quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Universo Mãe!!!


Esses dias eu estava conversando com uma pessoa que não possui filhos quando ela fez a seguinte afirmação: "Mães são um universo á parte". Achei tão interessante e verdadeira essa constatação, que na mesma hora já piscou a luzinha na minha cabeça dizendo: "Isso dá um post".
Mães vivem mesmo em 2 universos, aquele em que vive o resto do mundo, e aquele só delas, repleto de detalhes e porque não dizer, algumas loucuras, um tanto estranhas para quem não está nesse barco.
Mães se reconhecem de longe, são sempre aquelas pessoas que estão carregando vários volumes nas mãos e repetem incessantemente para a outra mãozinha minúscula não se soltar dela. Mães geralmente usam sapatilhas, mesmo aquelas que antes de o serem, não desciam do salto por nada. Mães sorriem umas para as outras no parquinho, mesmo que estejam se vendo pela 1° vez na vida, e vão chegando de mansinho até pararem uma ao lado da outra e perguntarem: Que idade tem o seu? pronto, essa é a senha para quebrar o gelo e conversarem por horas seguidas como velhas amigas. O assunto? filhos é claro. Antes de ser mãe você achava um saco aquelas pessoas que só falavam sobre filhos, e prometia que jamais seria assim, porém isso é algo mais forte que a gente, é fato: mães quando se juntam só falam de filhos...ok, algumas falam mal da sogra também...quando as sogras merecem é claro, o que não é o meu caso viu sogrinha (caso ela venha a ler isso rs).
Mães se solidarizam com o sofrimento de outras mães, se emocionam e clamam juntas por justiça. Nenhum movimento, seja qual for a causa, tem tanta força como o de várias mães reunidas. Porque elas são movidas pelo amor e não costumam possuir muitas traços de racionalidade quando a questão envolve filhos, elas são 100% coração e quase sempre obtém sucesso pois não desistem até conseguirem.
No entanto, existem situações em que elas são competitivas e até rivais.

Apresentação de espetáculo da escola do filho. Elas já começam 1 semana antes a traçar uma estratégia para sentar na 1° fileira deixando as outras mães para trás. Nem que para isso precisem chegar ao local ás 15 hs, quando o espetáculo está marcado para começar as 18:00. E quando já estão lá, devidamente acomodadas no melhor lugar, não conseguem evitar o sorrizinho sarcástico de esperteza para as mães que chegam atrasadas e estão aflitas procurando por bom lugares.
Outra situação em que é nítida a rivalidade das mães é em promoção de loja de roupa infantil. Se for daquelas com 50% de desconto então, é um Deus nos acuda. Elas entram descontroladas e saem pegando o que aparece na frente, independente de ser do seu gosto ou da numeração do filho, primeiro elas precisam garantir que as outras mães não vão pegar, depois decidem o que vão levar. E quando elas vêem alguma outra mãe com uma peça que queriam, iniciam uma perseguição secreta, seguindo todos os passos da dita cuja, na esperança de um descuido em que a mesma solte a peça em algum lugar para que ela possa agarrar rapidamente.
Mas quando chegam em casa elas voltam a ser solidárias, e ligam para todas as amigas mães avisando da super promoção, claro que fazem isso só depois que já garantiram suas compras.
No entanto, mães tem esse lado bonito de compartilhar. Pode ser um truque novo para o filho dormir, um xarope para tosse que é porreta, o blog que fala de assuntos de mãe, uma fralda nova que surgiu no mercado, uma psicologia criada por ela e que deu certo, ...elas sentem essa alegria acompanhada de uma vontade incontrolável de compartilhar com outras mães dicas de coisas em que obtiveram sucesso.
Mães também amam andarem em bando, cercada de filhos, mamadeiras e bolachas. Adoram a cumplicidade e identificação que rola nas conversas entre elas, e adoram principalmente aquela sensação reconfortante de que finalmente encontraram alguém que as entendem.
Mães, realmente são um universo á parte!!!

9 comentários:

  1. ADOREI...me identifiquei em tudo hahaha. Principalmente no assunto salto alto,antes ate a sanadalia de andar em casa tinha um saltinho hoje em dia so vivo de sapatilha, ate "desapredi"andar de salto hahaha. Realmete mae vive num mundo a parte.abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi..Gostie muito da sua ideia...de facto tanto que mudamos neah rs =)
    EU nunca prescindia de sapato alto de facto, desde que fiquei gravida e so teni e bota de salto rasteiro aff ... meu ricos sapatos eeeheheh =P
    E falar de filhos...ain dia a dia rs
    Beijo

    FIco a sua espera
    miriamnunes.blogspot.com
    Futura mama de menino

    ResponderExcluir
  3. Cin, adorei este post de hj!! Fiquei lendo cada linha e pensei, será que ela escreveu pra mim???? Identifiquei-me com tudo, cada frase, tudo mesmo!!!! E posso dizer com certeza que existia uma Karoline antes de ser mãe, e agora sou outra. Filhos mudam a gente, tiramos forças não sei de onde, defendemos as crias com unhas e dentes, falamos coisas q antes poderiam passar batidas............. Sou muito feliz em fazer parte deste universo, aquele outro universo de salto alto, brincos grandes, balada até tarde, sonos intermináveis, já nao me pertencem e não me fazem nenhuma falta!!!! Amo ser mãe!!!!! bjs
    Karol

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e o assunto foi muito bem tratado!!!
    MUUUUUITO bom MESMO! =D
    hahahaha

    Porque é exatamente assim que a gente se sente, em um universo só nosso, onde ninguém mais nos entende. Nem os pais.. porque só quem é mãe pra saber o que é, como pensamos, o que sentimos e, claro, pra entender e se sentir segura e bem nesse Universo paralelo!

    BEIJO!

    ResponderExcluir
  5. AMEI O POST!
    Beijos Débora Guedes

    ResponderExcluir
  6. Amiga quase morri de rir...como a gente se identifica msm ne? fiquei imaginando a gente louca nas apresentacoes da escola dos nossos pequenos...a gente ama tao loucamente....li para minha sogra!!! ela amou...kkkk

    ResponderExcluir
  7. Só para constar...amooooooo ler seus posts!! Sao tao gostosos de ler....

    ResponderExcluir
  8. Cin, é assim mesmo, né?!rsrs
    Super identifiquei com a descida do salto! Amo as sapatilhas!!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cin..amei o post..Realmente como nos solidarizamos com o sofrimento da outra né, sem ao menos conhecer a pessoa,pra mim a maternidade nao tem explicação..Parabens!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker