quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Depressão Infantil: Um problema não tão fácil de ser identificado

Bom Dia Amores!!!

Estou de volta e morrendo de saudade de vocês.
A viagem foi ótima, revigorante e não esqueci que prometi um diário de bordo por aqui, o post já está sendo providenciado contando todos os detalhes e brevemente publico.
Mas agora vamos falar de coisa séria. Realizei no perfil do Blog no Facebook, uma enquete com 3 temas a serem votados entre as mamães, para que a psicóloga Carla Comin, nossa parceira, pudesse abordar, e o escolhido foi: Depressão Infantil, um problema não tão fácil de ser identificado. Gostei da escolha por considerar um tema de extrema importância e que pode acontecer em qualquer lar.
Portanto, confiram a matéria da Carla, que está bem bacana
Beijos e ótimo dia!


Olá meninas, tudo bem?
Semana passada realizamos uma enquete para que vocês nos ajudassem a  escolher o tema da matéria que iria inaugurar a parceria entre Maenual + Psicologia. Vocês votaram e aqui estou para falar sobre Depressão Infantil.
Antes de definir, é preciso lembrar que o termo “Depressão” tem sido utilizado tanto para descrever um estado afetivo normal caracterizado pela tristeza, quanto para mencionar um quadro de caráter mais patológico. O que quero dizer é que, assim como a alegria, a tristeza é uma reação natural, comum a todos nós a medida que buscamos adaptação às situações enfrentadas no dia a dia, e por isso tem de ser diferenciada da depressão enquanto uma doença, um transtorno de humor com causas físicas ou emocionais e sintomas psíquicos, fisiológicos e comportamentais, que merece atenção especial e precisa de tratamento, caso contrário não será vencido.
Os principais sintomas da Depressão em um adulto são: profunda tristeza sem razão aparente, sensação de perda da energia, desânimo, diminuição da concentração, isolamento social, alterações no sono e apetite. Na depressão infantil estes sintomas também podem aparecer, porém o diagnóstico se faz mais difícil, pois, na maioria das crianças, a sintomatologia da Depressão é atípica, isto é, os sintomas podem apresentar-se de forma a escondê-la sob o disfarce rebelde do comportamento agressivo, baixo desempenho escolar, hiperatividade e irritabilidade.
É preciso então, estar atento a todas as formas de comunicação que nossos pequenos encontram para nos contar que algo não está bem. Como muitos deles ainda não conseguem expressar o que sentem ou pensam, cabe a nós procurarmos a maneira mais eficaz de compreendê-los e auxilia-los. Uma dificuldade em lidar com novas situações que exigem uma reorganização mental é normal, porém aquela dificuldade que traz consigo uma forma desajustada e que gera sofrimento precisa ser tratada.
Mas como tratar? Terapia ou medicação? Em alguns casos mais graves faz-se necessário associar medicação à psicoterapia, porém na maioria dos casos, o tratamento psicoterápico é suficiente para alcançar a remissão dos sintomas e auxiliar a criança à compreender, expor e elaborar os conflitos, medos ou angústias que a afligem.
Caso queiram saber mais, por favor comentem ou enviem por e-mail as dúvidas, para que eu possa esclarecê-las e ajudar a todas!
Beijos, até a próxima!!!

Carla Comin
Psicóloga clínica
CRP 14/05428-2


 


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker