A música sempre esteve presente em minha casa desde que as crianças são bebês, e há muito tempo tenho vontade de falar sobre esse assunto aqui no blog, porém nunca encontrei alguém da área e com experiência profissional que pudesse dissertar sobre o tema. Até que por uma dessas coincidências boas da vida, tive o prazer de conversar com a querida Ana Lúcia Gaborim, uma mãe de um amiguinho de classe do Arthur e que é doutoranda em música pela USP e coordenadora do projeto coral infanto-juvenil da UFMS, além de diversos outros trabalhos realizados na área musical. Ou seja a pessoa totalmente gabaritada que eu procurava para falar desse tema tão rico, e que gentilmente aceitou o meu convite para discorrer sobre musicalidade infantil, procurando sanar as principais dúvidas dos pais e mães sobre esse assunto. Como o tema é amplo e complexo, optamos por postagens semanais, onde a Ana Lúcia irá responder essas dúvidas. Para iniciar ela fará uma breve introdução e responderá a pergunta clássica: “Com que idade a criança pode começar a aprender Música ?”.
Quem quiser também pode enviar suas perguntas para o e-mail maenual@hotmail.com, que procuraremos responder na medida do possível. Beijos e aproveitem as dicas!
"Escrever sobre a
importância da música na vida da criança é, em parte, escrever sobre a minha
própria experiência de vida – minha infância musical, meus estudos infinitos de
instrumento e voz (os quais eu ainda realizo!) e minhas escolhas profissionais:
o ensino e a Arte. Assim, foi muito difícil selecionar - dentro dessa longa
história – os assuntos a abordar neste texto, com a liberdade que me foi dada
no espaço deste Blog. Procurei, então,
me pautar nas famosas “perguntas” que sempre me fazem as mães e pais,
educadores e outros profissionais que trabalham com crianças, mas não tiveram a
oportunidade de estudar a Música de maneira aprofundada. E ainda, as perguntas
dos meus alunos do curso de Licenciatura em Música, que pretendem ser
professores. Para tornar o texto mais interessante e proporcionar um melhor
entendimento, vou dar alguns exemplos reais de situações que vivenciei ao longo
dos anos em que trabalhei como professora de piano, de musicalização e regente
de coros infanto-juvenis. Então, a cada semana, trarei uma pergunta e uma
resposta sobre a educação musical infantil. :
1. “Com que idade a
criança pode começar a aprender Música ?”
R: Um educador musical húngaro muito famoso, chamado Zóltan
Kodály (1882-1967) dizia que “a educação musical começa 9 meses antes do
nascimento”. O que ele quis dizer ? Que os pais são os primeiros educadores
musicais da criança. Então, enquanto se preparam para ser pais, homem e mulher já
podem começar a exercer esse outro papel: o de educadores musicais de seu
próprio filho. Isso significa escolher canções para cantar para seu bebê – e
começar a cantoria, tanto o futuro papai quanto a futura mamãe -, separar
alguns momentos de relaxamento e ouvir músicas tranquilas que transmitam essa
sensação de paz e de prazer ao bebê – afinal, ele pode sentir o que a mãe sente
! Se a mãe está angustiada, nervosa ou estressada, o bebê sente também...
então, associar a escuta musical à sensação de tranquilidade, compartilhada
entre a mãe e o bebê faz com que ele também se acalme quando, depois de nascer,
estiver agitado ou incomodado. A audição só começa a se desenvolver por volta
do 5º mês, e então é possível que ele ouça pequenas melodias em instrumentos
como o metalofone. "
Ana Lucia Gaborim (São Paulo, 1976) é doutoranda em Música pela USP, onde realiza pesquisa sobre regência de coro infantojuvenil. É Mestre em Música e Bacharela em Composição e Regência pela UNESP. Foi bolsista de diversos festivais de música nacionais e internacionais; participou de diversos encontros de Educação Musical promovidos pela FLADEM, ISME e ABEM. Integrou e regeu diversos grupos corais em São Paulo e atuou como professora de Música em escolas de ensino fundamental e conservatórios. Em Campo Grande, desenvolveu projetos de musicalização infantil em igrejas, trabalhando também com musicalização de bebês. Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da UFMS, nas áreas de Regência, Canto Coral e Prática de Ensino. Coordena os projetos de extensão “PCIU – Projeto coral infanto-juvenil da UFMS –“, “Semana da Voz”, “Encontro de Regentes Corais”, “Simpósio Coral Infantil” e os Painéis Funarte de Regência Coral em Campo Grande (MS). É regente da Camerata de Cordas da UFMS e integra o Grupo Vocal Feminino “Maria Bonita”. É também mãe de três meninos: Erik (11), Davi (7) e William (4). E-mail: ana.gaborim@ufms.br Facebook: Ana Lúcia Gaborim. Outros artigos da autora estão disponíveis em www.academia.edu