quarta-feira, 22 de julho de 2015

5 dicas para readaptação escolar na volta às aulas!

Readaptacao escolar na vola as aulas

Basta uma simples mudança de rotina para deixar os pequenos desconfortáveis e inseguros; sempre quando há um começo ou recomeço de ano ou semestre letivo, os corações dos papais e mamães ficam apertados e apreensivos por ter que deixar os filhos na escola; principalmente se são ainda muito pequenos e se acontece o choro.  A melhor opção nesse momento de readaptação escolar é não sofrer por antecedência, porque ao mesmo tempo em que algumas crianças choram, outras tiram de letra essa volta, podendo até surpreender com a maturação adquirida, nos dias que ficaram longe da rotina escolar.
Nesta volta às aulas é possível tornar a adaptação menos dolorosa, tanto para as crianças quanto para os pais. Sugerimos 5 dicas para um programa de readaptação escolar de sucesso!

1°. Escola nova – quando se tratar de primeira experiência na escola, troca de escola, troca de turma, a criança poderá chorar, por estranhar a mudança de rotina e de pessoas; encare este momento com tranquilidade e naturalidade, despedindo-se da criança e deixando-a com a professora, assim passará segurança e confiança. Peça à escola que entre em contato, caso perceba que a criança esteja sofrendo.

2°. Motivação – motive-a dizendo que a professora e os coleguinhas estão com saudade, e que você a deixará na escola e que no final do dia ou expediente a buscará.

3°. Resistência – Caso a criança apresente resistência, não insista no assunto naquele momento, mude o foco, proponha que ela leve um brinquedo que goste nestes dias difíceis, converse com a coordenação para lhe dar esse apoio. No caso da criança não querer colocar o uniforme, envie na mochila para a professora fazê-lo.

4°. Tempo – Após 2 semanas, frequentemente a criança já se adaptou, e não deve apresentar mais o choro diário para ficar na escola, mas nas segundas feiras e após feriados, ela ainda tende a chorar.

5°. Situações atípicas – há ainda outros casos em que a criança sofre mais durante a adaptação, ela pode estar vivendo algum momento delicado em sua vida como: mudança de rotina em casa (mudança de residência, chegada do irmãozinho, papai ou mamãe está viajando etc), se está doente ou se tomou vacina, quando há troca da professora, se a criança teve algum trauma da antiga escola. Nesses casos, frequentemente a adaptação será mais demorada, pois o emocional da criança está abalado, sendo necessário que ambas as partes ampliem a tolerância com mesma, e evitem contrariá-la.

Em suma, toda escola que apresenta um programa de adaptação aos pais pode ser considerada como uma instituição séria, que se preocupa e amplia significativamente o seu papel, para que este processo ocorra da melhor maneira possível, pois, adaptar é isso: acolher, aconchegar, oferecer bem estar, conforto físico e emocional; e ninguém melhor do que o professor para entender e transmitir tudo isso de maneira segura, eficiente e responsável.

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker