terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que ninguém nunca te contou sobre amamentação...

Nas campanhas que o governo veicula de incentivo a amamentação, tudo é lindo, cor de rosa e muito fácil. As mães (geralmente atrizes famosas e lindas) colocam seus bebês no peito e eles mamam felizes e sem dificuldade alguma.
Acontece que na prática as coisas não costumam ser tão glamourosas assim e as mães da vida real sentem-se frustradas, impotentes e muitas vezes até desesperadas por não saberem como lidar com os obstáculos que surgem nesse período.
Sinceramente de todas as mulheres que amamentaram que conheço, raríssimas são as exceções que disseram não ter tido dificuldade alguma. A grande maioria precisou de paciência, orientações e coragem para conseguir que a amamentação realmente fosse um ato prazeroso, de amor e cumplicidade entre mãe filho.
Mas o grande erro é que ningúem diz isso pra gente quando estamos grávidas, tudo o que lemos sobre amamentação é que é um momento lindo etc e tal, e aí quando as coisas não são bem assim você se culpa por ser diferente das mães perfeitas das campanhas da TV.
Por isso vou contar algumas coisas que talvez ninguém ainda tenha te falado sobre a amamentação, não com o intuito de desanimar ninguém, pelo contrário, eu apoio e sou totalmente incentivadora da causa, afinal são infinitos os benefícios que o leite materno traz para o bebê. Por isso, não quero que ninguém desanime quando as dificuldades surgirem, e se você souber que elas surgirão mas que existem maneiras de superá-las, tudo fica mais fácil e quem sabe até um pouco menos frustrante.
Então vamos lá, segue uma listinha de coisas que as pessoas não costumam nos contar sobre a amamentação:

* Seu médico e pessoas conhecidas vão te falar sobre técnicas de preparação para os seios, com o intuito de evitar a dor quando o bebê começar a sugar. Indicam tomar sol, passar bucha vegetal no mamilo, esfregar a toalha seca...eu fiz tudo conforme o indicado e senti a dor do mesmo jeito. A não ser que você tenha muita sorte, acho que é uma dor inevitável, principalmente no 1° filho.
O que melhora: Eu experimentei muita coisa, mas o melhor resultado, foi com uma pomada importada chamada Lansinoh HPA (digita aí no google que tem ela a venda na net), ela é natural e não precisa ser removida antes das mamadas. A dor vai amenizando e costuma desaparecer com 15 dias. No meu caso, com os 2 filhos esse prazo foi obedecido rigorosamente. Portanto, ela passa, persista!!!

* Existe uma maneira correta para a "pega" e se o bebê pegar errado seu peito ficará bastante machucado. A enfermeira não me orientou direito sobre isso, e a Letícia pegou meu peito errado já na maternidade. Resultado: feriu a pele até sangrar e a dor era inusportável, eu comprei a pomada acima mas não dava tempo de cicatrizar pois como todos sabem os recém nascidos mamam toda hora e toda vez que a parte machucada entrava em contato com a saliva dela feria de novo. Lembro de no auge do desespero estar com ela no peito de madrugada e doía tanto que eu chorava e falava para o meu marido que eu não ia aguentar, que ia desistir. Ele me deu muito apoio e comprou a pomada que citei acima que me ajudou muito. Graças a Deus não desisti e esse período passou.
O que melhora: O ideal é você receber orientação para que a criança faça a "pega" correta. Para se alimentar bem, o bebê precisa abocanhar uma boa parte do seio. O lábio inferior e a língua da criança precisam tocar o seio primeiro e ficar o mais longe possível da base do mamilo. Ele terá que estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, assim o que se aproxima antes é o queixo dele. É a chamada boca de peixinho. Mas se ele pegar errado algo que me ajudou muito foi o bico de silicone, ele possui furinhos e a criança mama através dele, com o bico, a saliva nao ficava em contato direto com a pele e a pomada fez efeito. Mas não são todas as crianças que se adaptam ao bico de silicone.

* O leite demora para descer: Principalmente se for parto cesárea, ele demora de 2 a 3 dias para descer por completo, no entanto é importante você colocar o bebê no seio para que ele sugue estimulando o leite a descer. Até o leite descer completamente a mulher produz um liquido chamado colostro, que é como uma vacina para o bebê, é muito importante que o bebê mame o colostro. Mas uma coisa que os médicos afirmam e eu não acredito é que o colostro alimenta. Eu não dúvido das suas propriedades benéficas, mas até o leite descer as crianças choraram muito de fome mesmo mamando o colostro. Algumas mulheres dão leite artificiais nesse período no copinho para matar a fome do bebê. Essa questão já é pessoal de cada um, não vou entrar no mérito se deve ou não fazer.
O que fazer: Não tem o que fazer, apenas se manter tranquila, a mulher para ter leite precisa estar bem e tranquila emocionalmente. Relaxe aguarde que o leite vem. Se não vier, converse com seu médico pois existem medicações e cápsulas de amamentação que ajudam a acelerar o processo.

* O leite vaza e pode marcar sua roupa, á noite então a produção é maior e é normal você acordar com uma pequena poça no lençol.
O que fazer: Use absorventes para seios para sair e para dormir e diga para o marido que se ele te amar mesmo com você cheirando à leite 24 hs ele vai te amar em qualquer fase da vida.

*Bebês não mamam por horas seguidas. Se isso acontecer, pode ter certeza que o bebê não está mamando, e sim fazendo seu peito de chupeta. O estômago deles é do tamanho de um copinho de café, jamais teria espaço para suportar uma grande quantidade de leite. Se perceber que o bebê está só chupetando em vez de mamar, retire-o para não correr o risco de ferir o mamilo.

*Os recém nascidos sentem muito sono, é normal eles dormirem nos primeiros dias no meio da mamada, procure acordá-los pois é importante que mamem para ganhar peso. Conforme eles forem crescendo vão aprendendo a manter-se acordados durante as mamadas.

Dito tudo isso, não quero ser apenas a "estragadora de prazeres" então vamos a parte boa: Todas essas dificuldades são perfeitamente possíveis de serem superadas e não costumam perdurar por muito tempo. Depois de superadas, amamentar passa a ser algo maravilhoso e especial. Daquelas coisas ímpossíveis de descrever, só quem vive pode saber, é um momento realmente mágico, especial e que desejo de coração que todas as mães possam usufruir. Portanto, não desista diante das adversidades que surgirem, lembre-se sempre, que o melhor está por vir.
Beijos e Boa sorte!
Cin

Amo essa foto da Letícia mamando...daquelas que dispensam legendas.




7 comentários:

  1. Viva as mamães !!! Ainda bem que existe mamadeira !! Bjs Roggerio

    ResponderExcluir
  2. Cin, então...rs...eu NAO tive nenhuma dificuldade mesmo na amamentação!
    nao rachou, nao empedrou, anna pegou o peito assim de primeira mesmo, sem dificuldade, eu nem precisei de ajuda de ng!!!!! nem das enfermeiras no hospital!
    CLARO q houve sim duvidas, medo, insegurança...mas td esclarecido com o passar do tempo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Cin, amiga, adorei seu post, tb passei por toda a fase "não cor de rosa" da amamentação, Enzo pegou errado e não tive orientação, meu bico feriu, sangrou, ele fazia meu peito de chupeta, não me adaptei ao bico de silicone adaptado ao seio, ele não usou chupeta. Dava mamá chorando, fazia "1, 2, 3 e já" pra começar a mamada, achava que ia desistir!!! Marido e parentes me apoiaram bastante!! Eu usei, além da pomada Lansinoh, a Bephantol que tb pode ser ingerida acidentalmente (fica a dica, ela alivia bastante) - sim aquelas para assadura de bebê. Mas tb é muito importante melecar o bico com o leite materno que ele mesmo é bem cicatrizante! Fiquei por 2 dias ordenhando leite materno até cicatrizar e mudei a posição da mamada para ajudar nisso tb, pois mamava invertido à rachadura, fechando a mesma ao invés de abrir mais... enfim...O prazo dos 15 dias se estenderam para uns 20, 25, mas após o primeiro mês tudo já foi um sonho, amamentei por 18 meses :) Parabéns pelo blog!! beijos!!!!!!!! Debora

    ResponderExcluir
  4. Oi Cin, então eu tive muita dificuldade nos primeiros dias achei que não conseguiria amamentar e que aquilo só estava acontecendo comigo... Isabella chorava de fome e eu chorava junto pois não sabia o que fazer, até que uma amiga que fono trabalha num hospital na cidade vizinha ajudando as mamães, olha que eu nem sabia que esse era o trabalho dela...kkkkk mais ela veio me explicou tudinho, comprei a concha, bico de silicone e deu tudo certo graças a Deus e sem bico rachado que p/ mim foi um alivio pois já doia do jeito que estava se racha-se então não sei como seria.

    Bjoss!!!

    Dai

    ResponderExcluir
  5. Cin, essa questão da pega é fundamental, a pega correta reduz rachaduras, faz o leite fluir melhor, o bebê realmente suga leite e não ar, logo tem menos cólicas,o bebê sofre menos pois estará mais confortável. Na maternidade ninguém me disse nada, mas como sou boa aluna, aprendi direitinho na faculdade e apliquei na minha vida. A melhor posição pra pega é deixar o bebê todo viradinho pra gente, barriga com barriga, inclinado a uns 45º. E mais, o bebê tem que mamar a mama toda, até sair o leite rico em gordura, não adianta nada ficar toda hora trocando de peito porque o bebê vai tomar só água e vai continuar com fome e sem ganhar peso. No começo, claro que senti dor, afinal, o atrito realmente deixa o mamilo super sensível, mas passa, eu nunca usei pomada, nem nenhum recurso a não sei passar o próprio leite materno e deixar secar naturalmente. Graças a Deus tive paciência e tenho hoje uma filha linda e saudável! Post suuuuper valioso pras mamães. Beijo grandão! Andreia Massulo.

    ResponderExcluir
  6. Than, Debora, Dai e Andréia mto obrigada por compartilhat a experiência de vcs. Acrescentaram coisas importantissimas como complementação do meu post. Valeu! Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Cin adorei o post, só que já amamentou sabe bem como é!!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker