quarta-feira, 23 de maio de 2012

10 Receitinhas infalíveis do Tempo da Vovó!!!


Olá Mamães!!!
Quando engravidei da Letícia, totalmente mãe de primeira viagem, eu queria fazer a linha: mãe politicamente correta. Era daquelas que seguia rigorosamente tudo o que a pediatra mandava e confesso (envergonhada) que tinha certa resistência em seguir os ensinamentos da minha mãe (que diga-se por sinal, criou muito bem 3 filhos usando tais ensinamentos). Resisti à muita coisa que ela dizia,  pois quando questionava a pediatra, a mesma se mostrava cética. Foi só na segunda gestação (quando a gente aprende a simplificar as coisas) que eu enfim me rendi aos conselhos da vovó dos meus filhos, e pude ver que muitas daquelas receitinhas simples, inocentes e antigas realmente surtem efeito. Aproveito esse post para pedir perdão a minha mãe pela minha cabeça dura e ok mãe, preciso admitir: você sempre teve razão!!!
Seguem algumas receitinhas transmitidas de geração em geração totalmente testadas e aprovadas. Quem ainda é meio cética como eu era, repito: Podem fazer que é porreta!!!

1-Canja de galinha caipira para a mamãe no pós parto:  Os antigos também chamavam de "canja de mulher parida". Minha mãe preparou para mim, logo após as duas gestações e realmente eu me sentia bem mais disposta e forte depois de tomar a canja. A carne branca é mais leve e digerível que a vermelha e os legumes cozidos  também possuem nutrientes que  ajudam as mulheres que deram a luz a se reestabelecerem mais rápido. A canja também é indicada quando as crianças estão doentinhas.

2-Vick Vaporub: Minha mãe usou muito vick em mim e nos meus irmãos, e hoje eu repito a técnica com as crianças. Quando eles estão com tosse principalmente, sempre passo vick no peito, pescoço e nos pés colocando uma meinha logo depois. É tiro e queda!

3-Cházinhos de todos os tipos: Foi a minha maior resistência. A pediatra não acreditava nos efeitos dos cházinhos da vovó e eu demorei para acreditar também. Hoje sou fã e recorre sempre a eles. Camomila e erva doce quando estão muito agitados, folha de goiaba para conter a diarréia, folha de romã para dor de garganta e assim por diante...

4-Banho quente e leite adoçado com mel e canela: Sabe aquele dia que a criança brincou com água, ou ficou no sereno e você está receosa e quer prevenir um futuro resfriado? Dê um banho com água bem morninha e um mamá de leite adoçado com mel e canela antes de dormirem. Leva o resfriado para longe.

4-Pés dos Bebês Agasalhados: Não importa se seu bebê nascer no frio ou no calor, mantenha sempre os pés com uma meinha, ajuda a evitar friagens.

5-Sal Grosso na água do banho: Uma técnica antiga que ajuda a criança a relaxar...minha mãe também me aconselhava a colocar umas gotinhas de álcool na banheira. O sal grosso tem propriedades relaxantes, faz o mesmo efeito de um bom banho de mar, que revigora qualquer pessoa.

6-Algodão nos ouvidos: Aconteceram algumas situações em que precisei freqüentar lugares barulhentos enquanto as crianças eram bebêzinhas. O conselho da vovó foi proteger os ouvidinhos deles com algodão. Outra técnica que acredito ser válida.

7-Receita Prática: Tem dias que o tempo está curto e precisamos de uma receitinha rápida, nutritiva e prática para a refeição das crianças. Essa receita eu aprendi com a minha sogra, as crianças adoram e volta e meia faço uso dela. Anotem Aí: Mingau de Fubá e ovinho: Dissolva o fubá em água fria, coloque na panela e mexa até engrossar. Quando estiver grosso, adicione  sal, um ovo, salsinha e cebolinha. Mexa tudo  até o ovo se dissolver e pode servir.

8- Maizena para assaduras: Gente maizena é tudo na vida de uma mãe. Para usar de maneira preventiva: faça uma trouxinha com uma fralda de pano cheia de maizena e borrife um pouquinho a cada troca de fraldas. Se a criança já está assada, dissolva a maizena na água do banho e continue usando a trouxinha nas trocas acompanhada de uma pomada para tratamento de assaduras de sua preferência. Garanto que vai melhorar bem mais rápido.

9-Pomada Nenê dent e Camomilina C: A erupção dos primeiros dentinhos costuma ser uma fase bem, incomôda para os bebês, deixando os irritadinhos e até com baixa na imunidade. Para aliviar um pouco desse incomôdo vale a pena se valer desses remédinhos antigos. A camomilina C para quem não conhece, é  um remédinho fitoterápico a base de camomila, alcaçus e cálcio. Ele vem em cápsulas que vc abre e dissolve o pozinho misturado no leite ou no suco. Já a pomada Nenê dent é para ser aplicada na gengiva dos bebês e lembro que ajudava bastante a acalmar as crianças nessa fase.

10-Cantar: Cante sempre para o seu bebê. Pode se uma canção de ninar, uma música que você goste ou a mesma que cantava quando ele estava na barriga. A voz da mãe é sempre calmante e acolhedora para os bebês.

Quem tiver mais receitinhas milagrosas do tempo da vovó, compartilha aí nos comentários. Vou adorar!!!
Beijos e lindo dia!
Cin  

8 comentários:

  1. Bom dia!!! Adorei as dicas e os "reforços" para o que a minha mãe fala! Se elas nos criaram... Devem saber o que fazer com os netos né? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Adorei as dicas e os "reforços" para o que a minha mãe fala! Se elas nos criaram... Devem saber o que fazer com os netos né? Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essas dicas! Vou seguir!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dica vou adotar com meus gêmeos 👏👏👏

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker