terça-feira, 25 de outubro de 2011

Entrevista:Tudo o que você sempre quis saber sobre "Pilates"!!!

Olá Mamães!!!
Hoje vou trazer uma entrevista bem legal que sei que será do interesse tanto das gravidinhas que desejam manter a forma e evitar vários problemas posturais e fisiológicos acarretados pela gestação, como das mamães que desejam ardentemente se livrar de vez da canga e fazer bonito dentro do biquiní nesse e nos próximos verões.
O método que pode ajudar todas nós a conquistar essas e outras façanhas, chama-se Pilates, e para falar um pouquinho mais a respeito, convidei a fisioterapeuta Gabriela Carvalho, proprietária do Estúdio de Ginástica Postural Le Corpus, que concedeu essa entrevista motivadora, para quem procura por uma atividade física que além de esculpir o corpo também traga benefícios para a saúde. Confiram só:

MÃENUAL: Olá Gabriela. Primeiramente muito obrigada por me conceder essa entrevista. Sabemos que as atividades físicas para grávidas são mais limitadas, o pilates é uma atividade recomendada para gestantes?
GABRIELA: Sim, o método pilates para gestantes é muito recomendado por médicos hoje em dia. Essa técnica ajuda a preparar o corpo da mulher grávida para as alterações posturais e fisiológicas decorrentes ao longo da gestação. São elas: lombalgias decorrentes da má postura devido ao peso da barriga, falta de equilíbrio pela instabilidade do quadril, má circulação nos membros inferiores, incontinência urinária por esforço, entre outras.

MÃENUAL: Quais os benefícios e como são as aulas para as grávidinhas?
GABRIELA: O Pilates auxilia principalmente no fortalecimento da coluna, evitando ou amenizando as lombalgias por má postura; melhora a circulação principalmente dos membros inferiores que na maioria das vezes ficam inchados; melhora o condicionamento cardio-respiratório; fortalece o principal grupo muscular durante o parto chamado assoalho pélvico,; melhora a flexibilidade e o equilíbrio e da capacidade de concentração. As aulas são adaptadas conforme a fase da gestação, com uma autorização prévia do obstetra. Normalmente o atendimento é feito com no máximo duas pessoas, para que elas sejam bem orientadas evitando assim o risco de lesões.

MÃENUAL: A partir de quantos meses as grávidas podem praticar o Pilates?
GABRIELA: A prática do Pilates em gestantes pode ser feita a partir do terceiro mês de gestação. Antes de iniciar os exercícios, a gestante deve passar por uma avaliação médica com a finalidade de identificar algumas contra-indicações a exercícios físicos, como sangramento via vaginal, placenta baixa, gestação múltipla, trabalho de parto prematuro, hematoma retro-placentário, ameaça de aborto, hipertensão, diabetes, cardiopatias e outras doenças de base.

MÃENUAL: E em relação ao pós parto. Muitas mamães se sentem muito incomodadas com a flacidez da barriga após darem a luz. As aulas de Pilates podem contribuir para uma melhora nessa questão?
GABRIELA: Sim, contribuem muito. Principalmente porque após o parto, o músculo abdominal fica muito fraco, e o principal objetivo do pilates é o fortalecimento da chamada Casa de Força (Power House), que é constituído pelos músculos abdominais, músculos do assoalho pélvico (já mencionado acima) e da coluna lombar. Porém deve-se observar o tipo do parto ocorrido. No caso do parto normal, a recuperação é mais rápida, já no parto cesárea a recuperação é mais prolongada devido à cicatrização do corte e das dores decorrentes, nesse caso a mulher deve esperar em torno de 60 a 90 dias para se iniciar as atividades.

MÃENUAL: Qual frequência você recomenda e em quanto tempo a pessoa já consegue notar os resultados?
GABRIELA: Recomenda-se inicialmente de 2 a 3x por semana, dependendo do condicionamento da pessoa.
Fazendo as aulas 2x por semana, já é possível notar um resultado em no mínimo 30 a 40 dias. Se a pessoa optar por exercícios 3x por semana, o resultado é mais rápido podendo ser observado em no mínimo 20 dias.
Porém é sempre bom frisar que é necessário uma avaliação inicial do médico, no caso, o obstetra, para a certeza de que a pessoa está apta a praticar exercícios.

MÃENUAL: Além dos benefícios estéticos quais são os beneficios do Pilates para a saúde?
GABRIELA: Eu acho que o maior benefício do pilates é a prevenção...
O pilates tem como objetivo o fortalecimento e alongamento do corpo como um todo, sendo assim os exercícios ajudam a prevenir lesões por esforço repetitivo (LER), alivia e evita dores na coluna, melhora o equilíbrio e coordenação motora, auxilia no alívio do estresse e ajuda até no combate a ansiedade, já que os exercícios exigem concentração e respiração correta.

MÃENUAL: Eu li uma vez uma reportagem sobre a atriz Carolina Dieckman que engordou 30 ks na gestação e voltou à antiga forma poucos meses depois. Ela disse que as aulas de Pilates com a bola aliadas á uma dieta equilibrada foram essencias para que ela voltasse ao peso de antes da gestação. Você usa as Bolas nas suas aulas?
GABRIELA: É importante dizer que o pilates em si não emagrece, não tem uma queima calórica significativa... Porém associado a uma atividade aeróbica, ajuda e muito na perda de peso e principalmente na definição do corpo. Os exercícios na bola são muito bons, pois são exercícios que exigem certo equilíbrio, portanto no momento do exercício, você não só estará trabalhando um músculo isolado desejado, mas também vários grupos musculares para manter o equilíbrio durante o movimento, assim trabalhando várias partes do corpo em um só movimento. No estúdio, a sessão de pilates é dividida em duas partes, 30 minutos de exercícios no solo e na bola, e 30 minutos de exercícios nos aparelhos.

MÃENUAL: Além do Pilates, quais outras atividades são oferecidas no Estúdio?
GABRIELA: Trabalhamos também com RPG e treinos na Plataforma Vibratória.

MÃENUAL: Como funciona essa Plataforma Vibratória? Quais os benefícios?
GABRIELA: Os treinos na plataforma vibratória são para quem não tem tempo a perder, pois duram de 15 a 30 minutos e equivalem a uma aula reforçada de academia. Os benefícios são: Ganho muscular, aceleração do metabolismo, prevenção efetiva da osteoporose, diminuição e prevenção de varizes e tratamento para celulite.

MÃENUAL: Uma pessoa que nunca fez Pilates e tem curiosidade em conhecer é possível agendar uma aula experimental com você?
GABRIELA: Sim, claro. É só entrar em contato comigo pelo telefone 9915-0033, agendamos uma, de preferência individual, para que a pessoa possa conhecer a técnica. Geralmente as aulas são feitas em grupos de até três pessoas. A aula experimental não é cobrada.



Contato:
End: Rua Jeribá, 325, Sala 11, Work Center, Chácara Cachoeira, Campo Grande-MS.
Tel: 67 9915-0033

6 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Estou grávida de 6 semanas e vou conversar com minha médica para saber qdo posso comçar a fazer o pilates. Estava mesmo querendo um contato. Obrigada Cin
    Bjosss!!! Clarissa

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Pilates é incrível!! Eu faço e amo. O que mais percebi é que sua musculatura fica mais forte sumindo aquela dorzinha na coluna.. Minha irmã fez Pilates na gestação e foi só elogios!!!
    Parabéns pela entrevista MÃEnual e Gabriela Carvalho. Como sempre o blog nos apresentando só profissionais excelentes.
    ass: Érica Cela

    ResponderExcluir
  3. Cin, vou ligar e agendar um horario, eu tenho a maior curiosidade em fazer, mas nao sei se dou conta. Surgiu agora esta oportunidade de conhecer. Valeu a dica. bjsss, karol

    ResponderExcluir
  4. Eu já tentei fazer pilates, mas a academia que eu fazia fechou, então agora acho que vou voltar, pois morro de preguiça de fazer outros exercícios e o pilates eu me interesso!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal essa entrevista, eu tinha muitas dúvidas sobre pilates, agora fiquei super animada em começar!!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal a entrevista e adorei, estou grávida e com certeza já vou agendar meu horário para começar, parabéns pelo blog sempre nos informando e com novidades!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker