sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dicas para as Grávidinhas não errarem no Enxoval do Bebê!!!


Hoje vim dar uma dica que, tenho certeza, será muito útil para todas as grávidinhas, mas sobretudo para as de primeira viagem, a respeito das diversas dúvidas que surgem em relação as peças que compõem o enxoval do bebê.
Antes de ser mãe, "culote" para mim significava gordura acumulada no quadril rs, e foi só quando engravidei da Letícia e iniciei a etapa de providenciar o enxoval, que descobri outro significado para esse termo: ele também é usado para definir as calças compridas usadas pelos recém nascidos.
Resumindo é mais do que normal que não nos atentemos para coisas que não fazem parte do nosso dia-a-dia, e também que fiquemos perdidas quando a cegonha anuncia estar a caminho e nos vemos em volta de 1001 preparativos para a chegada do bebê. Portanto, hoje vou dar uma ajudinha às futuras mamães, sobre as roupinhas que compõem o enxoval do bebê. Inclusive valendo-se da minha experiência de mãe de dois, para dar um toque sobre o que é e o que não é prático, o que vale e o que não vale a pena investir, etc. Este será um post para você consultar sempre e também para imprimir e entregar de presente para as amigas, irmãs, primas etc. que estiverem grávidas.
Vamos a nossa listinha básica:

Bodys: São ótimos, super práticos e divertidos. Vale ter uns 10, principalmente se você não tiver quem lave roupa todos os dias. Dez bodys P, dez tamanho M e 10 G. Não ache que é muito, pois você vai usar. Varie nas mangas, uns tipo camiseta, outros manga curta, outros regata e ainda manga comprida.
Dica: Dê sempre preferência para os modelos que possuem botões perto da gola, pois passam mais fácil pela cabeça. A dica vale também para as camisetinhas.

Culotes: São as calças compridas para recém nascidos que citei anteriormente.
Aconselharam-me a comprar as que já têm pézinho. Para os recém nascidos até que funciona, mas nos tamanhos M e G, prefira as sem pézinhos, que proporcionam uma maior liberdade para o bebê e você consegue aproveitá-las por mais tempo e podem até virar bermudas a medida que a criança cresce.

Pagão: Lindos de ver. Na vitrine. No bebê, é um desacerto! Ruim de colocar, ruim de tirar e fácil de sair de lugar. Resista à tentação de comprar. Elas dão muito trabalho. Se ainda assim a mão coçar, saiba que os casaquinhos costumam ser de alguma ajuda, quando usados por sobre bodys
Ps: Se o pagão for constituído de body, pode comprar. Se for camiseta, vale o que está escrito acima.

Short: Também chamados de tapa-fralda, eu comprei alguns, mas só para ficar em casa. Há quem prefira, no calor, deixar só de fralda. Ah, para quem for ter menino, é uma mão na roda, pois é prático. Usado com um body, está pronto pra qualquer passeio.

Macacão/Jardineira/Banho de Sol: Indispensáveis. São peças curingas. Eu particularmente, adorava usar macacão nas crianças quando eram bebêzinhos. É uma peça única, prática e acho que os bebês ficam fofos. Aqui também prestem atenção ao buraco para passar a cabeça. Muitos são fixo (costura que não cede), prefira os que tiverem botão pra abrir e facilitar colocar a roupa.

Camisetas/ Blusinhas: Tanto as camisetinhas masculinas quanto as blusinhas femininas por mais lindas que forem eu não aconselho comprar para bebêzinhos. Simplesmente pelo desconforto de subirem sempre que alguém pegar a criança no colo, deixando a pele descoberta. Deixe essas peças para quando a criança estiver maior. Para os bebês o ideal mesmo é o body que por ser abotoado embaixo e não possui esse problema. Se for uma peça muito irresístivel, compre e use com body por baixo.

Vestidos: Outra peça que sou fã para as baby girls. Práticas, fáceis de vestir e as deixam sempre bem vestidas. Concordo plenamente que os modelos cheios de babados e frufrus são uma lindeza, mas guarde esses apenas para ocasiões especiais, pois apesar de lindos, quanto mais informação na roupa mais desconforto gera para a criança nessa fase.

Meias: Esse é um item  que a gente não dá muita importância e só depois que a criança nasce sente a necessidade de possuir vários pares. Eu era meio obcecada com meias, pois a pediatra das crianças recomendou que até os 3 meses pelo menos eles ficassem sempre de meias independente da roupa que estivessem. Ajuda a evitar friagem. O inconveniente das meias babys, é que a maioria marcam na perninha, a não ser que vc esteja disposta a sempre comprar um número maior para o pé do seu bebê, eu recomendo as da marca Lupo e Puket, pois essas foram aprovadas no teste da perninha.

Cueiros:  Esse é uma das coisas que eu não fazia idéia para que servia e  nem o que era até engravidar. Para quem não sabe, cueiro são aqueles paninhos de algodão parecidos com uma manta. Eles possuem diversas funções, mais a principal é enrolar o bebê como se fosse um charutinho. Aliás vou aproveitar e falar um pouco sobre isso. Mamães, esse metódo de embrulhar o bebê é muito indicado, ás vezes pode dar a impressão que a criança está desconfortável, mas não é verdade. Elas se sentem bem mais seguras, pois ficam apertadinhas como ficavam no útero materno. Muitas vezes quando meus filhos eram recém nascidos e começavam a chorar, eu fazia o charutinho bem apertadinho e eles acalmavam na hora. Para quem tem dúvidas de como fazer, dêem uma olhada nesse vídeo do Youtube que ensina. Agora voltando a falar dos cueiros, existem de vários tamanhos no mercado, portanto atente-se para comprar os de tamanho grande o suficiente que lhe possibilite enrolar a criança com o método de charutinho. Com os cueiros pequenos não dá pra fazer. Vale a pena comprar uns 4 ou 5, pois além dessa função ele pode ser usado para forrar o trocador, para cobrir o peito quando a mãe for amamentar em público e se sentir desconfortável, e até como manta para cobrir o bebê, pois principalmente em cidades com clima mais quente como a nossa o cueiro é mais leve e fresquinho que as mantas.

Mantas: Eu comprei um monte de mantas, e ganhei outras tantas. Mas a verdade é que esse é um item que você não precisa exagerar (com exceção de quem mora em regiões mais frias ou se a criança for nascer no inverno.) Tirando essas exceções umas três no máximo é o suficiente. Sendo duas de algodão mais leves e uma de um tecido mais quente para os dias frescos.

Acessórios: Chapéus/ Bonés: Irresistiveis aqueles mini chapeuzinhos e bonézinhos para o banho de sol dos babys, porém quando pequenas, dificilmente as crianças aceitam usá-los.

Lacinhos/Faxinhas: Esse tópico é para as mães que adoram empetecar suas bonecas. Presente!!! rs.
Bom esse item não possui regra, algumas crianças aceitam outras não. Eu sempre usei faxinha na Letícia e ela ficava numa boa, apesar que preciso confessar: eu era muito chata rs, se ela arrancava eu colocava de novo umas 1000 vezes se fosse preciso, e acho que ela acabou se acostumando e nem tentava mais arrancar. Porém conheço muitas crianças que não ficam de faxinha de jeito nenhum. Então só depois que nascer você poderá ter certeza se sua filhota faz o estilo princesa ou rebelde. Aqueles lacinhos com velcro para recém nascidas também são lendas, pois simplesmente não param no cabelo (a menos que você use a dica aí de baixo)
Dica de mãe que queria ver a filha empetecada a qualquer custo rs: Para que os lacinhos realmente colem passe um sabonetinho seco na mecha de cabelo que for grudar o lacinho.

Pijamas: Tem gente que não liga, mas eu gosto muito. Facilitam a troca quando a fralda vaza, não nos deixam em dúvida sobre o que vestir para a criança dormir e já que bebê não para embrulhado, um pijaminha quentinho evita que ele passe frio na madrugada. Para crianças maiores, existem modelos que brilham no escuro, a Letícia acha o máximo!

Fraldas de pano/ Paninhos de Boca: Comprei exageradamente e achei que não usaria todas. Engano meu. Usei de montão e uso até hoje, criança faz borbolha, golfa, baba, gospe, larga o peito espirrando leite, derrama as coisas, enfim, para tudo isso, a fralda de pano ajuda. Uso também para secar bem o bumbum na troca, porque os lenços umedecidos deixam a pele úmida, o que pode acarretar em assaduras. Pode investir sem dó, pois é um item pra lá de útil.

Bom acho que é isso...quem tiver alguma dúvida sobre itens do enxoval, pode deixar na caixa de comentários ou escrever para o e-mail do blog que será um prazer ajudar: maenual@hotmail.com
Beijos e Boas Compras!!!
Cin

4 comentários:

  1. Ótimas dicas!!
    Parabéns pelo blog, simples e objetivo!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. amiga da uma olhada la no blog, finalmente consegui colocar a footo da Gi com a chupeta termometro que ganhamos de vcs

    ResponderExcluir
  3. Cin, perfeito esse seu post, vai ajudar muito as mamães de primeira viagem... concordo com tudo o que vc falou! Agora que estou na 2ª gravidez já tenho mais noção dessas coisas, mas na 1ª a gente pena mesmo sem saber o que comprar e se vai usar aquilo ou não!

    ResponderExcluir
  4. Cin, o que eu achei que seria uma bobagem comprar foi as luvinhas, mas como os filhos adoram nos contrariar, tive que comprar aos montes, depois que o Enry nasceu.
    Ele puxava tanto a cabeleira, fazendo aquele drama-choro, que tive que usar bom um bom tempo! hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker