segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Escolha do Pediatra Ideal!!!

A escolha do pediatra ideal é sempre uma dúvida que ronda as mamães de primeira viagem. O pediatra é uma figura muito importante na vida dos nossos filhos, pois será a pessoa a quem iremos recorrer nos momentos difíceis e a quem vamos abrir nossos corações em busca de respostas para nossas infinitas dúvidas.
Eu passei por três pediatras até encontrar aquela que disparou o alarme da minha intuição materna dizendo: É ela!!!
Constantemente a indico para amigas grávidinhas, porém apesar de ser sempre bom ter uma referência, afinidade é algo muito pessoal. O que é bom para mim pode não ser para o outro e vice versa. Portanto, vou deixar algumas dicas que considero úteis  para as mamães que estão a procura de um bom pediatra.
São elas:

* Faça uma consulta ainda grávida e aproveite para tirar todas as suas dúvidas em relação aos primeiros cuidados com o bebê. (nessa consulta eu já descartei o primeiro devido a pressa e a impaciência que eu percebi que ele tinha em responder minhas perguntas, como se fossem todas tolas). Ninguém nasce sabendo, mesmo que você tenha dúvidas aparentemente simples e até bobas, a obrigação do pediatra é responder a todas elas e lhe passar tranqüilidade.

* Interrogue-o sobre a sua disponibilidade. Não adianta nada ter um ótimo pediatra se na hora que você mais precisar não puder contar com ele. Pergunte se ele dá o número do celular (acreditem, tem muitos pediatras que não dão para não serem incomodados). A Pediatra da Letícia na 1° consulta me deu o número do cel, do consultório e da casa dela, isso me passou muita segurança, em compensação, teve um outro que apesar de ter se mostrado paciente com as minhas dúvidas, ao fim da consulta disparou: "Mas vou te avisar que sou muito ocupado, não dou celular e não acompanho casos de internação". Nem preciso dizer que nunca mais voltei lá né?

*Assim como nos relacionamentos emocionais os pediatras tendem a seguir as características de cada sexo. Portanto, se você é uma mãe prática dê preferência a pediatras do sexo masculino. No entanto, se você é uma mãe mais emotiva e detalhista como eu, tem grandes chances de se dar bem com uma pediatra do sexo feminino. A pediatra das crianças faz até desenho para explicar o  funcionamento do organismo deles, explica tudo nos mínimos detalhes, passa a receita das papinhas,  dá sugestões de cardápio e pessoalmente eu adoro tudo isso.

* Confie no pediatra que você escolher. Tenho amigas que possuem 3 pediatras e qualquer probleminha consultam os três para saber as opiniões. Acontece, que existem muitas linhas de tratamento para o mesmo problema, o que acaba fazendo com que elas fiquem mais confusas, sem saber ao certo qual deles obedecer. A não ser que seja algo grave, que realmente necessite de uma segunda opinião, o melhor a fazer é simplesmente confiar no seu pediatra e seguir as orientações que ele te deu.

*Além da nossa própria afinidade é importante observar a afinidade do pediatra com a criança. Os consultórios médicos não costumam ser um lugar bem quisto pelas crianças, muitas delas simplesmente odeiam ser examinadas. Por isso, é importante que o pediatra seja dócil e ganhe a confiança da criança.

*Não tenha receio de mudar de pediatra quantas vezes for preciso até encontrar um que realmente lhe transmita confiança.

*E por fim, siga sempre seu coração e sua intuição materna. Ela saberá lhe dizer, muito mais que qualquer indicação de outras pessoas, se você realmente fez a escolha correta.

Beijos e Boa sorte!!!
Cin

3 comentários:

  1. Oi Cin,
    ótimas as suas dicas. É muito oimportante a escolha de um pediatra que a gente se identifique e confie. Aqui, posso dizer que tive sorte na minha escolha. Não precisei mudar.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm penso como vc Cin...temos que procurar até acharmos aquele q vc se sente acolhida e confia a saúde do seu filho a ele. Graças a Deus a intuição materna sempre dá certo rs rs. Eu tô no segundo pediatra, mas sempre penso que se achar q ele não está dando a devida atenção ao meu filho, eu procuro por outro. Adorei as dicas. Bjo
    Rosangela Ribeiro Corregaro

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza q depois de ler essas dicas tem gente q vai vir perguntar para vc quem e sua pediatra amiga...td mundo devia ler seu blog!!!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker