quinta-feira, 30 de julho de 2015

Puberdade Precoce!

Bom Dia Mamães!

O tema do post de hoje é sobre um assunto bastante comum, porém que gera muitas dúvidas nos pais, sobre a forma de identificar, como tratar, entre outros. Estou falando da Puberdade Precoce, que desencadeia o desenvolvimento de características físicas nas crianças que deveriam surgir apenas na adolescência. Para esclarecer os principais pontos de dúvidas, convidei a super competente endocrinologista pediátrica Caroline N. Chaia para falar mais a respeito. Confiram:



Puberdade precoce


Puberdade precoce e quando a criança começa a apresentar os sinais secundários de puberdade, antes dos 8 anos pra menina e dos 9 anos para os meninos.  Ela pode ser de origem central ou periférica, ou seja, causa central que afeta diretamente a hipófise, local onde se produz o hormônio regulador da secreção dos hormônios sexuais, já o periférico  afeta diretamente os hormônios sexuais. Devem ser considerados qualquer sinal de puberdade, seja ele isolado ou associado, na menina broto mamário,  nos meninos o aumento dos testículos, alem de pelos pubianos, odor axilar, pelos axilares, espinhas, crescimento acelerado . Diagnostico e realizado através da historia clinica detalhada, exame físico e exames complementares laboratoriais e de imagem. Quando diagnosticada a puberdade precoce e diferenciada a causa e indicado o tratamento que consiste numa injeção intramuscular mensal ou trimestral de análogos de GnRH, que tem como finalidade a regressão e a estabilização da puberdade e, geralmente e utilizada ate que atinja 12-13anos de idade óssea. O objetivo do tratamento e para evitar transtornos psicológicos e de comportamento e para melhorar a altura final. 
                     
  
                      
                     

Dra. Caroline N. Chaia
CRM-MS 5229    RQE 4409-4410
Endocrinologista pediátrica
Universidade Federal de SP, 2010-2011 Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica. Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, 2007-2008, Residência Médica em Pediatria
Uniderp, 2001-2006, Gradução em Medicina.

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker