segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Na casa da vovó pode tudo!!!

 Todo mundo fala do amor de mãe, esse amor incondicional, grandioso e sem limites, porém o amor dos avós pelos netos também não fica para trás.
A Letícia foi a primeira neta de ambos os lados, portanto, desde o nascimento dela pude presenciar as transformações que ocorreram nos meus pais e sogros. Os quatro ficaram simplesmente enlouquecidos por aquela mini criaturinha. E quando o Arthur nasceu a história se repetiu. E vejo que se repete também na maioria das famílias que conheço. Qual a explicação disso? Tem um trecho de um poema que gosto muito, de autoria de Affonso Romano de Sant'ana que diz: "O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.". Além dessa existem outras definições por aí, minha mãe mesmo costuma dizer que "Netos são filhos com açucar".
O que posso dizer é que meus pais e sogros fazem tudo pelas crianças, quando elas estão na casa deles, podem fazer o que quiserem que nunca são repreendidos e quando eu os repreendo sou vítima de olhares condenadores como se estivesse cometendo a pior das injustiças de chamar a atenção, mesmo quando eles aprontaram a pior das artes.
Geralmente quando a Letícia passa muito tempo na casa da minha mãe, ela volta para casa extremamente desobediente e cheia de mimos, mas pudera, não é fácil para a cabecinha infantil dela entender que existem dois mundos: um onde ela pode tudo e outro onde existem regras a serem seguidas. Nessa hora, nós pais, precisamos ter o maior jogo de cintura para lidar com a situação e fazer com que as crianças saibam que os pais não são os avós, mas se deixarmos isso bem claro eles acabam sim por entender.
Ainda acho que vale mais a pena ter esse trabalho a tentar exigir uma postura rígida dos avós. Lembro de uma vez em que fui falar para minha mãe que ela precisava ser mais pulso firme com a Letícia e ela respondeu: Minha obrigação foi ser pulso firme e educar vocês e seus irmãos, já cumpri minha missão, me desculpe filha mas os netos eu só vou curtir e o máximo que eu puder. E querem saber? parei para pensar e acho que ela está coberta de razão. Claro que isso não se encaixa a casos que os avós cuidam das crianças para os pais trabalharem ou mesmo moram todos juntos. Nessas hipóteses, os avós também fazem o papel de educadores e obrigatoriamente precisam dar limites. Mas fora desses casos, acredito que os avós têm mesmo que ser aquelas pessoas que habitarão as melhores lembranças dos nossos filhos, e suas casas devem ser o refúgio onde os netos sempre se sentirão em casa e receberão um monte de mimos, vez que o mundo aí fora não costuma ser um lugar generoso sempre. Afinal, se os netos são mesmo filhos com açucar, os avós são os pais que sempre sonhamos em ter.

Letícia detonando com o batom da vovó
Por ela o vovô Mário até brinca de boneca...
E consegue fazer o vovô Gugu entrar na sua cabana
Vovó Aida e vovó Lu pulando na cama elástica atendendo ao pedido da neta rs


6 comentários:

  1. A foto das avós pulando na cama elástica esta D+! Hahaha...um dia seremos avós e ai sim vamos entender as avós dos nossos filhos!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. aqui tbm é assim , juro que fico brava as vezes... mas passa, sei que eé tudo amor *-* multiplicado por amor...

    bjocas no coração
    e concerteza as vovós no pula pula... foi o maximo

    ResponderExcluir
  3. aqui não pode não...rsrs
    minha mãe é organizada ao extremo e não gosta quando Bryan mexe nas coisas dela...rs ela fica braba!!
    que linda a Leti só no batom...rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindoooooo...
    O que os avós não fazem pelo neto...
    E sua mãe tem razão... nossos filhos agadecem ;)
    E muito lindo esse amor...
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Lu, de Praia Grande SP22 de agosto de 2011 às 17:02

    que legal Cinthia amei

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker