quinta-feira, 14 de novembro de 2013

10 dicas (preciosas) para Viajar com Filhos!!!

Olá Pessoal
Esse post foi publicado na minha coluna no site CampoGrande.net, ano passado, mas como muita gente já começou a programar as viagens achei oportuno republicá-lo aqui para quem perdeu. Anotem as dicas:
 
10 dicas (preciosas) para Viajar com Filhos!!!

Com o fim do ano se aproximando, muitos pais já começam a pensar na viagem de férias com a família. Sabemos que viajar com crianças é algo que exige certos cuidados e planejamento. Por isso, hoje vou dar 10 dicas para facilitar a vida dos papais que pretendem pegar a estrada com os pequenos.
São elas:

* Dê sempre preferência a lugares que possuem estrutura para as crianças. Seja um Hotel, um Resort ou uma Casa de Veraneio.

* Faça com que a criança participe do planejamento da viagem, mostrando mapas e fotos do lugar onde irão visitar e contando os atrativos que irão encontrar. É importante permitir que eles criem suas próprias expectativas.

*Programe para viajar em horários mais frescos do dia e naqueles em que a criança costuma estar mais tranquila e pacata.

* Fuja das praias badaladas, nesses lugares a aglomeração de turistas costuma ser muito grande, o que pode acarretar em aborrecimentos, tais como: propagação de viroses, atendimento ruim em restaurantes e outros estabelecimentos devido ao grande fluxo de pessoas, trânsito lento, praias sujas etc...Ainda no quesito praias, pesquise os lugares onde o mar não é tão agitado, uma vez fui em uma praia chamada Piçarras em Santa Catarina, e por pouco não morri afogada, o mar era super revolto e nenhum pouco recomendado para o banho das crianças.

* As crianças tem uma energia muito maior que a nossa, por isso a viagem em si costuma ser bastante monótona para elas. Principalmente para quem for viajar de carro, onde o período na estrada costuma ser longo, eu aconselho a levar brinquedos, joguinhos, livrinhos para pintar e todos os atrativos que puder para promover o entretenimento da criançada. Uma dica muito boa são os aparelhos de DVDs portáteis que podem ser acoplados no banco do carro ou serem levados no avião. Na última viagem que fizemos, eu levei um desses e minha filha foi a viagem toda assistindo filminhos e nem viu o tempo passar.

* Compre uma daquelas piscininhas infláveis (pode ser encontrada em supermercados e não custam nem R$20.00). É uma mão na roda para dar banho nas crianças, e para deixá-las se refrescando na praia ou no hotel. Como são infláveis depois é só dobrar e guardar na mala, não fazem nem volume.

*Viajar com amigos é muito bom, mas desde que eles estejam no mesmo barco que você. Dê preferência para viajar com casais que também possuem filhos. Lembro de uma amiga que tem filhos e me contou que viajou com casais solteiros e se arrependeu amargamente, pois eles acordavam 10 hs da manhã, iam tomar café e aí queriam ir para a praia com o sol já extremamente forte para as crianças. Quem tem filhos geralmente vai para a praia cedo para desfrutar do sol mais ameno e nesse horário, por volta das 10 da manhã, já está voltando para organizar a refeição da criançada. Os casais solteiros aproveitam as férias para não obedecer horários e rotinas, privilégio pelo qual quem viaja com criança, não pode se valer. Portanto, o melhor é cada um procurar sua turma para ninguém correr o risco de estragar a viagem do outro.

* Já que toquei no assunto: Rotina. Esse é um item preocupante. Porque ás vezes ficamos um ano inteiro tentando estruturar uma rotina para os filhos e enfim, quando obtemos sucesso, programamos uma viagem que coloca tudo por água abaixo...Minha dica é: Tente não ficar neurótico com a rotina pois é quase impossível manter tudo igualzinho numa viagem, onde a criança estará longe do seu mundinho, em outro clima, com outras pessoas, sujeita a imprevistos...Lembre-se que você está de férias e procure relaxar, porém existem coisas que acho importante fazer um esforcinho para não serem alteradas, como o horário das refeições e a hora de dormir. Com experiência de quem já cometeu esse erro, posso afirmar: uma vez mudado isso, depois dá uma trabalheira só para voltar ao eixo.

*Uma semana antes da viagem comece a fazer uma listinha de tudo o que você precisará levar. Crianças necessitam de muitas coisas extras, e pensando em tudo com antecedência você corre menos risco de esquecer algo importante. É sempre recomendado levar uma farmacinha de remédios (não esquecendo de um para enjoos que podem ocorrer durante o percurso), filtro solar, repelente, roupas confortáveis, um carrinho compacto estilo guarda-chuva para quem tem bebês, documentos das criança, carteirinha do plano de saúde, carteira de vacinação e o telefone do pediatra para qualquer emergência. Deixe fácil também uma bolsa com itens como: lenço umedecido, fraldas etc

*E por fim, tente não se estressar se as coisas não saírem conforme o roteiro. Filhos são sempre uma caixinha de surpresas e por mais que planejamos com antecedência sempre tem uma coisinha ou outra que sai diferente do esperado. Curtam cada momento, aproveitem a boa desculpa do "Estou de Férias" para meter o pé na jaca e comer sem culpa aquele camarãozinho frito, libere o picolé que você regulou durante o ano pensando em evitar a dor de garganta, meleque-os com muito filtro solar e deixe-os brincarem á vontade, faça castelinhos de areia com as crianças, tire muitas fotos e aproveitem intensamente esses momentos felizes, pois sendo assim, as férias em família sem dúvida, farão parte do rol das melhores lembranças guardadas na memória dos vossos filhos.

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker