quinta-feira, 24 de julho de 2014

Animal de Estimação: Ter ou não ter?

Olá Pessoal

Muitas pessoas acompanharam recentemente nas mídias sociais do blog, nossa luta para encontrar nosso gato Ringo que sumiu de casa, deixando toda família muito triste, em especial as crianças, que desenvolveram uma relação intensa de amizade e amor com o bichano.
Foram longos dias de procura, e depois de 70 dias uma boa alma o encontrou e nos devolveu.
Mas o que eu quero reproduzir aqui é um texto que escrevi para um site do qual eu escrevia uma coluna semanal, e em uma oportunidade abordei esse tema, que sei que gera dúvidas em diversas famílias: Ter ou não um animalzinho de estimação?

 Chega um momento que a maioria das crianças pedem para os pais um bichinho de estimação, e os mesmos se vêem no dilema de realizar ou não a vontade dos filhos. Antes de tomar a decisão é preciso lembrar que animais exigem cuidados e gastos (com vacinas, vermífugos, ração...) e dependendo do bicho escolhido, um cachorro de grande porte por exemplo, exige também espaço físico. Outro fator importante, é se atentar para o fato de que muitas crianças são alérgicas ao pêlo do animal, sendo aconselhado  nesses casos, dar preferência para um peixinho, ou outro animal que não prejudique a saúde dos pequenos.

Ressaltadas essas informações, os psicólogos e pediatras são unânimes em elencar as vantagens que um bichinho de estimação pode trazer para as crianças. Vou citar alguma delas:

*Através dos animais, as crianças podem compreender o ciclo da vida: a gestação, o nascimento, os primeiros passos, a doença e também a morte. Com um tempo de sobrevivência menor do que o do ser humano, os animais são fonte de aprendizado para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito.

* Ao lidar com os animais, a criança projeta os cuidados que os pais têm com ela. É o que elas fazem com as bonecas e com os brinquedos, só que o animal vai reagir, e esse contato traz novas experiências.

* Animas implicam no reconhecimento do sentimento do outro. Os animais têm uma resposta clara para isso. “Se eu sou hostil ou ameaçador, ele foge. Se eu sou delicado e carinhoso, ele se aproxima. O animal não disfarça, o que faz com que a criança tenha uma noção mais clara das consequências de seus atos. Desenvolve a empatia de entender o que o outro sente. Violência, agressão e egoísmo nascem dessa incapacidade de reconhecer que o que eu faço é ruim para a outra pessoa.

*Através desse contato a criança terá a oportunidade de exercer o senso de responsabilidade e elevar sua auto-estima. Se você pedir para uma criança pequena trazer um potinho de água para o animal, ela vai fazer isso com uma seriedade, como se fosse uma jóia rara.

*  O bebê exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para acariciar um cachorro, um gato, um coelho. Treina a marcha ao engatinhar ou tentar andar (por vezes, correr) atrás do animal. Olfato, visão e audição são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.

* O mascote, sobretudo o cachorro, faz ainda com que a criança exercite sua autoridade num mundo de "adultos-juízes", que arbitram sobre a vida dela o tempo todo. Com o animal, ela terá a oportunidade de ser o juiz, mandar e desmandar. Além disso, expõe para a criança o significado de preservação à vida e de limite à dor.

* Cientistas norte-americanos já haviam revelado também que ter um animal é um ótimo aliado contra o estresse. Os donos dos bichos que participaram do estudo tinham a frequência cardíaca e a pressão arterial significativamente mais baixa se comparados com aqueles que não tinham um animal de estimação. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. "É um excelente treino para a afetividade.

E por fim, deixo minha recomendação, de quem decidiu ter um bichinho, e vivencia diariamente os benefícios, alegrias e a importância  dele na vida das crianças.  Desde que você esteja a assumir as responsabilidades que ter um bichinho  traz, o que posso dizer é que vale muito a pena SIM, pois a delícia de ter um animal de estimação em casa, é ensinar diariamente aos filhos um pouco mais sobre afeto!





Disqus for maenual




eXTReMe Tracker