicos dos quartos montessorianos. Vendo sua imagem refletida a criança, desde pequena, passa se ver e tomar consciência de quem é. Para bebes o ideal é instalar o espelho na horizontal, e para crianças maiores na vertical.

4- Monte um cantinho de Leitura


O contato que a criança tem desde cedo com os livros é muito benéfico, mesmo que ainda não saibam ler. Ao folhear e ouvir historias, a criança desenvolve o gosto pela leitura.Monte um cantinho e disponha de diferentes temas e deixe-os ao alcance deles para que peguem quando e quantos quiserem.

5- Cuide da segurança dos pequenos


  A segurança é essencial em qualquer quarto de criança.  Mas como o quarto Montessoriano tudo deve ser ao alcance do pequeno, esse cuidado deve ser redobrado.O quarto deve ser livre de Objetos pontiagudos, miúdos e de quinas e as tomadas sempre protegidas.


Vejam algumas Inspirações lindas  de quartos Montessorianos:


Projeto Quartoon.

Imagem Pinterest
Projeto: Allison Cerqueira e Renata Fragelli


Imagem Pinterest

Projeto Quartoon


Gostaram?  E você faria um quarto Montessoriano para o seu pequeno?


Acompanhem as redes sociais da Quartoon que está sempre atualizada com dicas e novidades de projetos infantis.

 Instagram: @quartoondesign


Um comentário:

  1. Su trabajo era muy sorprendido porque ha sido que no he encontrado como este hermoso intercambio.

    voyance gratuite par mail

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker