quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Eu vou, eu vou pra "cama" agora eu vou...


Atendendo uma solicitação de uma leitora querida aqui do blog, a Roberta, o post de hoje fala sobre a mudança do berço para cama.
A grande dúvida das mamães (inclusive a minha) é: qual a hora certa para isso? Conversei a respeito com uma amiga especializada em psicologia infantil que sempre me socorre nas minhas dúvidas, e o que ela me falou é que não existe uma idade padrão, mas que em sua grande maioria as crianças entre 2 e 3 anos já estão preparadas para essa mudança. A Letícia tem 2 anos e meio e eu ainda não tirei do berço, no entanto, muito mais por culpa minha que dela, acho até que ela ia adorar ter sua própria caminha, mas a mamãe aqui ainda está com dificuldades em admitir que seu bebê está crescendo (as vezes as mães também precisam de uma psicóloga rs)
Pesquisando a respeito achei uma matéria bem legal com dicas de como proceder nessa transição, vou reproduzir aqui para as mamães que estão passando por esse momento. E as que já passaram, por favor nos conte, como foi a experiência de vocês. Gosto e aprendo muito quando as pessoas partilham suas vivências nos comentários.

SEGUEM AS DICAS:

*Chame a criança para fazer esta transição  junto com você.

*Peça ajuda a ele para desmontar o berço e montar a cama e vá explicando o passo a passo desta atitude, foque no sentido de que ele está crescendo e que berços são para bebezinhos, coisa que ele não é mais.

*Explique que esta é apenas uma das transições que vão acontecer na vida de criança para adulto dele.

*Ele pode escolher o personagem favorito para os lençóis, em alguns casos, até para a própria cama. Isto o deixa muito mais apegado ao seu novo cantinho.

*Se o berço
do pequeno fica no quarto dos pais, é ideal que ele continue dormindo lá. 


* Coloque a nova cama dele no cômodo do casal e vá colocando na cabeça da criança que agora ele tem um quarto para ele, ou vai dividir com o irmão mais velho que já é grande igual ele vai ser. Espere algumas semanas para colocar a cama dele em outro quarto.

*Escolha uma cama baixa, pois facilita a independência da criança e até para evitar acidentes, pois é normal se ela cair uma vez ou outra.

Eu acrescentaria comprar uma cama que possua grades laterais, ou comprá-las separado, pois as crianças costumam se mexer muito enquanto dormem, e as grades trazem uma segurança maior.

Beijos mamãe...Espero que tenham gostado das dicas.

11 comentários:

  1. adoreiii...

    :D
    mas é bem isso que vc falou mesmo Cin é dificil aceitar q eles crescem, e como crescem rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas...Gabriel esta com 1 ano e 3 meses e já estou pensando em coloca-lo na cama com grades de proteção, ele é muito espaçoso, se mexe muuuito. Acho que na cama ele ficaria mais a vontade, ainda me falta coragem, mas estou pensando em fazer essa grande mudança até no fim do ano!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas...
    Os primeiros dias são dificeis pq os pequenos não param na cama rs, o berço ja tem essa vantagem de segurar eles la, mas logo isso passa...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Para os meninos foi fácil, eles adoraram, mas no meu caso as grades foram essenciais pq mesmo com elas os meninos caíram algumas vezes!!!
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Cinthia, o Gustavo está com 1 ano e 10 meses e ADORA o berço dele, então acho que ainda é realmente cedo...Além do que ele dorme sozinho e a noite inteira desde que nasceu, vai que eu mudo para a caminha e ele resolve acordar de madrugada, rsrsrsrs!!! beijos Roberta

    ResponderExcluir
  6. Cin, aqui em casa a transiçao foi outra, a olivia dormia na nossa cama, bem no meio do casal! Ela dormia no berço, mas uma vez q ela ficou doentinha, trouxemos para o nosso quarto e daqui nunca mais saiu. Até q com 2 anos e meio, resolvemos desmontar o berço e colocar a cama com grade. Foi a melhor coisa q fizemos!!! Mudei a decoraçao do quarto q estava ainda de bebê, ela escolheu lençol e cortina da Sininho. Fiz uma lavagem cerebral, falando q ela tinha um quarto lindo, só dela, e que eu tinha q dividir com o papai e nao poderia colocar cortina da Sininho pq ele queria do batman!!!!!! Desde q a cama foi montada, ela dorme sozinha no quarto. Tenho q ficar com ela, até adormecer, depois ela fica sozinha, qdo acorda eventualmente de madrugada, ela me chama, vou pra cama e faço dormir novamente. Ainda bem, tem dado certo! bjssss, karol

    ResponderExcluir
  7. Olá Cin,
    uma vez eu li também que a média de idade para trocar de berço para cama é 2 anos, mas se podermos "segurar" um pouco as crianças no berço é melhor, porque pode ocorrer o ping-pong na cama: a criança sai toda hora.
    Mas acho que é muito individual de cada criança, já vi algumas com 1 ano e 8 meses que adoraram a troca.
    Os meus gêmeos terão a nova cama agora no final de setembro, quando estarão com 2 anos e 4 meses - vou postar a novidade.
    Beijo!
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  8. Excelente post amiga, pois cada criança é de um jeito e vale a troca de experiências. Acho que tudo está muito relacionado com o apego que a criança tem ao berço. Aqui em casa acho que foi muito fácil e precoce por causa disso, o Enzo não tinha apego nenhum ao berço, só ficava no berço quando estava dormindo mesmo, ao acordar já chorava e tinha pavor de ficar lá 1 minutinho se quer. Então quando ele começou a entender que estava preso no berço, não podia despertar de madrugada pois via que estava no berço e queria sair. Eu lembro que fiquei meio desolada, ele que sempre dormiu bem, no berço até, começou a dar trabalho já mais velho??? Bem... fomos levando essa situação e, enfim, com 1 ano e 2 meses tive a idéia de trocar ele pra caminha e meus problemas se resolveram, a liberdade de subir e descer a hora que quisesse, a ausência de grandes grades, a novidade da caminha, tudo favoreceu e garantiu um sono tranquilo. Hoje com 2 anos e 1 mês ele é super acostumado, não somente acorda, mas já desce da caminha e abre a maçaneta da porta e vai pra sala ou pro meu quarto. Tem horas que a gente até se assusta com ele surgindo do nada. Nem preciso buscá-lo no quarto mais. Sobre acidentes, ele chegou a ter no bercinho, e na cama ainda não. E tb não foi de ficar saindo toda hora da cama, ensinei bem direitinho como que descia sem cair, ele só desce da cama quando acordou de vez mesmo. Mas claro, acompanhei bastante no começo para eu adquirir a segurança, pois ele era muito novinho e eu precisava me certificar que a decisão de colocar na cama era a mais certa e segura para ele. Daí pronto, fechou!!! ADorei todos os comentários, adorei a Karol falando que não podia colocar a cortina da Sininho pq o marido queria do batman kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ser mãe é criar sem limites! rs Beijos!!1

    Debora Sartori

    ResponderExcluir
  9. aqui foi na mesma semana q ela foi p escolinha, ha pouco mais d um mes com um ano e 10 meses.
    Ela frequenta escola so no periodo da manha pq percebi q ela precisava de bem incentivo do q eu ja estava dando e nao esperei ate 2 anos e 4 meses como iria fazer, so inicio do ano q vem.
    Nina fara 2 anos mes q vem e achei ela tava grandona p bercinho e precisava d mais espaco.
    Ela amou, participou da montagem e amou muiito, gritava de alegria. Nao comprei lencol nem nada diferente apenas desmontamos e falamos agora Nina tem uma caminha e na cabeca dela quem deu a cama foi papai ja q ele q montou. Cada um q chegava aqui ela falava apontando p cama, papai, papai.
    Nao tivemos maiores probl, foi muito tranquilo. Eu lido bem com essas mudancas na vida dela, e ela tb pelo visto. Acho q elas crescem e nos temos q acompanhar. Bjs bjs

    ResponderExcluir
  10. Cin eu acho que deve ser uma transição mais complicada para Mãe do que para criança né.Com certeza as mamães saberão a hora certa para desmontar o berço e colocar no lugar uma caminha linda ....Bjus

    ResponderExcluir
  11. Lari
    E como é...

    Gabi
    Aproveite as dicas qdo for fazer a mudança do Gabriel. Bjos e boa sorte!

    Rafa
    Realmente tem essa parte dificil de segura-los na cama rs

    Mãe dos Gêmeos
    Eu ja pensava em colocar as grades, depois do que vc ontou entao, nao me restam mais duvidas. Obrigada! Bjos

    Roberta
    Tbém acho que é cedo e em time que esta ganhando n se mexe (pelo menos por enquanto) rs

    Karol
    Morri de rir com a historia da cortina do Batman do papai rsrs

    Roberta Mimi
    Tbém acho que essa questão da idade é bem relativa, cada criança tem seu próprio ritmo. Qdo fizer a mudança por aí quero mesmo saber como foi. Bjos


    Obrigada por partilhar sua experiência, adoro seus coments pois são sempre esclarecedores e úteis. Bjão!

    Dea, que gracinha a Nina, que bom que vcs passaram por essa transição com tanta tranquilidade. Tomara que por aqui seja assim tbém. Bjao


    O instisnto materno nos ajuda mto nessas horas. Bjos querida!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker