quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por que as crianças não sabem esperar?

Filho (a) espera só um pouquinho, mamãe vai terminar aqui e já vai- 2 segundos depois: Mãeeeeeee já terminou?
Tenho certeza que essa cena é familiar a todas vocês. E só nós sabemos o quanto a urgência que as crianças sentem, e essa necessidade de querer tudo pra ontem é algo que nos deixa atordoadas muitas vezes.
Fui pesquisar mais profundamente sobre essa relação  das crianças em relação ao tempo, e descobri que até os 5 anos a  noção temporal deles ainda é muito limitada.
A explicação se dá no fato de que a noção de tempo e espaço exige pensamento concreto, racional, algo que nessa fase da vida a criança não tem porque vive no mundo do faz-de-conta, e o que importa pra eles é o tempo presente, o ato concreto.
Somente após os 5 anos,  a noção de tempo começa a ficar mais clara na cabecinha da criança e aí passamos a conseguir pequenos progressos na tentativa de fazê-los esperar e entender a noção de tempo.
Portanto, se seu filho ainda não atingiu essa idade, esse post é só para dizer que não adianta perguntar se ele nasceu de 7 meses, cada vez que faz uma birra por não saber esperar. Esse é um processo que vai acontecer de forma lenta e gradativa em seu desenvolvimento, e até lá, quem fica na espera para que o tempo passe voando é a gente :)
Paciência, paciência!


Disqus for maenual




eXTReMe Tracker