sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A importância de se fantasiar!

Olá Amores!

Há mais ou menos uns 2 anos atrás entramos na fase das fantasias em casa. As crianças descobriram que fantasiados podiam ser princesas, super heróis e o que mais a imaginação permitir e desde então, as fantasias foram eleitas o traje preferido pra ficar em casa e ás vezes até para passeios, pois confesso que já cedi pra evitar o desgaste da insistência e apareci no supermercado acompanhada do Homem Aranha e da Cinderela rs
No entanto o que muitos não sabem é que essa simples brincadeira, tem importância essencial na infância das crianças.
Segundo a  psicóloga e ludoeducadora Germana Savoy,  trata-se de um exercício fundamental para a que elas aprendeam a se expressar, interpretar emoções e colocar-se no lugar do outro. Isso sem falar, é claro, do estímulo à criatividade. “Habilidades que inclusive serão importantes em qualquer papel e atividade profissional na vida adulta". A chamada brincadeira simbólica começa cedo, pois até mesmo os bebês adoram imitar os pais em tudo. Mas é por volta do segundo ano de vida que elas se intensificam e ganham cenários e enredos mais complexos.
 A fantasia, de certa forma, fortalece o ego infantil. Além de divertir e incentivar a criatividade, a criança tem a chance de se sentir diferente, de experimentar outras linguagens, de incorporar personagens e suas habilidades. E com isso enfrentar obstáculos e medos e resolver conflitos internos e externos. Ela se sente mais forte, segura e pode ter a coragem de expressar melhor seus sentimentos. Ao usar uma fantasia de bruxa, por exemplo, poderá assumir uma agressividade que estava contida pela culpa. “Esse mundo mágico entra em cena justamente no momento em que enfrentar a realidade é, muitas vezes, difícil. É muito mais fácil projetar sentimentos em super-heróis, bruxas e todo tipo de personagem. Essa fase é normal e importante, pois auxilia a criança a lidar com situações do dia a dia de forma positiva para o seu desenvolvimento.


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker