quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dicas para escolher o nome dos Fihos!!!


Escolher o nome que os filhos carregarão por toda a vida não é uma tarefa fácil, exige responsabilidade e consenso entre os pais, que muitas vezes passam grande período da gestação em dúvida sobre as diversas opções de nomes existentes.
Eu lembro que devia ter uns 12 anos e já falava que minha filha se chamaria Ana Letícia e meu filho Arthur, pois adorava esses nomes. Depois mudei o do menino por outro e passei um bom tempo acreditando que aquele seria o nome que daria para meu futuro filho, mas aí enjoei dele e voltei a querer Arthur rs.
Tive a sorte de meu marido também gostar de ambos os nomes e não tivemos nenhuma divergência quanto a isso, aliás, a única ressalva dele foi para que tirássemos o "Ana" do nome da Letícia, pois ele prefere os nomes únicos aos compostos, algo que consenti sem problemas, já que o nome que eu fazia mesmo questão era Letícia.
Pesquisei também o significado desses nomes e ambos são muito bonitos:
Letícia: Aquela que veio para alegrar
Arthur: Nobre, generoso
Hoje vou deixar algumas dicas para facilitar a escolha dos pais que estão vivenciando esse momento. Confiram:

* É importante lembrar que o bebê terá nome e sobrenome, portanto pense na sonoridade do nome completo, precisa ser fácil de falar, de lembrar e também de escrever;

*  Para fazer um teste, pronuncie-o em voz alta por algumas vezes, veja se o nome combina com o sobrenome, veja o exemplo do nome a seguir: Fabiana Elias Inácio Alves, neste caso a rubrica deste nome forma a palavra FEIA, tome este cuidado;

* Muitas pessoas não ligam para isso, mas para quem gosta, vale a pena investigar e conhecer a respeito do significado do nome. Um nome bastante comum e bonito, nem sempre tem um bom significado.

* Outro cuidado que precisamos tomar é com as junções dos nomes da mãe e do pai, que são muito comuns por aí, ou a junção com os nomes preferidos deles, como: Gilvanéia, Romicleide, Marisvaldo ou Francisnaldo. Na maioria das vezes, estes nomes podem soar estranhos e nem sempre agradar o gosto de quem será chamado assim por toda vida.

*  Precisamos lembrar que nosso filho levará este nome por décadas, imagine um nome inventado como Kaluandará, daqui a 50 anos, com será visto? Algumas pesquisas americanas mostraram que nomes muito exóticos são mal vistos em seleções de emprego, pense nisso!

* Procure evitar nomes que são muito suscetíveis de apelidos pejorativos, pois os amiguinhos da escola não perdoarão.

* Em caso de nome composto fica melhor usar nomes mais comuns como Ana e Luís para agregar a nomes mais fortes. Composições muito esdrúxulas não são muito agradáveis e as pessoas sempre acabam escolhendo apenas um nome para chamar, caindo o outro em desuso.

     Ranking dos nomes mais registrado em Cartório em 2011:

     Meninas:                                                                        Meninos

  1. Júlia                                                                          1. Gabriel                                          
  2. Sophia                                                                      2. Davi
  3. Isabella                                                                     3. Miguel
  4. Maria Eduarda                                                          4. Arthur
  5. Gioavanna                                                                5. Matheus
  6. Beatriz                                                                      6. Lucas 
  7. Manuela                                                                    7. Guilherme
  8. Rafaela                                                                     8. Pedro
  9. Mariana                                                                     9. Gustavo
  10. Gabriela                                                                  10. Felipe
 Quem quiser consultar o significado dos nomes, este site disponibiliza mais de 1.500 nomes em ordem alfabética com seus respectivos significados.

E vocês como escolheram o nome dos filhos? Matem minha curiosidade contando nos comentários.
Beijos e até a próxima!
Cin                

6 comentários:

  1. Oi,
    que bom que você gostou. Curti muito tudo aqui também! Vou seguir, ta bom?
    Um Ano Novo maravilhoso para você! Com tudo que há de bom!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O nome do meu filho "Gabriel" foi pq minha mãe sempre sonhou em ter um filho homem com esse nome, mas ela teve 3 mulheres e eu fui a única a dar um neto homem para ela...e claro, em homenagem a mim também que me chamo "Gabriela" hahahah!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os nomes do meus filhos: Olivia e Benicio, da minha filha eu escolhi e o pai aprovou. No segundo, combinamos q quem escolheria seria o pai, qdo ele apareceu com este nome q eu nem imaginava, me apaixonei. Acho dois nomes fortes e lindos. Espero q meus filhos gostem de seus nomes assim como gosto do meu. bjsss

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas, o do meu filho ficou em segundo rs, Gabriel, acho lindooooooo, vou ver se marido aceita se o proximo for menino rs..
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá cin,
    Aqui em casa o combinado seria se fosse menina eu escolheria e menino ele. Eu sempre gostei de Clara, me passa uma paz muito grande, mas como adoro nome composto fiquei na dúvida entre Ana Clara ou Maria Clara, então deixei o maridão escolher entre os 2 e ele optou por Maria clara. Eu adoro este nome e espero que ela goste tbm!! bjs Vania

    ResponderExcluir
  6. Meus filhos se chamam LAERTE E HUDSON,nunca gostei de nomes comuns. Quando descobri que estava grávida, mesmo antes de saber que seria manino, escolhi o nome de Dante, mas depois resolvi que esse não seria legal por causa daquele filme "O Inferno de Dante", então optei por Laerte que significa Salvador do povo. Já o segundo caso fosse menina minha mãe pediu para eu por Beatriz(que é o nome dela) e se fosse menino ela pediu que eu escolhece Maicon ou Hudson. Optei por Hudson e quando ele nasceu tive a certeza que seria Hudson. Acho que fui muito feliz em minhas escolhas. Bj Suzãna

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker