segunda-feira, 30 de março de 2015

Alfabetização e Tarefas: Como os pais podem auxiliar nesses processos!

  

Olá Queridos!

Hoje vou dar umas dicas sobre uma fase que estou vivendo, com a Letícia no 1° ano escolar, onde ela se encontra em processo de alfabetização, iniciando as primeiras provas, o que me fez ficar mais antenada sobre como eu poderia ajudá-la a explorar ao máximo seu potencial.
Li algumas orientações pedagógicas, pesquisei a respeito e vou passar algumas dicas valiosas para vocês, algumas que aprendi na teoria e várias outras em nosso dia a dia.
Se você acha que não precisa se preocupar com esse assunto, que alfabetizar é papel exclusivo da escola, a primeira dica que eu te dou é: Mude seu pensamento!
Obviamente que a escola vem como protagonista nesse processo, porém nós pais, podemos e devemos, ser coadjuvantes importantes.
E como se faz isso?
Mostrando interesse, perguntando sempre o que as crianças estão aprendendo, incentivando a leitura presenteando-os com livros desde cedo, auxiliando nas dificuldades e estando sempre presente.

Na tarefa por exemplo, percebi que quando não fico junto, eles se dispersam com facilidade, então neste momento, procuro ficar inteiramente a disposição deles, auxiliando, corrigindo, e detectando quais são as dificuldades para ajudá-los da melhor forma. Para isso, uso sempre de linguagem lúdica porém fácil de ser entendida. Por exemplo, o Arthur tinha dificuldade em fazer o número 5, então falei que o 5 era um homem barrigudo, e a partir de então ele se lembra toda vez dessa expressão para fazer corretamente a curvatura na parte debaixo do número. Já a Letícia, agora no primeiro ano aumentou bastante o volume de tarefas. Diariamente ficamos um longo período até ela concluir tudo, e muitas vezes percebo que ela se cansa, mas fico firme estimulando-a a terminar. Nos dias que me sinto mais exausta ou sem paciência, peço para o meu marido ajudá-la. Essa é uma dica importante, é preciso muita paciência no momento da tarefa, pois quando nos mostramos entediados as crianças tendem a repetir nosso estado de espírito. Avaliem quem é a pessoa mais preparada nesse sentido para auxiliar a criança, em casa eu gosto de assumir esse papel, mas como disse, tem dias que não estou legal e vale um revezamento com o marido ou outra pessoa que estiver disposta.
É importante também incentivá-los a pintar as ilustrações  e manusear a tesoura quando o exercício for de recortar. Mesmo que venha a tentação de vocês mesmo recortar para agilizar, controle-se pois o ato de pintar e recortar é fundamental, pois ajuda a desenvolver a motrocidade fina. Aliás, em hipótese alguma faça a tarefa para a criança, pois é dai que se cria o hábito de estudar. Outra dica é não usar expressões negativas ao se referir a lição de casa e aos estudos tais como: Puxa, que saco esse monte de tarefas, ou mesmo em tom de punição como: Já que não me obedeceu vá para o seu quarto estudar.
Por fim, não esqueça de parabenizá-los pelos acertos e notas boas e dizer que nos estudos, todo esforço e dedicação é sempre recompensado no final.

Beijos e espero que gostem das dicas!


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker