quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mães que Choram!!!

Esses dias uma amiga que teve filho recentemente perguntou: Quanto tempo demora para os hormônios da gravidez sairem do nosso corpo e pararmos de chorar até com comercial de margarina? E eu prontamente respondi à ela: Nunca mais.
Pois é amiga, seja bem-vinda ao clube das mães choronas. Antes da maternidade eu era uma pessoa moderadamente emotiva, sim, sempre teve a minha fraqueza assumida de chorar em filme, seja ele qual for, (fato que é motivo de piada constante do marido arghhh), mas tirando isso costumava me emocionar apenas com coisas realmente tristes, que todo mundo se emociona.
Aí as crianças nasceram, meus hormônios entraram em ebulição e nunca mais voltaram ao normal. Desenvolvi uma capacidade impressionante (e ás vezes até ridícula) de sentir freqüentemente os olhos enchendo d'agua. Pode ser noiva entrando na igreja, casal da novela das 8 que não se acerta, homenagem de dia dos pais que o povo posta no facebook, apresentação do criança esperança, e obviamente filhos.
Ser mãe é se emocionar com a expressão de pureza no rosto do filho ao observá-lo dormindo, é sair com o nariz vermelho da apresentação do dia das mães da escola, é ir as lágrimas ao ter que obrigá-los a fazer a inalação que eles tanto repudiam, é rever uma foto do dia em que eles nasceram e não conter as lágrimas, é ter um coração mil vezes mais mole e emotivo.
Não tenho dúvidas que a maternidade nos sensibiliza, não conseguimos ser indiferentes mesmo as dores que não são nossas, nos colocamos no lugar do outro, principalmente se o outro também for mãe.
Além das suas outras trocentas facetas, a maternidade também tem disso, desperta na gente uma capacidade única e inexplicável, de comoção com o mundo que nos cerca.

Quem também virou manteiga derretida depois dos filhos levanta a mão aí?


Um comentário:

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker