sexta-feira, 25 de setembro de 2015

10 dicas para ajudar as crianças a superar o calor!

Você sabia que os bebês e crianças s aguentam o calor com mais dificuldade que os adultos? Os pequenos são muito mais sensíveis às temperaturas extremas. Isso porque o seu sistema termorregulador interno ainda não está completamente maduro. Sua temperatura corporal sobe até cinco vezes mais rápido do que a de um adulto. Por isso, os pais têm que ajudá-los a sobreviver nas altas temperaturas e, sobretudo vigiar sua hidratação.

Vejam 10 dicas para ajudar as crianças a superar o calor:

1. Não se deve abusar do ar-condicionado, mas se o tiver, pode ligá-lo um pouco ao meio dia e antes de deitar.
2. Se não tiver ar-condicionado, nada melhor do que uma boa ducha de água fria. Isso ajudará a baixar a temperatura corporal do seu filho de forma rápida. 
3. Caso tenha piscina em casa ou possibilidade de recorrer a uma, não duvide. É onde melhor o seu filho vai estar. Com precaução, é claro. Evite com que ele se exponha ao sol nas horas de maior calor (das 10 às 15 horas) e nunca se esqueça de passar o protetor solar uns vinte minutos antes de entrar na água. Estar na água não protege contra os raios de sol. Nunca se esqueça disso. 
4. Busque uma sombra. De uma árvore, de um guarda-sol... Você pode levar consigo um guarda-sol se tiver que andar. 
5. Se você tiver dias livres e possibilidade de dar uma escapada, escolha uma área de serra ou de costa durante os dias de mais calor. Ali as temperaturas são mais amenas.
6. Esqueça as calças jeans durante estes dias. Vista os seus filhos com roupas leves e de algodão, que transpirem e os faça suar menos. Se forem de cores claras, melhor.
7. Os sorvetes refrescam e as crianças adoram! Tente fazê-los em casa: você só tem que congelar um suco de frutas.
8. Dê muita água ao filho, ainda que ele não te peça. Ele tem que beber mais, principalmente água, ainda que algumas bebidas refrescantes contenham mais sais minerais que podem ajudar a manter a criança hidratada.
9. Uma brincadeira divertida e refrescante para as crianças: brincar de sortear borrifadas de água. Se a noite for muito quente, busque um borrifador e a diversão estará garantida. 
10. Em casa você pode recorrer ao ventilador. Não refresca toda a casa, mas alivia um pouco. E se sair de casa, não se esqueça do leque. Existem os pequenos para que as crianças também possam utilizar. 
As crianças têm os seus recursos para se refrescar: pistolas de água, guerra de bexigas cheias de água, e é claro, o banho de mangueira.  Tenha cuidado de não cruzar o seu caminho senão você vai acabar totalmente molhado. :)
Referências: Blog Guia Infantil


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker