quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cápsula do Tempo

Olá Pessoal!

Hoje vou dar uma dica muitoooo legal, mas antes preciso contar como cheguei até ela.
Desde que comecei com o blog, recebo muita mensagens de mamães que acompanham o Maenual, pedindo ou agradecendo alguma dica, trocando experiências, dando sugestões, enfim, eu adoro essa interatividade  e essas mensagens são sempre bem-vindas. Foi então que recebi uma mensagem in box na Fã Page do blog, mas a surpresa, é que diferentemente do que estou acostumada ela veio de um pai, que autorizou-me a reproduzi-la aqui para vocês entenderem melhor:

Olá...
Tenho acompanhado seus posts e não posso deixar de dar os parabéns pelas dicas. Tudo muito pertinente e numa linguagem fantástica!
Eu, como pai de uma bebê maravilhosa de 1 ano e 2 meses, separado da mãe dela há 10 meses e com contatos limitados a finais de semana alternados, aproveito seu blog para conhecer mais sobre brincadeiras, "moda" (eu que compro as roupas dela para passar o tempo comigo, fitas de cabelo, sapatos, etc) e dicas de cuidados e comportamento.
Obrigado mesmo. A propósito, fiz uma cápsula do tempo para minha filha, onde amigos e familiares podem enviar mensagens, fotos, vídeos, etc, e ela terá acesso somente quando conquistar maturidade suficiente para ler e aproveitar o tesouro que está sendo gerado. Adicionalmente, gravo vídeos e áudios com ela junto, conversando e falando sobre nossos passeios, fatos do cotidiano, meus sentimentos em relação ao futuro dela, etc. Se quiser visitar o end é: www.boin.com.br/mariajulia


Vasco Boin

Para começar fiquei encantada, com esse pai que mesmo não tendo o convivio diário com sua filhinha, não se acomodou e está em busca de bagagem para vivenciar plenamente a paternidade. Quem dera todos os pais fossem participativos, interessados e apaixonados como ele, sem dúvida os filhos é quem sairiam ganhando.
Depois achei simplesmente fantástica a idéia da Cápsula do Tempo, e corri para conhecer o tesouro que este papai coruja está construindo para sua filhota Mária Júlia:


Achei a idéia tão boa que quis compartilhar com vocês, e pedi ao papai um passo a passo com orientações sobre como criar a cápsula do tempo e o conteúdo que pode ser inserido nela.
Ele gentilmente atendeu minha solicitação e ainda colocou-se á disposição para quem tiver alguma dúvida. Segue o passo a passo para a criação da Cápsula do Tempo

1º passo: criação de ambiente para envio
Esse ambiente pode ser um blog ou um site específico. Ele pode conter fotos (timeline) e mensagens explicando o propósito da Cápsula do Tempo.
O ideal é que em se tratando de blog, que as mensagens não fiquem expostas, pois uma das coisas mais bacanas é o efeito surpresa e também a exclusividade de ser uma mensagem somente para a criança (direcionada)
Esse ambiente poderá ter um formulário de envio de mensagens (no meu site tem isso), onde as pessoas podem escrever livremente e as mensagens são enviadas diretamente a um email previamente cadastrado, e deverá conter um link de redirecionamento de email ex.: mailto:contato@site.com.br, onde as pessoas podem utilizar para enviar tanto mensagens como também arquivos (fotos, vídeos, áudio, etc.).
O processo é muito simples, pois caso não queira ou não tenha conhecimento para criar o formulário de mensagens, o link de email já resolverá, inclusive sendo mais amplo, pois pode enviar arquivos.

2º passo: criação do email de recebimento
Esse email pode ser qualquer um, gmail, yahoo, hotmail. No meu caso, como tenho registro de domínio com o meu sobrenome (boin), utilizo um desse, mas na verdade ele está sediado no gmail. Caso o volume de mensagens/arquivos atinja o limite de capacidade do email, poderá ser criado outro email e alterado o link de redirecionamento no site/blog.

Principais pontos / Mensagens
Ela recebe mensagens de várias pessoas que me conhecem, amigos e que querem compartilhar algum fato ou experiência. Pessoas que a conhecem em alguma oportunidade e logo em seguida enviam uma mensagem contando essa experiência. Ela recebe mensagens de primos, tios/tias, avós que contam história da família, origem dos sobrenomes, onde e como esses familiares nasceram e viveram, enfim, histórias que nós adoraríamos conhecer, mas que pela distância e memória dos nossos familiares, temos muita dificuldade em saber.
Ela recebe fotos e vídeos em que ela aparece, sempre com alguma mensagem explicando o conceito, o local, as atividades daquele dia, etc.
Eu atualmente gravo vídeos em casa e áudio enquanto dirijo, conversando, olhando para ela e contando aquilo que estamos vivendo, a viagem em que estamos, meus sonhos, minhas expectativas, tudo direcionado e “conversado” com ela. É claro que muitas vezes me emociono ao conversar, afinal é algo que ficará para ela, para a vida dela. É a formação e a base da história dela.
O acesso é único. Somente eu tenho acesso ao material e decidirei o momento certo de entregar esse tesouro para uso dela (senha do email).

Quem não iria amar receber um presente desses no futuro? Super dica para as mamães e papais de plantão!

Beijos e ótimo dia!
Cin

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker