segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Velha Infância!!!

 Olá Mamães!
Hoje vou abordar um assunto que há tempos quero escrever aqui: As mudanças que o avanço da tecnologia e as modernidades do mundo atual fizeram na infância dos nossos filhos. Eu tenho muitas lembranças inesquecíveis da minha infância que sem dúvida foi vivida em sua plenitude. Soltei muita pipa, subi em árvores, brinquei de amarelinha, corre cutia, policia e ladrão, passa anel, mamãe da rua, queimada e todas aquelas brincadeiras maravilhosas da infância. Além disso, adorava as brincadeiras em que eu criava um cenário e imaginava mil tipos de situação deixando a imaginação criar asas. A diferença que percebo nas crianças de hoje é que os Playstations e demais brinquedos eletrônicos substituiram tudo isso e as brincadeiras das crianças nos tempos atuais se resumem a jogos eletrônicos e brinquedos ultra modernos que andam, falam, cantam, correm, ou seja, tomam conta sozinhos da brincadeira, muitas vezes restando à criança apenas observar.
Não estou falando que não devemos dar brinquedos aos nossos filhos, apenas acho que não devemos deixar que eles substituam as brincadeira tradicionais da infância, afinal além da diversão elas são super importantes para o desenvolvimento motor e social das crianças.
Eu sempre que posso levo as crianças para brincarem na areia, faço piqueniques ao ar livre com eles, ensino as brincadeiras que fizeram parte da minha infância e os estimulo a brincarem. Outra coisa que fiz esses dias e pretendo repetir pois eles adoraram, foi  esconder a caixa de brinquedo por um tempo e deixá-los brincar com embalagens recicláveis que fui juntando e guardando. Foi lindo de ver a Letícia soltando a imaginação e fazendo uma casinha com a caixa de suco e o telhado com palito de picolé, e o Arthur se divertindo, batendo na tampa da lata de leite em pó e ouvindo o som que emitia. Deixei até as vasilhas plásticas da cozinha entrarem na dança e vi os olhinhos deles maravilhados com aqueles "brinquedos diferentes" que não possuem botão para apertar, não acendem luzes, não falam, não andam mas em compensação podem se transformar naquilo que o mundo de fantasia deles desejar.
Aconselho a todas as mamães, que promovam esse resgate àquela "velha infância" que nós tivemos, na vida dos seus filhos.
Podem ter certeza que um dia eles ainda lhe agradecerão por isso.

*Aproveitando  que tem tudo a ver com o post, quero compartilhar uma dica muito legal que recebi de uma leitora do blog, a Lilian. Trata-se de uma matéria no site IG com idéias de 100 brincadeiras separadas por faixa etária para garantir a diversão da criançada. Vejam só: 100 Brincadeiras. 
Adorei a contribuição Lilian, obrigada!



Beijos e até a próxima!
Cin

6 comentários:

  1. Cin, concordo com vc! O próprio cotidino da gente, a violencia que temos nas ruas, nos impede de deixar que nossos filhos repitam a infancia que tivemos. Sempre que posso levo o Enry pra brincar na areia, na pracinha, levo pra correr, coisa que ele adora. Mas nem sempre consigo, já que aqui perto de casa não tem nenhuma pracinha ou parque-seguro!- que possa levá-lo.
    Ele até tem aqueles brinquedos mais modernos, mas sabe o que ele gosta mesmo? De brincar de carrinhos, e tudo pode virar um! Eu acho ótimo, incentivo e sempre compro miniaturas pra ele. E ele gosta daqueles baratinhos de ferro, compro 3 por 10r$ da Maisto ou um hotweels de 5r$. E ele passa o dia brincando com eles e ainda usa os utensílios domésticos como ponte, estrada e tudo mais! hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ivna
    Realmente a violência dos dias atuais nos reprime bastante de permitir que as crianças tenham uma infância mais "solta", no entanto é muito legal vê-los danmdo asas a imaginação. Temos mesmo que incentivar isso. Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você.
    acredito que precisamos resgatar o amor, respeito e atenção para deixarmos pessoas melhores para o nosso planeta.
    Visite meu bloguinho também, um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. http://universoqueadoro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal...
    Bom era a nossa infancia, onde tudo era inocencia, brincadeiras e paz....
    Muitas coisas nossos filhos não vão ter, mas o que pudermos fazer para que aproveitem a infancia, devemos fazer...
    Vou dar uma olhada no site...
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu apoio este resgate cultural. Beijos!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker