terça-feira, 28 de abril de 2015

6 frases que influenciarão positivamente o futuro de seu filho!

  • Você já deve ter ouvido falar que uma agressão física machuca o corpo, mas que uma agressão verbal pode machucar a alma.
    Uma pesquisa da PUC- RS comprovou isso ao fazer um levantamento com mais de 10 mil adultos de todo o Brasil sobre como sua personalidade foi afetada por algum tipo de negligência ou abuso emocional. A lembrança de palavras ofensivas reduziu em até 30% a autoestima e aumentou em 20% a impulsividade dos entrevistados. Das pessoas que sofreram agressão verbal, apenas 10% se consideram emocionalmente saudáveis.
    Se você tem filhos, tem um grande poder em mãos. Eles são como uma folha em branco - imprimem e guardam todas as palavras que você diz. Por isso, é tão importante ter muita paciência e amor para não prejudicar a formação emocional dos pequenos.
    Também sou mãe e sei que temos dias difíceis de mau humor, cansaço, irritabilidade por conta de algum problema no trabalho, com o marido ou até por causa da TPM. Na prática, nem sempre é fácil estar todos os dias de bem com a vida e agindo como uma supermãe. Contudo, isso não deve ser uma desculpa constante para não termos respeito a nossos filhos, eles merecem receber a melhor parte de nós, atenção e carinho devem ser encontrados no lar.
    Mas, afinal, qual será a melhor forma de incentivá-los? A revista Pais e Filhos sugere algumas frases, como:
  • 1. Eu te amo, mas você está errado

    Nessas horas que precisamos repreender os filhos deixamos claro que a criança fez algo errado e não a condenamos a ser sempre má. Fica claro que ela ainda tem o amor dos pais, mas teve uma atitude incorreta.
  • 2. Muito bem, filho

    Quando eles arrumam a cama sozinhos ou nos ajudam em alguma tarefa do lar, merecem ser elogiados. Este reconhecimento fará com que a criança se orgulhe do que fez.
  • 3. O que você quis dizer com isso?

    Essa é uma ótima frase para se dizer quando a criança fala um palavrão ou faz um gesto feio. Ela pode estar reproduzindo algo que ouviu e não entende quão errado é. Assim, os pais podem explicar que são palavras que não devem ser ditas, em vez de dar risada ou retrucar com outro xingamento.
  • 4. Eu acredito em você

    Dessa forma estaremos inspirando confiança para que o filho possa se abrir mais vezes e contar a verdade. Logo, quando for adolescente, entenderá em quem pode realmente confiar.
  • 5. Cuide de suas coisas

    Assim você estará ensinando-o a ter mais responsabilidade e a valorizar o que lhe pertence. No futuro, ele dará mais valor a outras conquistas pessoais.
  • 6. Como foi o seu dia?

    Mais importante do que a pergunta, é dar atenção à resposta. Nesse momento, deixe as repreensões um pouco de lado para que ele tenha sempre vontade de contar suas aventuras e não de ouvir um sermão.
Fonte: http://familia.com.br/

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker