terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Volta ás aulas e adaptação escolar!

Boa tarde amores!

Nesta semana muitas crianças estão retornando às aulas e outras iniciando a vida escolar. Tanto para as crianças como para os pais, é normal se houver uma certa de apreensão, pois principalmente para os que estão começando agora, trata-se de um momento de separação, o que não deixa de ser também o corte definitivo do cordão umbilical. No entanto, essa é uma etapa que a criança precisará passar e que contribuirá muito no seu processo de autonomia, socialização e aprendizado.
Vejam algumas dicas para encarar esse período com tranquilidade e segurança:


1ª Dica:

Como as crianças maiores têm mais problemas para enfrentar a separação da mãe, a dica é não deixá-las completamente sozinhas. O ideal é deixá-la curtos períodos com o educador e, quando ela ameaçar entrar em desespero, um conhecido aparecer. Você pode começar deixando-a sozinha com o educador para, por exemplo, “ir ao banheiro” e ir aumentando o intervalo em que os deixam sozinhos ao longo dos dias, para que a criança não sofra uma ruptura repentina. Esse método é um pouco mais trabalhoso, mas é importante saber lidar com as inseguranças dos pequenos. A adaptação geralmente dura uma semana, mas não é uma regra – ela pode levar mais tempo.

2ª Dica:

A criança estará nervosa por estar em um ambiente novo, por isso, você precisa manter a calma. Precisa estar convicta de que escolheu a escola certa e com o método pedagógico que você aprova, para transmitir essa segurança a criança. Quanto mais segura e convicta você estiver, mais calma vai transmitir para seu filho. Você também pode visitar a escola em horários de aula para observar o comportamento dos educadores antes de deixar seu filho na escola e conversar com os coordenadores para sanar qualquer dúvida sobre a instituição.

3ª Dica:

Nada de mentir para o pequeno. Deixá-lo na escola dizendo que vai “até ali” e já volta e não cumprir isso pode tornar a experiência traumatizante. Ele já está assustado com a nova rotina da escola, por isso é essencial confiar e acreditar na mãe e no pai para construir sua confiança interna. Mentir para ele só ajudará a aumentar sua insegurança.

4ª Dica:

A adaptação da criança a escola parece com uma disputa por atenção, onde a mãe está de um lado e as atividades propostas pela escola de outro. Para ajudar a escola a cativar o pequeno, você pode informar as preferências dele: se gostam de animais ou se distraem muito desenhando.

5ª Dica:

A rotina dá a criança uma importante sensação de segurança, o que faz com que mudanças possam ser bastante estressantes para elas. Por isso, qualquer mudança que impacte direta e indiretamente o pequeno (como o nascimento de um irmão, a separação dos pais, contratação de nova babá, mudança de casa, etc) devem ser evitadas durante o período de adaptação dele na escola, para que ela possa ser a principal mudança na vida dele naquele momento e que ele possa vê-la como parte da rotina em breve.

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker