terça-feira, 28 de maio de 2013

Convidadas Especiais e Psicomotrocidade!

Olá queridas tudo bem?
No mês passado falei aqui sobre a inauguração de um Bercário que trouxe um novo conceito para Campo Grande, a Materna.
O post fez tanto sucesso que recebi vários e-mails de leitoras que o leram no blog e hoje estão com os filhos matriculados na Materna, todas muito satisfeitas, o que me deixa muito feliz, pois é sempre bom saber que vocês aproveitam as recomendações que deixo aqui.
Pensando em continuar trazendo informações úteis, decidi convidar as sócias-proprietárias da Materna, Ana Luisa Bittencourt Castro e Fernanda Ortiz, que também são excelentes pedagogas, para escreverem alguns textos por aqui sobre temas que sejam do interesse de vocês.
E o primeiro será sobre : Psicomotrocidade, palavra difícil, a qual sempre ouvimos falar, porém  nem sempre entendemos tudo o que ela engloba. Por isso, nada melhor do que as meninas super entendidas do assunto, para trazer a definição correta. Espero que gostem desse tema inicial, e logo voltaremos com outros tão interessantes quanto!


Muitos pais nos perguntam o que significa "Psicomotricidade".


Alunos recebendo estímulos de psicomotrocidade na Materna
A motricidade é a primeira inteligência da criança e está intimamente ligada à expressão de seu psiquismo. Antes mesmo da aquisição da linguagem, a principal relação dos pequenos com o mundo são os movimentos, os quais se constituem em meios de exteriorizar suas ideias e noções. Quando um adulto dá significado a essas experiências e cria um repertório afetivo e lúdico de comunicação e estimulação, ajuda a formar as bases para outras aprendizagens verbais, tais como ler, escrever e contar. A psicomotricidade, relação entre ato motor, afeto e pensamento, é valiosa para o desenvolvimento intelectual das crianças. Afinal, a inteligência nasce de experiências sensoriais, perceptivas e motoras.
Para planejar e provocar esses momentos, nossos bebês contam com profissionais preparados e atentos, que estarão ao seu lado a cada passo e em cada fase de sua maturação. Com estímulos adequados, num ambiente acolhedor e afetuoso, ampliamos suas possibilidades de ser e estar no mundo.


Fernanda e Ana Luisa, dupla de sucesso no Bercário Materna
  
Ana Luisa Manzini Bittencourt de Castro
Gestora / Diretora

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP), atua há 20 anos na área da educação. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), universidade pela qual também cursou o Mestrado em Educação e defendeu dissertação que versa sobre a importância da criatividade e da autonomia para o desenvolvimento da inteligência das crianças. É, há 12 anos, membro da Jean Piaget Society, sediada nos EUA e já apresentou trabalhos sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil em quatro de seus Congressos Internacionais (São Francisco, Toronto, Montreal e Quebec), tendo trocado várias experiências educativas com professores e pesquisadores americanos e canadenses.

Começou sua vida profissional como professora de Educação Infantil e atuou por quase quinze anos como coordenadora pedagógica do mesmo segmento em conceituadas escolas particulares pelos lugares onde morou (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Campo Grande). Sua última experiência profissional na Cidade Morena foi uma assessoria pedagógica feita com um grupo de São Paulo e prestada a uma antiga e tradicional escola privada da região. Foi professora universitária por oito anos, tendo participado da formação de vários grupos de professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da PUC-RS e da FACITEC, em Brasília. Possui trabalhos publicados em diversas revistas, entre elas a Revista de Psicopedagogia e a Cognitive Development. Tem dois filhos lindos e é mãe coruja.

Fernanda  Ortiz
Gestora / Coordenadora

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com habilitação em Educação Infantil, atua nessa área há sete anos. É especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Campo Grande e mestranda em Educação na universidade pela qual se graduou (UFMS). Iniciou sua carreira em educação numa conceituada escola privada de Campo Grande, tendo trabalhado especialmente com crianças de 0 a 3 anos, como professora e como coordenadora pedagógica.

É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em sua carreira acadêmica, publicou trabalhos em seminários e congressos nacionais (Anped/Centro-Oeste) e internacionais (Lisboa/Portugal e Buenos Aires/Argentina). Sua paixão por bebês é a razão de ser uma das idealizadoras da Materna


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker