quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Volta às Aulas: Dicas práticas para economizar na Lista de Material

Olá Mamães!!!

Escrevi esse artigo ano passado para minha Coluna no site Campo Grande.net, mas como a época é oportuna achei que seria interessante republicá-la por aqui:

" Começo do ano é sempre um período difícil para as familias no que se refere as finanças. Além dos excessos de gastos de fim de ano, tem o vencimento dos IPS da vida (Iptu, Ipva...) e o retorno da criançada à escola, o que acarreta em mais gastos como matrícula, mensalidade, e a compra da lista de materiais. Por isso, hoje vou dar algumas dicas para os pais economizarem nesse quesito.
Confiram

* Tire xerox da lista fornecida pela escola e leve em várias livrarias pedindo orçamento. Se for mais prático, informe-se antes, pois muitas delas enviam as cotações por fax ou e-mail. Mas acreditem realmente vale a pena pesquisar, ano passado fiz isso e cheguei a encontrar uma diferença de R$200.00 no total entre uma livraria e outra.


 * Verifique nos materiais do ano anterior o que ainda está em bom estado de conservação. Se você comprou uma mochila de boa qualidade no ano passado, é possível que ela ainda esteja conservada para poder usá-la por mais um ano, fazendo com que você economize nesse item. 

* Vale ficarem atentos para os eventuais excessos que podem ocorrer na lista fornecida pelas escolas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, materiais de higiene e limpeza não podem ser exigidos pela mesma. Também é proibido especificar na lista "marcas" dos materiais, e nem que sejam comprados em algum lugar específico, com exceção dos livros e apostilas pedagógicas próprios do colégio. 


 * Se possível não leve os filhos quando for realizar a compra dos materiais. Eles costumam ficar eufóricos com a grande variedade de produtos oferecidos pelas livrarias, e é bem possível que você acabe levando a lancheira do Ben 10 ou a mochila da Barbie, mesmo sendo itens mais caros dos que você planejava comprar, simplesmente por não resistir a carinha pidona dos pequenos.

* Pergunte sempre se tem desconto nas compras à vista, muitas vezes o desconto é bom e compensa. Algumas lojas também dão desconto quando os pais compram uma grande quantidade, sendo assim, vale a pena combinar compras conjuntas com outros pais.

* Fiquem atentos para promoções aparentemente tentadoras mas que podem ser pegadinhas, como por exemplo "Pague só depois do Carnaval", pois os juros costumam estar embutidos e os preços não saem tão mais baratos como parece.

 * Exija sempre a nota fiscal dos produtos, pois você vai  precisar dela caso precise realizar alguma troca."


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker