segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Hora certa de ter o segundo filho!

Bom Dia Queridas!
O texto de hoje foi publicado no site Campo.Grande.net há um tempo atrás. Porém, como é um tema recorrente nas dúvidas que recebo por e-mail, vou reproduzi-lo por aqui também.

Freqüentemente percebo vários pais no dilema em decidir qual é a hora certa para encomendar o segundo filho. A maior dúvida é entre emendar o segundo no primeiro, deixando assim uma curta diferença de idade entre ambos, ou dar um espaço maior de tempo.
No meu caso, a diferença entre meus dois filhos é de 1 ano e 9 meses, minha filha nem havia saído das fraldas quando o irmãozinho nasceu. Ele veio de surpresa, e eu não precisei tomar a tal “decisão da hora certa”, Deus tomou por mim rs, algo que hoje eu agradeço imensamente por ter ocorrido, pois fui poupada do peso da decisão.
Eu não posso chegar aqui e falar quais das duas opções é a melhor, pois cada família possui sua dinâmica e peculiaridades, porém fiz uma listinha dos prós e contras de cada situação para ajudar quem compartilha desta dúvida.

Sendo assim, vamos a eles:

Filhos próximos
Prós:
* Apesar do trabalho ser grande, pois dependendo da diferença, você terá 2 bebês em casa, a hora que eles crescerem o suficiente para ficarem mais independentes, você estará tranqüilo, ou seja, a trabalheira passa toda de uma vez.
* Filhos próximos passam pelas mesmas etapas de desenvolvimentos simultaneamente, o que tende a fazer com que os irmãos sejam companheirinhos e com uma ligação afetiva grande.
* Quanto mais cedo os filhos vierem mais energia você terá para curti-los, é normal que com o passar do tempo nossa disposição  vá diminuindo consideravelmente.
* Muitos casais que deixam um espaço grande de tempo para encomendar o 2° filho, acabam desistindo de tê-lo, pois quanto maior a criança vai ficando, maior também sua independência, e consequentemente depois de atingir esse estágio, pensar em começar tudo do zero acaba sendo desanimador.
* Filhos próximos garantem uma boa economia, já que você pode aproveitar muita coisa como roupas e acessórios que ainda estarão em bom estado de uso.

Filhos Distantes:
Prós

* Ter filhos em período espaçado permite que você possa acompanhar com mais atenção o crescimento de cada um.
* Para mães preocupadas em voltar logo a forma pós parto, acredito que com filhos espaçados isso seja mais fácil, já que duas gestações seguidas são uma bomba de hormônio que o organismo recebe em pouco espaço de tempo, trazendo assim uma certa dificuldade para eliminar os quilinhos a mais.
* Quanto mais o tempo passa, mais experientes e serenos vamos ficando, o segundo filho terá pais que já aprendeu com os erros cometidos com o 1° filho, e provavelmente não os cometerá de novo.
* Acredito que o ciúme entre irmãos é mais ameno quando o mais velho já não é tão pequeno e já tem compreensão da situação. Dependendo da idade, ele pode até ajudar em pequenas coisas nos cuidados com o bebê.


Beijos e ótima semana
Cinthia

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker