quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O 1° corte de cabelo das crianças!!!

Oi Mamães, tudo bem?
Esse fim de semana levamos o Arthur para seu 1° corte de cabelo, assim como a Letícia, o 1° corte foi realizado aos 8 meses pois a franjinha já estava bem grandinha e a parte de trás também. Meus 2 filhos nasceram cabeludos (será culpa da asia sem fim quer tive em ambas as gestações?). Bom, a experiência foi ótima, ele se comportou como um verdadeiro homenzinho e ficou com carinha de menininho sapeca e descolado com direito a topetinho e tudo...Mas sei que é impossível prevermos a reação dos pequenos, então pesquisando sobre o assunto achei uma reportagem na revista Pais e Filhos com dicas para tornar este momento mais tranquilo. Vejam só:

Mesmo que o corte aconteça em casa, a criança pode se assustar com as tesouras e borrifadores. Por isso, prepare-se para que o corte de cabelo do seu filho não seja traumatizante para ele e para você. As dicas são da Parents e da revista People.

Saiba quando cortar
Se seu pequeno nasceu cabeludo, ele pode estar pronto para cortar o cabelo aos 8 meses. Mas se ele é do tipo careca, o primeiro corte pode esperar até o segundo aniversário. Lembre-se que não existe certo ou errado na hora de fazer um novo penteado.

Nada de mistério
Antes de o pequeno sentar na cadeira, mostre que cortar o cabelo não doi, explique o que irá acontecer e deixe que ele se sinta a vontade antes da tesoura.

Dê segurança
Quando o pequeno for fazer um novo penteado, deixe que ele fique com a naninha ou com o bicho de pelúcia de estimação. Isso o deixará mais seguro para enfrentar o corte de cabelo

Borrifos
Muitas crianças se assustam com o borrifador de água. Por isso, molhe o cabelo do pequeno com as mãos, evitando também que ele se molhe além do necessário.

Planeje o horário
Corte o cabelo de seu filho entre o horário das refeições e do sono, para que ele não esteja se sentindo cansado ou com fome. Se o pequeno não estiver com vontade, não insista.

* Eu acrescentaria também escolher um salão infantil, se tiver na sua cidade. Eles são estruturados para as crianças. A cadeira de carrinho por exemplo já é uma distração a mais e esses salões costumam ser equipados com vários brinquedos. Os  profissionais também já têm prática com crianças, pois cortar cabelo de criança não é fácil, é preciso muita paciência e agilidade. E geralmente eles dão pirulitos, bexiga ou qualquer outro brinde que sempre é um atrativo a mais. A Letícia por exemplo, pede sempre pra cortar o cabelo para poder "ganhar pilulito".

Arthur e mamãe em seu 1° corte de cabelo

Se comportou direitinho...
 
Deixou a tia fazer até pezinho...

Mulherada, tô na area!!!

Foto da Letícia em seu 1° corte
Ela ficou mais desconfiada que o irmão rs

Mas ficou linda também!!!

Ah e não se esqueça de levar uma mechinha para guardar de recordação ou colar no livro do bebê!!!

6 comentários:

  1. Ai qe fofo, como ele ficou comportado, e da princesinha tambem ficou lindaaa, mas realmente ela estava desconfiada hahaha...
    Nem guardei mecha do primeiro corte acredita??? :( que arrependimento...
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Cín, seus filhos são lindos...aqui na minha cidade não tem salão infantil, a 1º vez que Gabriel cortou o cabelo foi lindo, ficou quietinho tbm. Na 2º vez fez o maior escândalo, não entendi o pq...agora já corta de boa, abaixa até a cabeça para fazer o pézinho, kkkkk!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindos!!!
    eu mesma cortei uma mecha da Isabella que era mais comprida que todo cabelo...kkkk esqueci de tirar foto mais guardei o cabelo :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Maria não tem muito cabelo, então acho que vou ter que esperar mais um pouco pra levar ela ao cabeleireiro, mas quero guardar uma mechinha...rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Cin,

    O meu bebê já nasceu bem cabeludinho, e agora com 10 meses está com uma juba toda enroladinha, e estou na maior dúvida se corto ou deixo ele com seus cachinhos... ai que dúvida cruel... adorei o post, quem sabe me dá coragem para o fim de semana!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Esse é meu neto,,,predileto e minha neta predileta

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker