terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Lancheira levinha! Sugestões sem glúten e lactose!

Bom Dia mamães!

Nos dias atuais as intolerâncias a determinados componentes alimentares tornaram-se bastante frequentes, com certeza vocês devem conhecer alguma criança com intolerância à lactose, glúten ou proteína do leite. Eu mesmo vivenciei isso em casa com o Arthur, que ainda bebê começou a apresentar sintomas de diarréia frequentes, e só depois de muitos exames e diagnósticos errados, enfim descobri que ele era intolerante à proteína do leite. No caso dele a intolerância foi transitória e se curou totalmente por volta dos 3 anos de idade. Mas até isso acontecer, eu vivia buscando receitas alternativas para amenizar as restrições alimentares dele, e a lancheira da escola era sempre um desafio.
Pensando nas mamães que também sofrem com isso, hoje vou compartilhar essas receitas criativas e saborosas, sem glúten e lactose, disponibilizadas no facebook da Bentô Kids, como sugestão de lanche escolar para 1 semana.
Anota aí e prepara a lancheira:
Segunda
• Muffim de banana nanica sem glúten e sem lácteos
• Tomatinho cereja
• Biscoito de polvilho
• Suco de maracujá
Terça
• Tapioca com banana e mel
• Mix de nozes e castanhas
• Suco de manga
Quarta
• Pão de queijo sem glúten e sem lácteos
• Espetinho de Uvas e morangos
• Suco de Goiaba
Quinta
• Torta salgada de frango sem glúten e sem lácteos
• Melancia
• Suco de acerola com cenoura
Sexta
• Cookies integrais
• Biscoito de polvilho
• Maçã ou Banana
• Suco de uva Integral

Receitas

1. Muffim de banana nanica sem glúten, sem lácteos e sem açúcar
Ingredientes
3 bananas nanicas bem maduras
4 ovos
3 colheres de sopa de azeite OU óleo de sua preferência
2 xícaras de farinha sem glúten OU 1 xícaras de fubá e 1 xícara de farinha de arroz
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer
Em um liquidificador adicione as bananas, os ovos e o azeite. Bata tudo até ficar uma mistura homogênea. Coloque a mistura em uma vasilha e vá adicionando a farinha aos poucos e por ultimo o fermento em pó. Pré aqueça o forno á 180º graus.  Asse a massa em forminhas de cupcake, forma de bolo ou forma de silicone com formatos divertidos, mas não esqueça de untar as formas ou de assar os muffins na assadeira de cupcake já com as forminhas de papel forneável. Espere 30-45 min e está pronto. Este muffim pode ser congelado também e tem a validade de 2 meses.
2. Tapioca com geleia
Faça a tapioca na frigideira com a farinha de tapioca. Passe uma geleia orgânica sem açúcar ou banana e mel e enrole. Depois Passe um filme plástico ou papel alumínio ao redor da tapioca para que ela não perca a umidade e cole adesivos ao redor dela.
3. “Pão de queijo” sem glúten e sem lácteos
Ingredientes
2 xícaras de purê de mandioca bem quente ( pode substituir com 1 batata inglesa, batata baroa, batata doce ou fazer um mix desses purês e colocar em 2 xícaras)
2 xícaras de polvilho doce
3 colheres de azeite
Sal á gosto
Opcional: Ervas e especiarias
Modo de fazer
Em uma vasilha adicione o sal e o polvilho. Vá adicionando aos poucos o purê quente em cima do polvilho para escaldá-lo, até que forme uma massa que desgruda das mãos. Modele em bolinhas ou temas divertidos. Caso a criança não tenha restrição, pode ser adicionado á massa um pouco de queijo ralado meia cura.
4. Tortinha salgada de frango e legumes sem glúten e sem lácteos
Ingredientes
2 xícaras de farinha sem glúten ou 1xícara de fubá e 1 xícara de farinha de arroz
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
4 colheres de óleo
1 colher de café de sal
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de milho verde
1-2 xícaras de frango desfiado
4 folhas de espinafre bem picados.
1 colher de café de açafrão
Modo de fazer
Em um liquidificador adicione os ovos, o óleo e o sal. Bata bem. Coloque a mistura em uma vasilha com a cenoura, o frango, o milho, o espinafre e em seguida adicione a farinha, o açafrão e o fermento em pó. Pré aqueça o forno á 180º graus.  Asse a massa em forminhas de cupcake, forma de bolo ou forma de silicone com formatos divertidos, mas não esqueça de untar as formas ou de assar os muffins na assadeira de cupcake já com as forminhas de papel forneável. Espere 30-45 min e está pronto.
5. Cookies integrais sem glúten e sem lácteos
Ingredientes
2 ovos
1 xíc de quinoa em flocos
3 colheres de óleo de sua preferência
1 xíc de açúcar mascavo
2/3 xíc de nozes e castanhas trituradas ou uvas passas
1 xíc de farinha de linhaça
1 colher de sopa de farinha de arroz
1 colher de chá de fermento em pó
Opcional: 1 colher de chá de canela em pó
Modo de fazer
Unte uma forma grande e pré aqueça o forno. Em uma vasilha misture todos os ingredientes á começar pelos ovos e depois a quinoa. A massa fica parecida com uma pasta, caso ela fique muito mole, adicione mais um pouco de farinha de arroz. Coloque a massa em pequenas porções com a ajuda de uma colher na assadeira e deixe assar por mais ou menos 25 min a 180º graus.


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker