quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ter rotina ou não ter? Eis a questão!

Olá queridas tudo bem?
Essa semana fiz uma enquete no perfil do blog no instagram, para saber quais temas as mamães gostariam que eu tratasse aqui, e um bastante solicitado foi a respeito de criar ou não uma rotina para criança. Então vou compartilhar com vocês sobre a minha experiência nessa questão.
Vocês sabem que cada mãe tem um perfil, e eu sou do time das tranquilas, ainda na gravidez eu já lia sobre a importância de se estabelecer uma rotina na vida criança, mas confesso que o assunto não me empolgava muito, achava os defensores da teoria um pouco radicais e imaginava que eu consegueria fazer as coisas fluirem simplesmente adaptando o bebê a rotina que já exisitia na casa.
Então a minha filha nasceu e o caos começou a se instalar. Ela dormia o dia todo e passava a madrugada acordada. Para piorar tinha muita cólica e não foram poucas ás vezes que eu vi o sol nascer com ela nos braços chorando de dor. Ás vezes naquele turbilhão de tarefas que um recém nascido exige, o dia acabava e eu percebia que havia esquecido de dar o banho de sol recomendado pela pediatra, ou que deixei de cumprir alguma outra tarefa importante o que me enchia de culpa e da sensação que aquilo não estava dando certo. Foi então que em uma das consultas de rotina na pediatra eu desabafei com ela o meu cansaço e a minha dificuldade em lidar com o novo mundo de um recém nascido, e ela foi enfática em me afirmar que sem uma rotina pré determinada, seria muito difícil mesmo. E foi então, que eu resolvi tentar. Fiz tudo bonitinho, pois já é que era pra fazer, vamos fazer direito. Cheguei a comprar um caderninho onde determinei os horários, como por ex: 10:00 banho de sol, 14:00 as 15:00 hs: cochilo da tarde 7:00 banho relaxante e massagem para amenizar as cólicas...e já na primeira semana a melhora foi radical. Como ela não dormia mais a tarde toda, passou a dormir melhor á noite. O banho relaxante e a massagem amenizaram as cólicas e eu conseguia organizar a minha agenda de acordo com os horários dela. Só a partir do momento em que estabeleci uma rotina, as coisas fluíram de verdade e eu parei de me sentir perdida no meio do furação. Entendi que não é frescura, que não é exagero, e que interfere até na segurança das crianças. Continuo contra radicalismos extremos, vez ou outra acho que não tem problema sair da rotina, numa viagem ou o dia que se recebe uma visita por exemplo, porém é importante que isso nãos e prolongue, pois quanto mais tempo passar mais dificuldades você terá para retomar. Hoje meus filhos tem 3 e 5 anos, e ainda possuem rotina. Hora de fazer a tarefa, de brincar, de comer e de dormir. O horário de dormir eles respeitam completamente, podem estar no meio da brincadeira eu falo: Hora de dormir crianças, coloco pijama, auxilio para escovar os dentes, dou boa noite e vão cada um para o seu quarto. Mas só consigo isso hoje, pois foi algo plantado lá atrás.
Sobre como deve ser a rotina, acredito que não existe uma fórmula exata. Por exemplo, meus filhos acordam tarde, então não adianta eu forçar a barra para dormirem 8:00 hs da noite que eles não terão um pingo de sono nesse horário. Então estabeleci que o horário de dormir é as 10:00 hs. Para algumas famílias pode ser considerado um horário tarde, mas aqui funciona perfeitamente dentro da nossa rotina. Portanto mamães, a minha opinião é que a rotina é primordial para uma vida familiar mais tranquila e funcional.




Disqus for maenual




eXTReMe Tracker