quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sobre maternidade, aprendizados e amor...

A maternidade é assim, chega como um furacão independente de você ter planejado ou não, independente de ter feito cursos de gestante ou lido pilhas de livro. O que ninguém informa é que muitas vezes o seu bebê não se encaixa com as inúmeras teorias descritas nos cursos e nos livros. Impossível não  sentir-se insegura com aquele serzinho tão indefeso e dependente de você. Porém, vamos dando um jeitinho aqui e ali, vamos aprendendo a decifrar primeiramente o olhar, depois o choro e mais tarde a alma daquela pessoinha que chegou e transformou o seu mundo.
Com o tempo vamos descobrindo que filho não quebra, que precisa de "Nãos", que não morre de fome se você não arrumar a mamadeira imediatamente, que machucados saram, que ele sobrevive enquanto vc vai ali na academia 1 horinha cuidar de um pouco de você, que engolir o chiclete faz parte, que ás vezes é necessário não interferir e deixar que ele e o amigo se resolvam nas briguinhas cotidianas...
O tempo e apenas ele, nos faz mais serenas, nos liberta da ansiedade e principalmente da necessidade frustrante e inatingível de ser uma mãe perfeita. Hoje eu já entendo que eu erro e ainda errarei muitas vezes, e ok, não sou uma péssima mãe por isso, apenas uma mãe em constante aprendizado e lapidação, que tenta a cada dia se livrar de pesos desnecessários e se reabastecer diariamente com o que realmente importa e o que nos faz ser melhores: esse amor visceral e inabalável que os filhos nos despertam.

Cinthia Moralles


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker