quinta-feira, 27 de junho de 2013

Babá X Escola

Olá Queridas!

Recentemente, contei aqui, que firmamos uma nova parceria com o Berçário Materna, dessa vez reproduzindo textos sobre temas que sejam do interesse de vocês, escritos pelas sócias proprietárias e pedagogas da Materna, Ana Luisa Bittencourt Castro e Fernanda Ortiz. No mês passado elas falaram sobre psicomotrocidade, (quem não leu, vale a pena conferir), e dessa vez vamos abordar um tema que é bastante conflituoso para as mamães: A decisão de escolher entre babá ou escola. Segue texto para ajudar aos papais nessa escolha:

Minha licença maternidade acabou. O que escolho? Babá ou escola?
São pouquíssimas as pessoas que podem contar com uma babá de confiança para deixar seu filho no retorno ao trabalho após a licença maternidade. Entre as duas opções acima, a segunda é sempre a mais segura e a que permite maiores ganhos às crianças.
Um berçário como o Materna, além do caráter educativo, tem função maternante, ou seja, de atenção às necessidades primárias das crianças: a mamadeira nas horas de fome e acalanto, o consolo frente ao choro dos primeiros dias, o embalo afetuoso no momento de pegar no sono, a brincadeira nas horas de banho ou durante as trocas de fraldas.
Em uma escola de educação infantil especializada, os bebês terão a oportunidade de aprender com outras crianças e com adultos que possuem profundo conhecimento sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil. Esse contato cotidiano das crianças com outras pessoas, com objetos adequados e atividades planejadas, amplia e enriquece suas possibilidades de conhecimento e se constitui em uma perspectiva privilegiada de expansão e afirmação de suas capacidades.
A inclusão da criança pequena em um novo meio social (escola), o encontro com outras crianças e adultos, o estabelecimento de novas relações afetivas significativas, a busca de novas formas de comunicação, o descobrimento e a exploração de diferentes espaços e objetos constituem o primeiro desafio para os pequenos conhecerem e compreenderem a realidade que os circundam.


Fernanda Ortiz e Ana Luisa Bittencourt
Ana Luisa Manzini Bittencourt de Castro
Gestora / Diretora

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP), atua há 20 anos na área da educação. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), universidade pela qual também cursou o Mestrado em Educação e defendeu dissertação que versa sobre a importância da criatividade e da autonomia para o desenvolvimento da inteligência das crianças. É, há 12 anos, membro da Jean Piaget Society, sediada nos EUA e já apresentou trabalhos sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil em quatro de seus Congressos Internacionais (São Francisco, Toronto, Montreal e Quebec), tendo trocado várias experiências educativas com professores e pesquisadores americanos e canadenses.

Começou sua vida profissional como professora de Educação Infantil e atuou por quase quinze anos como coordenadora pedagógica do mesmo segmento em conceituadas escolas particulares pelos lugares onde morou (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Campo Grande). Sua última experiência profissional na Cidade Morena foi uma assessoria pedagógica feita com um grupo de São Paulo e prestada a uma antiga e tradicional escola privada da região. Foi professora universitária por oito anos, tendo participado da formação de vários grupos de professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da PUC-RS e da FACITEC, em Brasília. Possui trabalhos publicados em diversas revistas, entre elas a Revista de Psicopedagogia e a Cognitive Development. Tem dois filhos lindos e é mãe coruja.

Fernanda  Ortiz
Gestora / Coordenadora

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com habilitação em Educação Infantil, atua nessa área há sete anos. É especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Campo Grande e mestranda em Educação na universidade pela qual se graduou (UFMS). Iniciou sua carreira em educação numa conceituada escola privada de Campo Grande, tendo trabalhado especialmente com crianças de 0 a 3 anos, como professora e como coordenadora pedagógica.

É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em sua carreira acadêmica, publicou trabalhos em seminários e congressos nacionais (Anped/Centro-Oeste) e internacionais (Lisboa/Portugal e Buenos Aires/Argentina). Sua paixão por bebês é a razão de ser uma das idealizadoras da Materna

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