quinta-feira, 17 de julho de 2014

Amamentação e Prevenção do Câncer de Mama!

Olá Mamães!
Hoje é dia de papo sério.Tenho acompanhado pelo instagram a luta de uma blogueira, com um estilo de vida super saudável e que de repente viu seu universo transformado com a descoberta de um câncer da mama. Impressionada e comovida com a história dela comecei a pesquisar mais a fundo a doença e  descobri que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e também que a amamentação tem relação direta na prevenção do mesmo.
Com tantas incidências, achei o assunto bem propício para ser abordado aqui no blog, e convidei o cirurgião oncológico, Dr: Eric Rulli Meneses, para falar um pouco sobre essas e outras questões, tais como perspectivas de cura e formas de prevenção.
Agradeço imensamente ao Dr. Eric, que gentilmente aceitou meu convite, escrevendo um texto bastante importante e esclarecedor sobre o assunto, exclusivamente para o blog. Confiram:

AMAMENTAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. A estimativa de novos casos para o ano de 2014 será de 57.120 no Brasil, segundo o INCA (www1.inca.gov.br).
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.
O câncer de mama é uma doença extremamente heterogênea causada por interações de ambos os fatores de risco, hereditários e ambientais, que levam ao acúmulo progressivo de alterações genéticas e epigenéticas em células de câncer de mama, desenvolvendo assim o tumor.

E QUAL A RELAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E AMAMENTAÇÃO?

O desenvolvimento do câncer de mama em muitas mulheres parece estar relacionado com os hormônios reprodutivos femininos. Estudos têm consistentemente identificado uma série de fatores de risco de câncer de mama associados com maior exposição aos estrogênios endógenos. Idade precoce da primeira menstruação, mães sem filhos (nuliparidade) ou idade avançada para primeira gestação e menopausa tardia, aumentam o risco de desenvolver o câncer de mama.
O grau de exposição ao estrogênio é um fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento de câncer de mama. O estrogênio é um hormônio esteróide que tem um profunda ação na glândula mamária.
Cada mama é constituída por 15 a 20 lóbulos de tecido glandular suportado por um tecido conjuntivo fibroso. Os ductos mamários são responsáveis pela comunicação dos lóbulos, com o mamilo, e portanto, transporte do leite na amamentação. O espaço entre os lóbulos é preenchido com tecido adiposo (gordura), e as diferenças na quantidade de tecido adiposo são responsáveis por alterações no tamanho da mama. O estímulo direto do hormônio estrogênio nos ductos e lóbulos mamários parece ser determinante para a formação do câncer nessas áreas.  



Durante o segundo e terceiro trimestres de gestação, e durante a amamentação, o organismo da mulher fica sobre a ação de um outro hormônio, chamado Progesterona, diminuindo assim a ação do Estrogênio, e consequentemente reduzindo o risco de Câncer de Mama. Além disso, todo o lado emocional e de bem estar proporcionado às mamães que amamentam, também servem de fator protetor independente.

PREVENÇÃO

Sendo o câncer de mama um tumor cujo desenvolvimento se processa de forma relativamente lenta, a possibilidade de se estabelecer o diagnóstico em fase precoce é elevado. O tempo médio de duplicação celular é de 100 dias, podendo, portanto, um tumor levar cerca de 8 anos para alcançar 1 cm de diâmetro, momento em que o diagnóstico clínico já pode ser estabelecido pela palpação tumoral. Alguns tumores podem levar até 10 anos para alcançar este estágio.
Com simples exames das mamas por profissional médico habilitado, Mamografia e Ultrasson, consegue-se o diagnóstico precocemente na grande maioria dos casos. Lembrando que pessoas com casos de câncer de mama na família devem ter cuidados redobrados. Previna-se!

O Dr Eric, tem uma página no facebook onde escreve textos bem bacanas com novidades na área e dicas de prevenção, quem quiser acompanhar, segue o o link: https://www.facebook.com/drericrullimeneses?fref=ts
Instagram: @Oncologia_dr_eric_rulli




Dr: Eric Rulli Meneses
Cirurgião Oncológico
CRM-MS 5228


Rua Barão Do Rio Branco, 2590, Centro
Campo Grande-MS
Tel: 67 3323-9302
E-mail: ericrulli@hotmail.com


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker