terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Seu filho tem medo de que?

Eu não gosto de usar personagens folclóricos como bicho papão, mula sem cabeça ou outras coisas similares para causar medo nas crianças afim de que elas me obedeçam. Sei que essa é uma técnica muito usada por várias mães, porém, tive muito medo dessas coisas na minha infância e não quero que meus filhos sintam o mesmo.
No entanto, recentemente, mudei minha maneira de pensar sobre o assunto: medo versus filhos. Explico. Eu que era radical na idéia de que não devemos colocar nenhum tipo de medo nos filhos, repensei minha postura após uma conversa com uma senhora muito sábia que criou 9 filhos, todos bem sucedidos e muito educados, portanto, é algúem cuja experiência de vida eu respeito e admiro bastante.
Essa conversa aconteceu em um dia em quem que estávamos num almoço de família e a Letícia estava naqueles dias "vou tocar o terror.com.br", e eu atrás dela o tempo todo chamando a atenção, quando já cansada e irritada parei um instante e dei um longo suspiro...Nesse momento, essa senhora que é amiga da minha familia, percebendo meu sufoco, chegou perto de mim e falou: Minha filha ela tem medo de que? eu toda orgulhosa enchi a boca e respondi: Ela não tem medo de nada, eu não coloco nenhum tipo de medo nela...e já esperava pelos aplausos e elogios de mãe exemplar, quando ela balançou a cabeça e falou: Aí que está o problema...criança precisa ter medo de algo para que você consiga impor algum limite. Eu confusa, expliquei que não queria que elas sentisse os medos que eu me recordo de ter sentido na minha infãncia e ela falou que não precisar ser medo desses personagens assustadores, mas pode ser da polícia, de perder o direito de fazer algo que gosta, da bronca do pai ou nossa mesmo... pois a criança que nada teme terá uma tendência a desenvolver uma prepotência cujos pais terão bastante dificulculdade em lidar. Sem contar que o medo é um sentimento humano e instintivo que na psicoterapia, é explicado como um mecanismo de defesa diante do perigo, o que no caso de uma criança pode ser  importante, pois  muitas vezes evitará que ela se coloque em situações perigosas.
Não lembro bem a idade da Letícia quando ocorreu esse fato, ela era bem pequena,  e a partir daí eu realmente mudei minha concepção sobre o medo e quando acho que é preciso aplico isso na educação dos meus filhos.
Sei que esse é um assunto propício a causar polêmicas, pois cada mãe segue uma linha de educação, e algumas podem até condenar totalmente esse meu pensamento. Quero dizer que respeito todas as formas de agir e pensar, tanto que eu mesma, mudei minha opinião. Porém, hoje estou aqui para relatar sobre a minha experiência, e o que tenho a dizer, é que na educação dos meus filhos o medo tem seu lado saudável sim.  Claro que não sou uma bruxa que uso desse artifício o tempo todo, mas quando se é necessário impor limites, garanto para vocês que o medo pode ser um grande aliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker