segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Não basta ser Pai, tem que Participar!

Olá Pessoal!

Hoje vamos começar a semana com texto do maridón. Pedi pra ele escrever sobre a mudança de comportamento dos pais atuais, que participam efetivamente na criação dos filhos. Como ele é um pai que se encaixa totalmente nesse novo perfil, poderia falar sobre o assunto de carteirinha, e gostei muito do texto. Confiram:


"Quem dera ter sido pai em mil novecentos e ... na época em que o pai era o chefe da casa, o responsável pela família, aquele que acordava cedo saia de casa para o trabalho e voltava no final da tarde, dava oi para os filhos, chamava atenção dos que fizeram arte, enquanto tomava banho a esposa preparava a janta, sentava em frente a TV assistia ao jornal,  ia dormir.
Hoje em dia ser pai é diferente, o mundo mudou, as mães agora trabalham fora, participam financeiramente dos gastos familiares, os filhos começam mais cedo nas escolas, pai agora é meio que um super-herói sem capa, vamos chamá-los de pais participativos, aquele que participa totalmente da criação dos filhos, troca fralda, dá banho, escova os dentes, faz papinha, põe pra dormir, faz maria chiquinha, leva para passear, lava mamadeira.. ixi tenho exemplos para um mês de leitura... Vejo pela minha turma de amigos, todos são super pais, alguns mais, outro menos, porém basta olhar as fotos no facebook, sempre tem um pai fazendo alguma coisa pelo filho, ou até mesmo pela esposa, para que ela possa descansar, se cuidar, ter um tempo só pra ela.
Fico pensando nos dias atuais se eu tivesse 9 filhos como meus avós tiveram, aposto que eu não teria nenhum fio de cabelo na cabeça, pesaria metade do meu peso atual, teria olheiras horrendas, estaria 24hrs cansado, com sono, com fome, totalmente sem dinheiro... meu Deus !!!
No entanto, acredito que essa nova geração de filhos criados com a proximidade dos pais, crescerá sabendo que tem no “velho lá de casa” um amigo verdadeiro, com quem podem contar em qualquer situação, e economizarão assim, uma nota em terapias, tão comumente motivadas pela necessidade latente e pelas ausências tão doídas dos pais, na vida dos seus filhos."

Por Rogerio Moralles (pai participativo da Letícia e do Arthur)



Beijos e ótima semana!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker