quarta-feira, 27 de maio de 2015

Os bebês são capazes de reconhecer as músicas e sons que a mãe escuta durante a gestação ?

Olá Amores, bom dia!

Dando continuidade a nossa Série sobre musicalidade infantil, hoje nossa convidada Ana Lúcia Gaborim, irá responder a pergunta da leitora Alessandra Ribas, que é uma dúvida de muitas pessoas. Lembrando que as perguntas sobre o tema podem ser enviadas no e-mail: maenua@hotmail.com


Pergunta da leitora: “Você acha que os bebês são capazes de reconhecer as músicas e sons que a mãe escuta durante a gestação ?” (Alessandra Ribas, Campo Grande MS)

A resposta é SIM. A audição é, entre os 5 sentidos, o que mais se desenvolve na gestação. O bebê ainda não tem desenvolvido o olfato (porque estão no líquido amniótico, não respiram), nem a visão (estão no escuro); tampouco tem estimulados o paladar e o tato. Portanto, a partir do 5º mês de vida, o bebê já consegue escutar os sons internos – de sua própria movimentação e dos órgãos da mãe -  bem como externos, que chegam por meio de ondas sonoras que também se propagam no líquido. Assim, é possível que o bebê escute o som dos instrumentos musicais, principalmente os de maior ressonância, e sons de seu ambiente (como o latido do cachorro). Mas esses sons chegam distorcidos, portanto, o que ele melhor escuta é a voz da mãe.
Para que ele desenvolva a memória, como em qualquer processo de aprendizagem, é necessária a repetição. Por isso é ideal que a mãe faça uma seleção de canções (aquelas que gosta mais!) e cante sempre as mesmas músicas, da mesma maneira. O bebê pode reconhecer essas canções após o nascimento. Também é fato que os bebês se acalmam – e até dormem - quando ouvem as batidas do coração, pois isso os faz lembrar do ambiente uterino.
Existem aulas de musicalização para gestantes – e eu mesma participei quando estava grávida. Nessas aulas, além de cantar e dançar (nada muito agitado!), criamos melodias e fazemos uma seleção de músicas para ouvir com os bebês (até colocamos headfones na barriga, num volume moderado). Após o nascimento, é perceptível a reação dos bebês quando repetimos as melodias e músicas da gestação: eles voltam sua atenção para a música, se acalmam quando estão agitados, e dependendo da idade, até sorriem!

Algumas mães me pediram sugestões de CDs para bebês. Existem várias seleções de música clássica (Bach, Beethoven, Mozart...) e eu sugiro os CDs/livros da Coleção História da Música para crianças, da Editora Alvorada, os quais eu revisei e fiz traduções do espanhol. Conheço muitos trabalhos de excelência, mas são difíceis de encontrar no mercado. Dentre os mais comerciais, gosto dos CDs da dupla Palavra Cantada (“Canções de ninar” e “Meu neném”) e os da coleção MPBaby (em especial as seleções de piano, tocadas e arranjadas por André Mehmari). 

Ana Lucia Gaborim (São Paulo, 1976) é doutoranda em Música pela USP, onde realiza pesquisa sobre regência de coro infantojuvenil. É Mestre em Música e Bacharela em Composição e Regência pela UNESP. Foi bolsista de diversos festivais de música nacionais e internacionais; participou de diversos encontros de Educação Musical promovidos pela FLADEM, ISME e ABEM. Integrou e regeu diversos grupos corais em São Paulo e atuou como professora de Música em escolas de ensino fundamental e conservatórios. Em Campo Grande, desenvolveu projetos de musicalização infantil em igrejas, trabalhando também com musicalização de bebês. Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da UFMS, nas áreas de Regência, Canto Coral e Prática de Ensino. Coordena os projetos de extensão “PCIU – Projeto coral infanto-juvenil da UFMS –“, “Semana da Voz”, “Encontro de Regentes Corais”, “Simpósio Coral Infantil” e os Painéis Funarte de Regência Coral em Campo Grande (MS). É regente da Camerata de Cordas da UFMS e integra o Grupo Vocal Feminino “Maria Bonita”. É também mãe de três meninos: Erik (11), Davi (7) e William (4). E-mail: ana.gaborim@ufms.br Facebook: Ana Lúcia Gaborim. Outros artigos da autora estão disponíveis em www.academia.edu 




Disqus for maenual




eXTReMe Tracker