quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Adaptação na Escola!

Olá Papais!!!

Aproveitando o ensejo da volta às aulas e também enfatizando o fato das crianças que ingressarão na escola neste segundo semestre, convidei as sócias proprietárias e pedagogas da Materna, Ana Luisa Bittencourt Castro e Fernanda Ortiz, para falarem um pouquinho sobre a fase de adaptação dos pequenos, nessa nova etapa de suas vidinhas. Vale a pena conferir o texto:


Adaptação

A adaptação da criança pequena à escola é um processo, muitas vezes, doloroso e desconfortável para as famílias. Pode ser o primeiro momento de separação entre os pequenos e sua casa.
É normal a criança ter certo receio do desconhecido (a escola) e chorar nos primeiros dias. Algumas famílias, entretanto, não suportam este período e desestabilizam-se. Acreditam que, por chorarem, as crianças estão em sofrimento profundo e podem ficar traumatizadas.
Se a escola é um ambiente afetuoso e acolhedor e se a família também acolhe esse sofrimento inicial com tranquilidade, não há traumas. Há apenas ganhos. Ensina-se aos pequenos que é possível passar pelos desconfortos da vida sem desmoronar, que é possível suportá-los e que esses desconfortos são passageiros.
A adaptação à escola não traz um contínuo sentimento de perda, trata-se de algo pontual e processual, pelo qual todos os alunos passam, cedo ou tarde. Ao suportarem com tranquilidade este período, os pais ensinam aos seus filhos que eles também podem lidar com as perdas e, assim, crescer psicologicamente saudáveis.








Contato:
End: Rua Pedro Coutinho, 224, Bairro Cachoeira
Tel: 67 3204-0835
Site: www.maternams.com.br

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker