segunda-feira, 15 de junho de 2015

Quando o bichinho de estimação da criança morre!


Olá Amores!

Quem tem bichinho de estimação em casa, infelizmente sempre corre o risco de em algum momento precisar lidar com a perda do bichinho, e passar pela angústia de ver o sofrimento das crianças. 
É difícil saber ao certo o que falar para os pequenos nessas ocasiões tristes, porém é uma oportunidade para ensinar as crianças sobre a morte e o luto, e até que a vida também tem momentos de tristeza. Por isso, dizer que o animal escapou, que foi morar na casa de outra pessoa ou simplesmente substituí-lo por outro não é apropriado. 
A criança precisa saber que todos os seres vivos morrem e é uma ótima chance de entender o ciclo da vida. A gente perde sempre, por toda a vida. É o jardim de infância que termina, os amigos que mudam, o jogo que não ganhamos. Se ela não aprende que pode perder, não vai saber lidar com as situações difíceis quando os pais não estiverem por perto.
Se decidir ter outro bicho, permita que ela mesmo escolha. O ideal é que não seja tão rápido: deixe que a criança viva o período de luto e respeite o tempo dela. Encontrem uma maneira de se despedir dele por uma carta, um desenho, converse sobre a perda, relembre momentos felizes que passaram com o animalzinho e diga para guardarem sempre na lembrança tudo de bom que viveram juntos.



Disqus for maenual




eXTReMe Tracker