segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ideías para ter uma Brinquedoteca dentro de casa!!!

Olá Mamães!!!
Se tem ma coisa que eu sinto muitaaaaaaaa falta de ter em casa é um quarto de brinquedos ou brinquedoteca como alguns preferem chamar. Infelizmente na casa onde moro todos os cômodos estão ocupados e não tenho espaço disponível para fazer isso, porém, quem tem espaço sobrando e é algo que indico fazer de olhos fechados.
Já disse aqui que fico impressionada com a velocidade que os brinquedos se proliferam na casa da gente, e quanto mais filhos maior também a quantidade de brinquedos espalhados por todos os cantos, e manter a casa organizada, é uma missão praticamente impossível.  Acho que por isso, sinto tanta falta de  ter um lugar onde eu  pudesse entulhar todos os brinquedos e simplesmente fechar a porta quando chegar alguma visita.  Você pode estar em dúvida se isso realmente funciona,  pois as crianças podem continuar querendo levar os brinquedos para fora do quarto, porém acredito que é tudo uma questão de conversar e fazê-los entender que no cantinho deles quem manda são eles e a bagunça é liberada, mas que os brinquedos não podem sair de lá.
Na próxima casa que eu for morar, minha cunhada que também é minha arquiteta, já sabe que o projeto prioritário é a brinquedoteca das crianças. Tenho até uma pastinha no meu computador de imagens com propostas fofíssimas, que vou salvando para me inspirar quando for executar a idéia.
Vou dividir as minhas preferidas, para vocês se inspirarem junto comigo. Confiram:











Algumas Dicas Legais:

* Revestir o chão com tapete E.V.A além de deixar o espaço mais seguro deixa o ambiente mais alegre.

* Uma idéia bem bacana para quem tem meninos, que eu vi uma vez no qarto de brinquedos dos filhos de uma amiga, foi ter adesivado o chão como se fosse uma mini cidade, tinha pistas, sinalização, semáforos, e os meninos brincavam e se divertiam com seus carrinhos.

*O quarto de brinquedo deve ser arejado, ter boa iluminação, móveis compatíveis com a altura das crianças,  ter as tomadas vedadas e telas de proteção nas janelas.

* Apesar de várias das fotos acima usarem TV nos quartos de brinquedo, pessoalmente eu não colocaria nem a televisão nem o computador. Eu daria prioridade aos brinquedos propriamente ditos, livros de histórias e uma mesinha com muitos lápis de cor e giz para colorirem. Na minha opinião pessoal, o quarto de brinquedos deve ser também um espaço lúdico e qualquer tipo de aparelho tecnológico, acredito que desviaria esse foco.

*  Podemos também colocar outros móveis para a criança brincar como: uma casinha de bonecas, uma cabana de índio, um mini escorregador. Tudo vai depender do tamanho do quarto e da idade da criança.

* A Suvinil tem uma tinta conhecida como: Tinta Lousa ou Limpa Fácil, que pode ser aplicada nas paredes permitindo que as criança possam desenhar e rabiscar as paredes sem que você precise arrancar os cabelos por isso, pois para apagar, basta aplicar detergente neutro com uma esponja macia.

*Divida os brinquedos em categorias e crie áreas para atividades diferentes, como o cantinho da leitura, dos jogos e da pintura, entre outros.

Esse post só atiçou mais ainda a minha vontade de ter um cantinho assim na minha casa... prometo que quando isso for possível eu venho mostrar para vocês como ficou.
Beijinhos,
Cin

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker