quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aprendendo a Perder!

Olá Mamães!!!
O post de hoje foi inspirado num fato que aconteceu comigo e levou-me a refletir sobre esse assunto. A Letícia estava brincando com amiguinhos de dança da cadeira, aquela brincadeira onde se coloca uma cadeira a menos que o número de participantes, e as crianças giram evolta dela e quando a musica acaba todos sentam-se e o que não conseguir sentar está fora do jogo. Tudo estava indo bem, até ela ser a bola da vez. Quando a música parou todos sentaram rápido e ela percebeu que foi a elimninada do jogo simplesmente caiu num pranto compulsivo que não cessava. No começo eu a consolei e tentei acalmá-la mas vi que ela não parava de chorar e não se conformava de ter perdido. Foi quando percebi que eu devia estar falhando em algum momento na parte de prepará-la para as frustrações e derrotas da vida.Claro que ninguém gosta de ver um filho frustrado, mas ao mesmo tempo, sabemos que a vida trará para eles diversas situações em que não poderemos impedir que esse setimento lhes invada. Portanto, devemos auxiliar nossos filhos a lidarem com o sentimento de perda, tão presente na vida de todos nós.
Pesquisei a respeito e reuni várias dicas de psicólogos sobre como ajudar nossos filhos a lidarem com as frustrações e decepções. Claro que não poderia deixar de vir compartilhar com vocês:

* Mostre sempre que ganhar não significa ser superior, assim como perder não significa ser inferior. O verdadeiro objetivo de qualquer competição é atingir seu melhor resultado, mesmo que nem sempre signifique vitória.

* Estimule seu filho (a) a fazer parte de grupos esportivos, pois esse hábito, além de ampliar as amizades, incentiva o espírito competitivo e ensina a ganhar e a perder.

* Jamais crie expectativas sobre os resultados, afinal de contas, a competição deve ser usada somente para a formação do caráter do pequeno (a) e nunca para superar frustrações familiares.

* Encoraje-o a tentar novamente, mas sem lhe passar um sentimento de pressão pela vitória.

* Exibir seu filho como se ele fosse um troféu parece uma atitude positiva. Mas, na realidade, isso é muito ruim. É bacana você se sentir orgulhosa pelas conquistas do seu filhote, mas não saia por aí contando pra todo mundo. Isso faz ele pensar que nunca poderá errar, porque irá decepcionar você e todas as pessoas ao seu redor que sabem sobre a vida dele.

* Uma das principais características dos maus perdedores é nunca ter recebido um não na vida. Ouvir uma negativa impõe limites, ajuda seu filho a se estruturar e o estimula a lidar melhor com os sentimentos de frustração e perda.

* Ensine-lhes que o verdadeiro objetivo de qualquer competição é atingir seu melhor resultado, mesmo que nem sempre signifique vitória. E acima de tudo, ressalte que uma conquista honesta, sem trapaças, vencida pelos próprios méritos, tem muito mais valor.



Já estou tentando colocar em prática várias dessas diquinhas por aqui. Espero que seja úteis para vocês também!
Beijos e ótimo dia!
Cin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker