segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quando a familia aumenta...Dicas para lidar com o ciúme do filho mais velho.

No post de hoje vou falar sobre como lidar com o ciúme do filho mais velho quando um irmãozinho chega na família. Passei por isso há pouco tempo com a chegada do Arthur e modéstia parte acho que lidei muito bem com a situação, tanto que as coisas eram muito mais conturbadas na minha imaginação do que foram na realidade. Não vou dizer que minha filha não sentiu ciúme, sentiu sim, afinal reinava absoluta como filha e neta única de ambos os lados, mas com jeitinho, paciência, e amor soubemos contornar bem a situação. Ah! ter ouvido as experiências e dicas de outras mães que passaram por isso, também me ajudou muito, por isso, hoje compartilho o que aprendi nesse período.
Confiram só algumas dicas:

* Faça com que a criança participe de tudo ligado ao irmão, desde a gestação. Explique que o irmãozinho está na barriga,  se já tiver o nome conte pra ele como o irmão vai se chamar. Responda a todas as perguntas, permita que participe da escolha do enxoval, da montagem do quarto. Lembro que no dia que montamos o berço do Arthur ela pediu para entrar dentro e eu a coloquei. Toda essa preparação é importante para que a criança se sinta parte da familia e não excluída pela chegada do irmão.

*Compre um presente bem legal de preferência algum brinquedo que a criança goste e no dia em que chegar em casa da maternidade com o bebê entregue o presente dizendo que foi o irmãozinho que deu. Usei essa técnica e foi ótimo pois ela ficou empolgada brincando com o presente do irmão e desviou-se o foco da chegada do bebê em casa.

*Quando começarem a chegar as visitas para o bebê a pergunta inevitável que as pessoas fazem para a mãe é: E ela/ele está sentindo ciume do irmãozinho (a)? mesmo que a criança esteja realmente enciumada nunca responda que sim se ela estiver por perto ouvindo a conversa. Diga: Ela não tem ciúme não, ela ama o irmãozinho e me ajuda bastante com ele. A explicação para isso é que as crianças tendem a repetir um comportamento quando percebe que chamou a atenção dos pais a ponto de virar assunto, não importando se esse comportamento seja positivo ou negativo.

*Ainda no quesito visitas, a maioria tem a sensibilidade de levar uma lembrancinha também para o irmão mais velho, porém quando isso não acontecer tenha sempre a mão uma guloseima, e depois que a visita for embora entregue pra ela dizendo: A tia (o) trouxe isso pra você e esqueceu de te entregar. 


*É normal que algumas crianças regridam em alguns comportamentos com a chegada do irmão. Sei de criança que já tinha deixado a fralda e voltou, que começou a chupar chupeta ou dedo, e até de criança que desenvolveu gagueira. Se acontecer com você mantenha a calma e tente ignorar, pois eles fazem isso para chamar a atenção. Em  casa a Letícia começou a engatinhar imitando bebê, eu fingia que não estava vendo, não dava bola e logo ela parou. Esses comportamentos regressivos costumam ser temporários, por isso, não se desespere.

*Quando o mais velho lhe pedir colo ou atenção dê isso a ele. Nem que para isso precise pedir para alguém pegar o bebê. O mais velho precisa muito mais da sua atenção pois ele já tem capacidade de percepção sobre rejeição e é exatamente isso que ele vai sentir se você ignorar seus apelos. Já o bebê ainda não tem esse entendimento.

*Quando for trocar a fralda, dar banho ou estiver envolvida em outros cuidados com o bebê chame o mais velho para participar e ajudar, isso fará com que ele se sinta útil e especial.

*Evite aqueles comentários comparativos do tipo: Seu irmão é pequenininho e não faz a bagunça que vc faz, ou Não quer comer, então vou dar pro seu irmão...mas que ás vezes dá muita vontade de fazê-los, isso dá...

*Por outro lado faça comentários que estimule uma ligação de afeto entre eles. Quando o Arthur começou a sorrir eu sempre falava: Olha filha, ele está feliz em te ver...esses dias achei uma graça quando ela mesmo comentou: Mamãe olha a felicidade dele em me ver...

*Não proiba a criança de beijar, abraçar e até pegar o irmãozinho no colo se ela pedir (claro tudo isso com a sua supervisão). Quando proibimos um comportamento repetidas vezes a criança tende a insistir muito pois a proibição gera nele um sentimento de curiosidade ainda maior. No entanto, se você permitir, ela experimentará, terá sua curiosidade satisfeita e logo perderá o interesse.
Isso vale para outras situações também: Por exemplo, você chega na casa de alguém e seu filho quer pegar o enfeite da mesa, geralmente nossa  primeira reação é dizer: Não mexa aí...e a criança vai passar o tempo todo querendo pegar o objeto. Em vez disso deixe ela pegar e logo depois fale: Pronto, agora que já pegou e viu já pode devolver no lugar. Uso essa técnica e muitas vezes dá certo;

*E por fim, lembre-se que o trabalho é dobrado, mas em compensação, as alegrias também.

Beijos e boa sorte!

Letícia dando seu recado...

10 comentários:

  1. Aqui em casa achei que seria dificil,muito dificil,mas que nada estamos tirando de letra,ciumes dele comigo rola as vezes mas com a irmã é super tranquilo,comprei um presente quando ela nasceu e dei falando que era a irmã que tinha dado,comprei uma blusa escrito nao me chamem de Andre luiz e sim de irmão mais velho,sempre falamos dele como irmão mais velho de forma que ele se sentisse importante,curtimos com ele cada chute,cada momento da gestação ele sempre esteve juntinho,e graças a deus ele tem se mostrado apaixonado pela irma,comigo ele ate tem umas crises,normal afinal tudo era so dele agora é dos dois inclusive o peito que agora é só dela,mas graças a deus essa adaptação esta sendo muito boa!beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Lu, que bom, obrigada por compartilhar sua experiência, essas dicas são sempre úteis para as mamães que estão passando por isso. Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Vou guardá-las pra quando o 2o bebê vier... Rsrsrsr... E sem saber fiz com uma amiga isso de levar um presente pra mais velha quando seu bebê nasceu!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que fofa a Letícia dando o recado! rsrsr..
    òtimas dicas.
    Tenho receio em arrumar outro baby, confesso que tenho medo de fazer comparações entre um e outro. Vc poderia falar do amor de mãe de dois bebes? O amor é igual?! SIm, tenho esse tipo de receio, vc tbm tinha antes de arrumar o Arthur?!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. que coisa mais fofa a Leticiaa... kkkk amei...

    ResponderExcluir
  6. Amei esse post!!!
    e quando eu for ter outro bebê com certeza vou voltar aqui e dar uma relida...hehehe

    Bjos :)

    PS: amei o recadinho da Leticia!

    ResponderExcluir
  7. Que lindaaa a foto e o aviso rs...
    Dev ser dificil essa fase de adaptação, porque so o bebe em si ja precisa de muita atenção, tem o cansaço dos pais e ainda o ciume do irmãozinho...
    Adorei as dicas...
    So sabia da primeira de fazer a criança participar das compras, de tudo, mas o resto foi perfeito tambem...
    Vou guarda-las todas para quando resolver ter meu segundo rs...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Gabi
    Acho que esse receio de não conseguir amar o segundo da mesma maneira que amamos o 1° é algo que passa na cabeça de todas as mães, e inclusive passava pela minha. Mas no instante em que eu vi o Arthur pela 1° vez meu coração se inundou do mesmo amor que eu ja sentia pela Letícia. É impressionante, mas o amor é igualzinho.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  9. Amei esse post... Tenho um filho de 6 anos e o outro está com 18 dias. Aos poucos as coisas estão se endireitando aqui, mas o ciume da mamãe sempre rola. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Cin, concordo em gênero, numero e grau com seu comentário sobre amar o 2° filho. Eu tb tinha esse medo de não conseguir amar meu 2°, achava q meu coração só tinha espaço para o 1°, sofri a gravidez toda com isso... mas qdo vi meu bebe nascer, meu coração parece q duplicou, se inundou de amor e felicidade e hj ama os 2 filhos com a mesma intensidade! Estou amando ser mãe 2 vezes!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker