sexta-feira, 28 de junho de 2013

1° Arráia do Panapaná!

Olá Papais!!!

Hoje vou deixar uma super dica de programação para o final de semana com as crianças. O buffet infantil Panapaná, estará realizando neste domingo, seu primeiro Arráia, com direito a comidinhas típicas deliciosas e muita animação. Eu adoro as festas juninas em buffet, pois como já são equipados com brinquedos, a diversão dos pequenos está garantida. A festança promete ser muito boa!
Bora lá?


Beijos e ótimo fim de semana!
Cinthia

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Babá X Escola

Olá Queridas!

Recentemente, contei aqui, que firmamos uma nova parceria com o Berçário Materna, dessa vez reproduzindo textos sobre temas que sejam do interesse de vocês, escritos pelas sócias proprietárias e pedagogas da Materna, Ana Luisa Bittencourt Castro e Fernanda Ortiz. No mês passado elas falaram sobre psicomotrocidade, (quem não leu, vale a pena conferir), e dessa vez vamos abordar um tema que é bastante conflituoso para as mamães: A decisão de escolher entre babá ou escola. Segue texto para ajudar aos papais nessa escolha:

Minha licença maternidade acabou. O que escolho? Babá ou escola?
São pouquíssimas as pessoas que podem contar com uma babá de confiança para deixar seu filho no retorno ao trabalho após a licença maternidade. Entre as duas opções acima, a segunda é sempre a mais segura e a que permite maiores ganhos às crianças.
Um berçário como o Materna, além do caráter educativo, tem função maternante, ou seja, de atenção às necessidades primárias das crianças: a mamadeira nas horas de fome e acalanto, o consolo frente ao choro dos primeiros dias, o embalo afetuoso no momento de pegar no sono, a brincadeira nas horas de banho ou durante as trocas de fraldas.
Em uma escola de educação infantil especializada, os bebês terão a oportunidade de aprender com outras crianças e com adultos que possuem profundo conhecimento sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil. Esse contato cotidiano das crianças com outras pessoas, com objetos adequados e atividades planejadas, amplia e enriquece suas possibilidades de conhecimento e se constitui em uma perspectiva privilegiada de expansão e afirmação de suas capacidades.
A inclusão da criança pequena em um novo meio social (escola), o encontro com outras crianças e adultos, o estabelecimento de novas relações afetivas significativas, a busca de novas formas de comunicação, o descobrimento e a exploração de diferentes espaços e objetos constituem o primeiro desafio para os pequenos conhecerem e compreenderem a realidade que os circundam.


Fernanda Ortiz e Ana Luisa Bittencourt
Ana Luisa Manzini Bittencourt de Castro
Gestora / Diretora

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP), atua há 20 anos na área da educação. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), universidade pela qual também cursou o Mestrado em Educação e defendeu dissertação que versa sobre a importância da criatividade e da autonomia para o desenvolvimento da inteligência das crianças. É, há 12 anos, membro da Jean Piaget Society, sediada nos EUA e já apresentou trabalhos sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil em quatro de seus Congressos Internacionais (São Francisco, Toronto, Montreal e Quebec), tendo trocado várias experiências educativas com professores e pesquisadores americanos e canadenses.

Começou sua vida profissional como professora de Educação Infantil e atuou por quase quinze anos como coordenadora pedagógica do mesmo segmento em conceituadas escolas particulares pelos lugares onde morou (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Campo Grande). Sua última experiência profissional na Cidade Morena foi uma assessoria pedagógica feita com um grupo de São Paulo e prestada a uma antiga e tradicional escola privada da região. Foi professora universitária por oito anos, tendo participado da formação de vários grupos de professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da PUC-RS e da FACITEC, em Brasília. Possui trabalhos publicados em diversas revistas, entre elas a Revista de Psicopedagogia e a Cognitive Development. Tem dois filhos lindos e é mãe coruja.

Fernanda  Ortiz
Gestora / Coordenadora

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com habilitação em Educação Infantil, atua nessa área há sete anos. É especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Campo Grande e mestranda em Educação na universidade pela qual se graduou (UFMS). Iniciou sua carreira em educação numa conceituada escola privada de Campo Grande, tendo trabalhado especialmente com crianças de 0 a 3 anos, como professora e como coordenadora pedagógica.

É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em sua carreira acadêmica, publicou trabalhos em seminários e congressos nacionais (Anped/Centro-Oeste) e internacionais (Lisboa/Portugal e Buenos Aires/Argentina). Sua paixão por bebês é a razão de ser uma das idealizadoras da Materna

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cápsula do Tempo

Olá Pessoal!

Hoje vou dar uma dica muitoooo legal, mas antes preciso contar como cheguei até ela.
Desde que comecei com o blog, recebo muita mensagens de mamães que acompanham o Maenual, pedindo ou agradecendo alguma dica, trocando experiências, dando sugestões, enfim, eu adoro essa interatividade  e essas mensagens são sempre bem-vindas. Foi então que recebi uma mensagem in box na Fã Page do blog, mas a surpresa, é que diferentemente do que estou acostumada ela veio de um pai, que autorizou-me a reproduzi-la aqui para vocês entenderem melhor:

Olá...
Tenho acompanhado seus posts e não posso deixar de dar os parabéns pelas dicas. Tudo muito pertinente e numa linguagem fantástica!
Eu, como pai de uma bebê maravilhosa de 1 ano e 2 meses, separado da mãe dela há 10 meses e com contatos limitados a finais de semana alternados, aproveito seu blog para conhecer mais sobre brincadeiras, "moda" (eu que compro as roupas dela para passar o tempo comigo, fitas de cabelo, sapatos, etc) e dicas de cuidados e comportamento.
Obrigado mesmo. A propósito, fiz uma cápsula do tempo para minha filha, onde amigos e familiares podem enviar mensagens, fotos, vídeos, etc, e ela terá acesso somente quando conquistar maturidade suficiente para ler e aproveitar o tesouro que está sendo gerado. Adicionalmente, gravo vídeos e áudios com ela junto, conversando e falando sobre nossos passeios, fatos do cotidiano, meus sentimentos em relação ao futuro dela, etc. Se quiser visitar o end é: www.boin.com.br/mariajulia


Vasco Boin

Para começar fiquei encantada, com esse pai que mesmo não tendo o convivio diário com sua filhinha, não se acomodou e está em busca de bagagem para vivenciar plenamente a paternidade. Quem dera todos os pais fossem participativos, interessados e apaixonados como ele, sem dúvida os filhos é quem sairiam ganhando.
Depois achei simplesmente fantástica a idéia da Cápsula do Tempo, e corri para conhecer o tesouro que este papai coruja está construindo para sua filhota Mária Júlia:


Achei a idéia tão boa que quis compartilhar com vocês, e pedi ao papai um passo a passo com orientações sobre como criar a cápsula do tempo e o conteúdo que pode ser inserido nela.
Ele gentilmente atendeu minha solicitação e ainda colocou-se á disposição para quem tiver alguma dúvida. Segue o passo a passo para a criação da Cápsula do Tempo

1º passo: criação de ambiente para envio
Esse ambiente pode ser um blog ou um site específico. Ele pode conter fotos (timeline) e mensagens explicando o propósito da Cápsula do Tempo.
O ideal é que em se tratando de blog, que as mensagens não fiquem expostas, pois uma das coisas mais bacanas é o efeito surpresa e também a exclusividade de ser uma mensagem somente para a criança (direcionada)
Esse ambiente poderá ter um formulário de envio de mensagens (no meu site tem isso), onde as pessoas podem escrever livremente e as mensagens são enviadas diretamente a um email previamente cadastrado, e deverá conter um link de redirecionamento de email ex.: mailto:contato@site.com.br, onde as pessoas podem utilizar para enviar tanto mensagens como também arquivos (fotos, vídeos, áudio, etc.).
O processo é muito simples, pois caso não queira ou não tenha conhecimento para criar o formulário de mensagens, o link de email já resolverá, inclusive sendo mais amplo, pois pode enviar arquivos.

2º passo: criação do email de recebimento
Esse email pode ser qualquer um, gmail, yahoo, hotmail. No meu caso, como tenho registro de domínio com o meu sobrenome (boin), utilizo um desse, mas na verdade ele está sediado no gmail. Caso o volume de mensagens/arquivos atinja o limite de capacidade do email, poderá ser criado outro email e alterado o link de redirecionamento no site/blog.

Principais pontos / Mensagens
Ela recebe mensagens de várias pessoas que me conhecem, amigos e que querem compartilhar algum fato ou experiência. Pessoas que a conhecem em alguma oportunidade e logo em seguida enviam uma mensagem contando essa experiência. Ela recebe mensagens de primos, tios/tias, avós que contam história da família, origem dos sobrenomes, onde e como esses familiares nasceram e viveram, enfim, histórias que nós adoraríamos conhecer, mas que pela distância e memória dos nossos familiares, temos muita dificuldade em saber.
Ela recebe fotos e vídeos em que ela aparece, sempre com alguma mensagem explicando o conceito, o local, as atividades daquele dia, etc.
Eu atualmente gravo vídeos em casa e áudio enquanto dirijo, conversando, olhando para ela e contando aquilo que estamos vivendo, a viagem em que estamos, meus sonhos, minhas expectativas, tudo direcionado e “conversado” com ela. É claro que muitas vezes me emociono ao conversar, afinal é algo que ficará para ela, para a vida dela. É a formação e a base da história dela.
O acesso é único. Somente eu tenho acesso ao material e decidirei o momento certo de entregar esse tesouro para uso dela (senha do email).

Quem não iria amar receber um presente desses no futuro? Super dica para as mamães e papais de plantão!

Beijos e ótimo dia!
Cin

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conforto e estilo na Divini Kids!

Olá Mamães!

Hoje vamos falar sobre moda infantil. Vamos combinar que ninguém resiste a uma criança com uma roupinha linda e cheia de estilo não é mesmo? Porém, é extremamente importante que a roupa além de linda, seja também confortável. Já se foi a época em que as meninas ficavam quase imóveis de tantos laços e babados que carregavam nas roupas e os meninos engessados em roupas desconfortáveis. Hoje, conforto é a útima tendência na hora de vestir as crianças.
Brincar, correr, pular, são verbos que estão inseridos no universo infantil, e é preciso que os pequenos estejam vestidos confortavelmente para que possam ter liberdade em seus movimentos.
Estive recentemente na loja infantil Divini Kids, e conversando com a proprietária Fabiana Cabral, ela me explicou que esse é o principal conceito da loja: aliar conforto e estilo. Como mãe, confesso que sempre observo se a roupa atende a esses dois requisitos quando vou comprar para as crianças. Portanto, a Divini Kids está de parabéns, por oferecer aquilo que nós mães procuramos. Seguem algumas fotinhas da loja e de algumas peças seguindo essa proposta:

 
 
 
 


 


Quem ainda não conhece a Divini Kids, vale muito à pena uma visita.
A loja tem horário de atendimento bem flexível, das 8:00 às 20:00 hs,

Beijos e ótimo dia!


Rua: Dr. Arthur Jorge, 1833 (esquina com a rua Pernambuco) -
Centro Comercial São Jorge.
Tel. 67 3044 7001
Facebook: https://www.facebook.com/pages/DIvini-Kids/420428208017253

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Look da Semana!!!

Estrelando nosso look da semana o pequeno João Pedro, de 1 e 4 meses, esbanjando simpatia e estilo, vestindo: Camisa Zara baby, casaco leader, gorro walmart e calça da alphabeto! Muito fofo!!!
Agradecimento especial à mamãe Helena que enviou a foto.

*Quem quiser participar do Look da Semana, é só enviar uma foto do seu filho ou filha com uma produção legal, para o end: maenual@hotmail.com juntamente com a descrição da roupa.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vem pra Rua CG!!!

Olá Queridos, tudo bem?

Todos estão acompanhando os protestos por todo o nosso país e hoje chegou a vez de Campo Grande ir às ruas. E definitivamente, não é pelos 20 centavos das tarifas, é por toda a sujeira que temos acompanhado durante anos e anos sendo empurrada para debaixo do tapete, é pelos escândalos recentes na nossa saúde pública, é por toda roubalheira que assistimos enojados e calados...chegou a hora do basta, de sair do facebook como dizem os cartazes...eu amo esse país e quero muito presenciar ele sendo um lugar bom de se viver. Por isso hoje convido todo mundo que ainda tem esperanças para fazer parte desse protesto, de maneira PACÍFICA, sem violência, sem vandalismo, pois violência só gera violência ...eu e marido estaremos lá...por nós, por vocês, pelos nossos filhos...

CHAME MAIS UM E VAMOS PRA RUA!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Qual a melhor idade para levar seus filhos a Disney?

Olá Amores tudo bem?
Acho que todos os pais em algum momento já sonharam em levar seus filhos a Disney. Eu ganhei essa viagem de presente de 15 anos do meu pai, e posso dizer que é um lugar realmente mágico e inesquecível, o qual pretendo voltar com marido e filhos.
Mas a grande questão é: Qual a melhor idade para levar as crianças a Disney? Ouço muitas opiniões variadas a esse respeito e uma amiga sugeriu que eu falasse sobre esse tema aqui no blog. Pois bem, vou deixar registrada aqui a minha opinião, juntamente com o fundamento, mas esse é um blog democrático viu gente...quem tem outra visão fique á vontade para argumentar nos comentários.
Pessoalmente, acredito que a melhor idade para a criança fazer essa viagem com os pais é entre os 6 e 8 anos. Para menores de 3 anos eu  não indicaria, simplesmente pelo fato de que aproveitariam muito pouco, além dos passeios serem cansativos até para os adultos quem dirá para uma criança tão pequena. Entre 3 e 5 anos, a criança já é maior, porém ainda haveria restrição de muitos brinquedos, já que todos eles exigem uma altura mínima ainda não compatível com a altura para essas idades. Outro fator é que muitos ainda tem medo de bonecos grandes, assustam-se com barulhos, brinquedos escuros...Nas idades entre 6 e 8 anos, acredito ser a época ideal, pois geralmente já passou a fase dos medos, a criança já é mais segura, tem maior entendimento, já consegue atingir altura mínima para vários brinquedos e o fator principal: ainda carrega no coração a magia. Eu acho essencial que essa viagem seja realizada enquanto a criança ainda acredita no mundo da fantasia, pois quando estive lá, presenciei emocionada dois momentos que jamais esqueci: o olhar de encantamento de uma menininha por volta dos 7 anos, que correu para abraçar a Branca de neve, segundo ela, sua princesa preferida; e os olhos lacrimejados de um menininho tbém por volta dessa idade ao se deparar com o mickey e receber um aperto de mão...daqueles instantes que nem Mastercard paga...Claro que ás vezes os planejamentos não coincidem, mas quem puder se programar eu indico que a viagem seja realizada nesse período, no entanto, o mais importante é ir ao menos uma vez, seja a idade que for, pois é sem dúvida uma viagem dos sonhos.



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como ajudar seu filho a gostar de estudar!

Olá amores, tudo bem com vcs?
Este ano a Letícia iniciou a fase das tarefas na escola, e confesso que cada nova fase é uma empolgação para a mamãe também. Eu já sonhava com o dia que sentaria com ela para ensinar a tarefa, afinal todas essas vivências fazem parte do pacote "sou mãe". No entanto, eu não sabia como ela regiria com essa nova etapa da sua vidinha, pois sei que alguns lidam muito bem já outros não gostam de ter obrigações, mas graças a Deus, tudo correu muito tranquilo por aqui. Ela chega da escola e já pede para fazer a tarefa, que é sempre um reforço do que foi ensinado na aula, algo que me permite interagir com ela sobre os aprendizados do dia. Por enquanto, ela não apresentou nenhum dificuldade e tem me surpreendido a cada dia com o intertesse e inteligência. Porém, esse é só o primeiro ano de muitas tarefas que virão, não sei como será daqui pra frente, se isso vai se tornar uma coisa chata (que as crianças não leiam isso, mas confesso, que eu achava um saco), então já me antecipei e pesquisei técnicas para contornar essa situação e também para ajudar outars mamães, que encontram dificuldade neste quesito.
Seguem algumas dicas super valiosas, formuldas por uma pedagoga para que seu filho (a) goste sempre de estudar:


1. Fale sobre a importância de aprender;


2. Se ainda tiver, mostre seus cadernos de escola;


3. Se a criança não quiser fazer a lição, converse e descubra o motivo, já que pode ser por não ter entendido a matéria;


4. Estabeleça horários para estudar em casa. É importante que a garotada tenha tempo para brincar e fazer outras atividades que goste;


5. Escolha um ambiente tranqüilo, sem barulho de televisão ou rádio, por exemplo. Assim, o seu filho fica mais concentrado;


6. Se ele não entender um exercício sobre desenho geométrico, por exemplo, busque objetos que estão ao seu redor para explicar;  

7. Monte teatrinhos sobre os assuntos estudados ou acrescente músicas explicativas na hora de auxiliar na lição;


8. Faça experiências para mostrar na prática algum assunto que tenha aprendido na escola;


9. Não fique o tempo todo ao lado da criança, para que não se habitue a fazer a lição apenas na companhia dos pais;


10. Oriente seu filho sobre onde e como pode buscar informações sobre o assunto que tem de pesquisar. Mas deixe que ele se interesse e procure pelo tema sozinho;


11. Dê preferência, na hora da pesquisa, por sites, livros ou outros materiais de fácil entendimento e voltados para crianças;


12. Alerte para que a criança não copie o conteúdo da pesquisa, mas escreva o que entendeu;


13. Se possível, leve os filhos a museus ou a outros espaços educativos, principalmente aos com opções interativas, onde possam aprender de forma diferente e divertida;


14. Não estimule a memorização dos temas estudados. Peça sempre para explicar o que entendeu;


15. Se não souber responder à uma dúvida da criança, anote e transfira a questão para a professora. 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Look da Semana!

Estrelando nosso look da semana, o gatíssimo Theo Peres Sattim, arrasando no charme com Moletom listrado. Um Fofo!
Agradecimento especial à mamãe Emmanuele de Moura Peres que enviou a foto.

*Quem quiser participar do Look da Semana, é só enviar uma foto do seu filho ou filha com uma produção legal, para o end: maenual@hotmail.com juntamente com a descrição da roupa.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Promoção Dupla A Fabrica dos Sonhos!!!

Bom Dia!!!

Já vamos começar a quarta-feira com noticia boa, principalmente para as festeiras de plantão. Lembram que recentemente falei aqui sobre a empresa de decoração infantil A Fábrica dos Sonhos? Pois é, as meninas estão lançando duas super promoções de uma vez só, sendo a primeira válida para festas realizadas de seg a quinta-feira com 50% de desconto e a segunda para as festas realizadas nos finais de semanas, com 30% de desconto. Maravilha não? Não podia deixar de vir dar essa dica pra vocês, afinal, assim fica muito mais fácil realizar a festa dos seus sonhos.


*Promoção 30% de desconto, finais de semana: Válida para festas realizadas até outubro/2013, com  contrato fechado ate julho/2013.
*Promoção 50% de desconto, seg a quinta: Válida por prazo indeterminado
 
Para quem quiser fazer um orçamento, segue contato:


Contato:
End: Rua Vittorio Zeolla, 130 sala 02 , Carandá Bosque - (atendimento com hora marcada)
Tel: 67  3326-1295
Cels: 67 8113-1818/ 9221-0451
Blog: www.afabricadesonhos.blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/A-F%C3%A1brica-de-Sonhos/204556892898921
Instagram: @afabricadesonhosms

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Receita: Barquinha com purê!

Bom Dia Mamães!
Hoje vou deixar uma receitinha gostosa, nutrtiva e visualmente apetitosa para a criançada.
Afinal, mãe tem que ser um poço de criatividade quando o assunto é comida, pois as crianças cansam-se facilmente das mesmas refeições.
Anota ai, que dá tempo, de fazer ainda hoje para o almoço!
Bjos e boa semana!
Cin

Barquinha com purê


Barquinha com purê
Rendimento: 4

Ingredientes:

Purê:. 750 g de batata, sem casca, cortada em rodelas  
. 1 dente de alho picado  
. 1 cebola pequena picada 
. 1 colher (sopa) de óleo   
. 1 colher (café) de sal   
. 1 xícara de leite integral
. 1 colher (sopa) de salsinha picada 
Barquinha:. 2 abobrinhas médias ou 4 miniabobrinhas
. 1/2 colher (sopa) de azeite   
. 1 cebola pequena, picada 
. 1 dente de alho amassado
. 200 g de patinho moído   
. 1 pitada de sal   
. 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo:

Purê: Cozinhe a batata em uma panela com água até ficar macia. Em outra panela, refogue o alho e a cebola no óleo até que ela murche. Escorra a batata e amasse. Transfira para a panela com a cebola, tempere com sal e refogue rapidamente. Junte o leite mexendo até que ele esteja incorporado ao purê. Ponha a salsinha e reserve.
Barquinha: Remova as pontas das abobrinhas e corte-as ao meio. Com uma colher, retire a polpa e reserve. Em uma panela, leve o azeite ao fogo. Junte a cebola e o alho e refogue por um minuto. Acrescente a carne e a polpa de abobrinha e cozinhe até que ela desmanche. Tempere com sal e cheiro-verde. Deixe secar e retire do fogo. Recheie as barquinhas e leve-as ao forno moderado (180 °C), preaquecido, em uma assadeira antiaderente, coberta com papel-alumínio, por 15 minutos ou até ficarem macias. Faça uma base de purê em um prato, coloque a barquinha e decore com uma bandeirinha.!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Look da Semana

Estrelando nosso Look da Semana, o pequeno Théo, da minha amiga querida Naína Dibo Soares. O pequeno princípe da familia já chegou arrasando no look e na simpatia! Um fofo!


*Quem quiser participar do Look da Semana, é só enviar uma foto do seu filho ou filha com uma produção legal, para o end: maenual@hotmail.com juntamente com a descrição da roupa.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dicionário Infantil!

Oi gente tudo bem?
Uma leitora me falou sobre o livro "Casa das Estrelas- um universo contado pelas crianças" do escritor e professor colombiano Javier Naranjo, e fui pesquisar mais a respeito.
Descobri que o livro foi o campeão de audiência da feira do livro que aconteceu em Bogotá, tendo como enredo um dicionário com definições pensadas pelos seus alunos – crianças entre 7 e 12 anos.
As definições - quase 500, para um total de 133 palavras diferentes - foram compiladas durante um período "entre oito e dez anos", enquanto Naranjo trabalhava como professor em diversas escolas rurais. O sucesso do livro é atribuído a sinceridade, inocência ou ainda pela lógica simples com que as crianças explicam muitas coisas que, nós, adultos, pensamos serem complexas demais.
Vale a pena ler algumas definições que selecionei para deixar aqui para vocês.
Nós adultos, precisamos aprender muito com essa simplicidade das crianças;

Abraço
Anima o amor (Camila Vélez, 11 anos)  

Adulto
Uma criança que cresceu muito (Camilo Aramburo, 8 anos)

Água
É como se tivesse alguma coisa na sua mão, mas você não sentisse nada (Alex Gustavo Palomeque, 7 anos) Transparência que se pode tomar (Tatiana Ramírez, 7 anos)  

Amor
É algo suave, bonito, lindo, etc. que todos nós temos que enfrentar e amar à pessoa que vamos enfrentar (Roberto Uribe, 11 anos)
O amor é o que faz crianças (Adelaida Restrepo, 10 anos)
Beijar (Jaber Alberto Piedrahíta, 8 anos)
Dar um beijinho na minha mamãe e na minha namorada. Sabe quem é minha namorada? Minha mãe (Sebastián Santodomingo, 5 años)  

Ancião
Uma pessoa comum, mas com muitos anos (Jonathan Ciro Gutiérrez, 10 anos)
Pessoa antiga (Juan Felipe Gómez, 7 anos)  

Beijo
Duas pessoas se apertando (Camila Mejía Gónima, 7 anos)

Branco
O branco é uma cor que não pinta (Jonathan Ramírez, 11 anos)

Calor
Uma coisa que parece que estamos vendo o diabo (Juan Esteban Buitrago, 9 anos)

Chuva
Jesus chorando (Alejandro Mazo, 9 anos)

Corpo
Nosso corpo é uma coisa que todos nós temos e nunca podemos deixar alguém tocar (Diana Marcela Vargas, 10 anos)
O corpo é a vida de alguém, porque alguém sem corpo faz o que? (Luisa Fernanda Velásquez, 8 anos)
Faz a gente andar (Andrés David Posada, 6 anos)
Eu (Mateo Ceballos, 10 anos)
Serve para sentir (Jhonny Alexander Arias, 8 anos)  

Criança
O que eu estou vivendo é criança (Johanna López, 10 anos)
Humano feliz (Jhonan Sebastián Agudelo, 8 anos)  

Deus
Uma pessoa em quem pregaram uns pregos, um jovem (Sebastián Uribe, 5 anos)
É invisível e não sei mais porque nunca fui pro céu (José Piedrahíta, 3 anos)
Uma pessoa que nos controla com controle remoto como se fôssemos seus escravos. (Juan Esteban Ramírez, 9 anos)
É o amor com cabelo grande e poderes (Ana Milena Hurtado, 5 anos)

Dinheiro
Alguém que vai embora (Juan Camilo Osorio, 8 anos)  

Espaço
É como pular dez linhas (Alex Gustavo Palomeque, 7 anos)  

Espírito
Coisa que nós temos e não está no livro de ciências (Guillermo Lancheros, 10 anos)  

Família
Lugar em que todo mundo briga e todo mundo se ama (Alejandra Giraldo, 10 años)  

Guerra
Uma brincadeira que as crianças costumam brincar (Paula Andrea Franco, 9 anos)
Quando matam aos outros (María Alejandra Soto, 10 anos)

Instante
É redondo (Edison Harvey Pérez, 8 anos)  

Louco
Pessoa que acredita em uma coisa diferente da que é (Juan Carlos Mejía, 11 anos)  

Mistério
Quando minha mãe saiu e não me disse pra onde ia (Gloria María Hidalgo, 10 anos)

Mulher
Humano que não dá pra consertar (Óscar Alarcón, 11 anos)  

Pesadelo
É comer muito e deitar (Weimar Román, 7 anos)  

Poesia
Cantar (Mary Luz Arbeláez, 9 anos)
Algo chato que só os poetas aprendem (Olmedo Herrera, 10 anos)  


Sexo
É uma pessoa que se beija em cima de outra (Luisa Fernanda Pates, 8 anos)

Sol
É o que seca a roupa (Diego Alejandro Giraldo, 8 anos)
Faz a gente suar (Lolita Buitrago, 5 anos)  

Solidão
É o que a mamãe sente (Jorge Andrés Sáenz, 6 anos)
Tristeza que dá em alguém às vezes (Iván Darío López, 10 anos)
A parede (Elizabeth Parra, 8 anos)

Sonho
Muito com a minha mãe (Weimar Román, 7 anos)  

Tempo
O que corre sobre a vida (Lina María Murillo, 10 anos)
É como o vento, que voa (Diana María Castrillón, 12 anos)  

Tranquilidade
Quando o papai diz que vai me bater, mas depois diz que não (Blanca Yuli Henao, 10 años)  

Universo
Um concurso para as rainhas (Walter de Jesús Arias, 10 anos)  

Vazio
É como quando o estômago pede pra comer (Marcela Yuliana Salazar, 8 años)
É onde a gente guarda algumas coisas e depois não encontra mais (Yuri Marlen Quintero, 8 años)  

Vida
Quando o sol passa (Diego Fernando Villa, 6 anos)
Um coração que eu tenho aqui dentro (Paulina Uribe, 10 anos)

Professor Javier Naranjo e alguns de seus alunos

terça-feira, 4 de junho de 2013

Arráia da Green!

Olá Mamães!

Hoje vim repassar um convite super legal da loja Green para vocês e as kids. Nos dias 05/06 a 08/06, a Green estará em clima de festa junina, com direito a mesa de guloseimas típicas e brinde para quem passar pela loja.
Segue convitinho com todas as informações:

 

E quem comparecer ainda ganha esses retalhinhos de tecido em adesivo autocolantes, para customizar as roupas de festa junina das crianças (olha que coisa boa, não precisa nem costurar rs)


Não dá pra perder né?
Beijos e Ótimo dia
Cin

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pais separados: como agir com os filhos?

Bom Dia Queridas!

Atendendo as solicitações de algumas leitoras, pedi para nossa psicóloga do blog Carla Comin, abordar um tema, que apesar de bem difícil, infelizmente é bem corriqueiro no mundo atual: A separação dos casais. Tenho algumas amigas que passaram por isso, e para quem tem filhos, a grande preocupação é fazer com que isso seja o menos traumático possível para as crianças. Por isso, hoje a Carla vai abordar esse tema e tentar dar uma luz, aos pais que sentem-se perdidos com essa nova situação e precisam de orientações sobre como proceder com os filhos. A matéria está bem bacana, não deixem de conferir.



Muitas vezes o tão sonhado “Felizes para Sempre” precisa ser abandonado em prol da felicidade e leveza de viver, que talvez já não sejam mais sentidas na vida a dois.
A concepção de casamento que durou muitos anos e foi ensinada a muitas de nós, pregava que os casais deveriam ficar juntos apesar de o final da relação já estar declarado para ambos, principalmente com o intuito de privar os filhos do sofrimento.
Hoje, após algumas mudanças significativas no contexto familiar e na conceituação de qualidade de vida, sabe-se que é preferível pais separados que conseguem conviver em harmonia à pais que vivem juntos mas expõem diariamente os filhos à brigas, discussões e um clima de tensão no ar.
Porém, apesar de muitas vezes ser necessária, esta é uma situação extremamente difícil de ser compreendida e elaborada por uma criança. As dúvidas e inseguranças povoam a cabecinha dos pequenos e acarretam em comportamentos que deixam os pais de cabelos em pé (dificuldades no aprendizado, agressividade, bem como regressão em determinados aspectos do desenvolvimento, quando a criança torna a fazer xixi na cama, falar de forma infantilizada, etc.).
A explicação para esta mudança comportamental se deve ao fato de as crianças até certa idade acreditarem que o limite entre suas fantasias e a realidade é extremamente pequeno ou inexistente, ou seja, que aquilo que ela imagina e deseja, acontece. Dessa forma, a ansiedade domina e surge o sentimento de culpa, por ter sonhado em ser o único a receber a atenção do papai, ou desejar que ele saia de casa e assim acabem as brigas, por exemplo.
A melhor forma de auxiliar os filhos a superarem este momento tão delicado é estabelecer um diálogo claro e coeso, explicando que os pais deixaram de ser um casal, mas jamais deixarão de ser seus pais e de os amarem incondicionalmente. É importante que a criança saiba como será sua vida a partir de então, quando, como e onde verá aquele progenitor que saiu de casa, onde irá dormir, quem o levará e buscará na escola e, acima de tudo, onde é a sua casa, local de referência para a criança.
Para tanto, é necessário que pai e mãe possam ao menos se entender e “falar a mesma língua”, de forma a evitar mais confusão de ideias e sentimentos, além daqueles inevitáveis e naturalmente despertados em situações como esta.
Em alguns casos, apesar do empenho familiar, um apoio especializado se faz necessário, para que a criança possa compreender os sentimentos e fantasias despertados por tal situação, para então lidar com ela de forma mais saudável possível.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas e tranquilizar todos que passam por um momento como este. Caso surjam outros questionamentos, meu e-mail é carlacomin@hotmail.com. 


Carla Comin
Psicóloga clínica
CRP 14/05428-2

sábado, 1 de junho de 2013

Resultado Sorteio do Blog!

Parabéns a vencedora Luana Menezes, entrarei em contato por email para instruções sobre a retirada do prêmio. Obrigada a todos que participaram!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker