terça-feira, 19 de julho de 2011

Bye Bye Fraldas!!!


O assunto de hoje chama-se "desfralde", é com imenso prazer que escrevo esse post onde vou dividir minha experiência no desfralde da Letícia e aproveitar para dar algumas dicas para as mamães que estão passando pelo processo.
Eu comecei o desfralde da Letícia quando ela tinha 1 ano e 7 meses, pois na minha opinião ela já atendia a maioria dos requisitos indicados pelos psicólogos como sinal verde para começar o desfralde. Quem quiser saber mais sobre os tais sinais e outras coisas sobre o assunto, dá uma lidinha aqui.  Então lá fui eu, comprei o piniquinho, um monte de calcinhas novas e usei a técnica dos adesivos para incentivá-la, cada xixi que ela fazia no piniquinho ganhava um adesivo pra colar nele, se fosse cocô ganhava dois. Achei super legal essa minha idéia (tá bom confesso, não é minha, vi na Super Nanny rs)...Continuando... Ela adorou as novidades e no 1° dia de tentativa fez tudo certinho. Eu não cabia em mim de orgulho, achei que seria tudo muito fácil, liguei pra vó, tio, tia, pra me gabar da minha filha "super dotada", contei pra vizinha, pro cachorro, pro papagaio e depois da notícia devidamente espalhada, para o meu desgosto, no dia seguinte ela não fez nenhuma vez xixi nem cocô no piniquinho, e pior, desenvolveu um trauma terrível dele, chorava só de ver, dizia que nao queria mais, me pedia pra colocar a fralda de novo, tentei negociar com os adesivos, com pirulito, passeios, brinquedos, no auge do desespero até fiz xixi no bendito pinico pra ver se ela tentava imitar, (peço por gentileza que você pare de imaginar a cena rídicula e continue lendo. Obrigada.) e nada disso surtiu efeito, acabou-se a novidade e voltamos para estaca zero. Mamãe com cara de tacho com o alarde que tinha feito para todo mundo, aprendeu que quando se trata de crianças, devemos esperar um tempo razoável antes de cantar vitória.
1° erro ( Hoje vejo que me influenciei pela precocidade e inteligência dela em outras coisas, e assim julguei que se ela ja fazia tanta coisa, também estava preparada para sair das fraldas, mas na verdade ela nao estava, era ainda muito pequena). Então resolvi abortar o processo e esperar mais um tempo.
1° acerto  (temos que ter humildade para reconhecer a limitação dos nossos filhos, insistir quando a criança está mostrando nitidamente seu despreparo pode ser algo bastante traumático pra ela).
Bom, depois de um tempo resolvi tentar de novo e nessa época estava no final da gestação do Arthur, eu já tinha lido que não devemos tentar o desfralde quando a criança estiver passando por algum momento de mudança na rotina dela e quer mudança maior na vidinha dela que a chegada de um irmão? sendo assim, queria reiniciar o processo antes dele nascer, pois sabia que depois que ele chegasse eu teria que lidar com um bebê recém nascido em casa, com o ciúme dela e definitivamente não era o momento para mais um processo desgastante em nossas vidas. Reiniciei  as tentativas e ela estava aceitando melhor, mas o pinico não quis saber nunca mais, comprei aqueles assentos infantis de colocar no vaso sanitário e ela gostou. No entanto, ela ainda não me pedia, eu tinha que ficar perguntando a todo momento, e ás vezes percebia que ela ficava até irritada com a minha insistência, e sempre aconteciam alguns escapes, mas tudo bem, eu sabia que fazia parte.
Aí o irmão nasceu, ela sentiu ciúme, ficou rebelde, e começou a fazer xixi e coco só na roupa, voltamos novamente para estaca zero, só que dessa vez eu sabia que no fundo aquele comportamento era também uma forma de me afrontar, pois eu perguntava se ela queria ir ao banheiro, ela respondia que não e 1 segundo depois fazia na roupa, no tapete, na cama, no sofá, meu Deus quanta paciência a gente tem que ter... Dizem os psicólogos que não podemos brigar, mas ninguém merece parar a vida pra ter que limpar xixi e cocô pela casa o dia todo e confesso que muitas vezes eu briguei sim. 2° erro ( conversando com outras mães que tinham mais paciência e não brigavam em hipótese alguma, percebi que estas conseguiram desfraldar mais rápido que eu, portanto, faça aflorar o Buda que reside em você e não brigue)
Passou-se o tempo, ela já estava recuperada do nascimento do irmão, o ciúme amenizado, continuamos tentando. Ficou meses no vai não vai, ela chegava a ficar 1 semana inteira, fazendo certinho e sem escapes, eu louca pra comemorar, pensando: agora vai, mas tinha aprendido a lição de não cantar vitória antes da hora. Aí, de repente, do nada, na semana seguinte voltava a fazer na roupa tudo de novo.  Nesse tempo, eu via outras amigas que tiraram a fralda dos filhos sem a mínima dificuldade e me interrogava porque que comigo esse processo estava sendo tão lento e estressante? Até que certa vez, conversando sobre isso com uma amiga ela me falou a seguinte frase: Relaxa, eu nunca vi nenhum adulto andando de fraldas por aí, na hora certa ela vai largar. Adorei ouvir aquilo, e eu realmente relaxei, porque eu estava agindo como se ela fosse usar fraldas para sempre e eu seria apontada na rua como a mãe fracassada que não conseguiu desfraldar a filha... E foi justamente depois que eu relaxei que as coisas começaram a melhorar, ela passou a avisar que queria fazer o xixi  sem eu ter perguntado e isso era uma grande vitória. Os escapes de xixi foram diminuindo consideravelmente, mas ainda tinhamos o problema do cocô, esse ela só fazia na roupa, apesar das minhas súplicas para que ela me pedisse não tinha jeito, ela dava um jeito de dar uma sumidinha, ia para algum cantinho e quando eu via era tarde demais... Até que um dia eu li alguma coisa que para o cocô a criança precisava sentir-se segura, ajudava estar com os pés no chão, pois assim ela se sentia no controle da situação, e no vaso ela ficava com os pés soltos no ar, foi quando tive a feliz ideia de tentar novamente o piniquinho que nessas alturas tinha sido abandonado em cima do guarda-roupa, falei pra ela que xixi ela fazia no vaso grande e cocô no vaso pequeno, ela olhou meio desconfiada, pediu pra sentar e "tchanammm": Fez um cocô lindo no pinico. Nessa hora rezei em pensamento: "Brigada Deus por eu ter tido a idéia genial de ressucitar o piniquinho" (2° acerto)
Ela passou um tempão fazendo o xixi no vaso e o cocô no piniquinho, mas atualmente já faz os 2 no vaso. Há 1 mês que não temos mais nenhum escape, por isso, acho que enfim posso dizer que concluimos o processo de desfralde. No começo quando íamos sair de casa eu ainda nao tinha segurança e colocava fralda, até que um dia fui colocar, ela chorou e pediu pra nao pôr, percebi que a fralda já era algo que a incomodava, falei que então nao iria colocar mas que ela teria que se lembrar de me pedir quando tivesse vontade... ela pediu direitinho e desde então não coloco mais nem para sair. Só continuo colocando a noturna, essa demora-se mais para tirar e siceramente, nem estou com pressa. Sei que existem várias pessoas que concluem esse processo com pouca ou nenhuma dificuldade, mas eu achei bem díficil e trabalhoso. De todas as fases que ela passou (introdução de alimentos, entrada na escola, tirar a chupeta, chegada do irmão etc.) o desfralde foi  na minha opinião a mais difícil de todas.
Meu conselho para as mães é: tenham paciência e o feeling para perceber se seu filho realmente esta preparado, não tem problema nenhum em adiar um pouco se perceber que não é a hora... tentem descobrir onde a criança sente mais segurança para fazer as necessidades (vaso sanitário ou pinico)ou como no meu caso, nos dois... Tentem não brigar quando os escapes se repetirem constantemente (eu tentei, mas por vezes não consegui) e a melhor dica foi aquela que recebi da minha amiga: Relaxe, que a hora dele (a) vai chegar.
Hoje tenho mais uma coisa para completar no livrinho do bebê dela, junto com as datas do 1° dentinho, 1° vez que engatinhou, 1° papinha etc. Saiu das fraldas com 2 anos e 4 meses.
E agora sim, acho que já é hora de abrir o champagne!!!

9 comentários:

  1. oi amada cheguei aqui por acaso e adorei esse post! minha filhota está com 1 ano e 9 meses e já dá alguns sinais pro desfralde mas anda fazendo mtoo frio aqui no Sul e eu acho que vou esperar mais um pouquinho pra começar o processo... mas com certeza vou seguir suas dicas! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cin nao quero imaginar como será com minha filhota!Com o andre foi mega tranquilo 1ano e 4 meses fomos para praia deixamos de cuequinha e usamos o metodo matar formiguinha,deu certo tiramos a fralda diurna e noturna junto,tá certo tenho que acordar durante a noite e levar ele mesmo dormindo ate hj,mas foi facil,acho que menino é mais facil de tirar..agora quero ver como sera com minha princesa...gostei das dicas!kk beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, as dicas e agradeço por compartilhar conosco.
    Eu entrarei nessa fase, assim como vc pensei em fazer antes da chegada da irma... mas aidna estamos no inverno... entao acho que vou esperar Alice nascer, Amanda se acostumar e só entao desfraldar.
    bjos
    e PARABENS para mamae e para pequena,

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    só consigo imaginar vc usando o penico...
    sorry...rs

    mas voltando ao assunto do post, amei as dicas, não vejo a hora do Bryan desfraldar (e economizar o money das fraldas) e já tô até pensando no tipo de penico e nas barganhas que farei pelo xixi ou cocô...rs coisas de mãe...rs
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabens e muito obrigada pela dica! Beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Cin, parabéns pela conquista da pequena!! E que trabalhão, heim?? Eu confesso que nem me lembro direito como foi com a Júlia de tão tranquilo... sei que ela desfraldou primeiro a noturna, acredita?? Começou acordando com a fralda seca... até o dia que eu não coloquei mais a fralda pra dormir. De dia foi tranquilão também... só tinha que levá-la o tempo todo pro banheiro pra ela não esquecer! Vamos ver com a Joana, né?! Cada irmão é de um jeito...
    Adorei suas ponderações! A gente aprende muita coisa na marra, né? E nem sempre sai como planejado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Cin, não imaginei vc no penico, mas eu, acho q eu seria um mau exemplo, iria fazer tudo fora, kkkkkk. Eu tive muita sorte com a Olivia, ela q me pediu, pq na escola todas nao usavam mais fraldas e só ela, daí foi a professora q tirou. Que mãe folgada né. E foi com esta idade 2a e 4m, agora a noturna, só depois q o inverno passar...... bjs karol

    ResponderExcluir
  8. concerteza esses relatos da vida real eu vou guardar pra quando for a minha vez de desfraldar, uma dona fraldada aqui d casa, bjocas

    ResponderExcluir
  9. Kariny
    Em 1° lugar obrigada pela visita. Qto ao desfralde, espera sim, no inverno as crianças fazem muito mais xixi, não é mesmo uma boa época para iniciar o desfralde. Beijos e boa sorte qdo começar.

    Lu sempre ouço dizer que menino é mais facil, toamara mesmo que o Arthur nao me dê o mesmo trabalho. Bjoss

    Ju, faça isso, de mais um tempinho, principalmente pela chegada da irmanzinha. Bjos e sucesso

    Agente Especial Mamãe, deleta a cena rs. Boa sorte nas barganhas. Bjoss

    Fabi, que sorte a sua que o processo com a Julia foi tranquilo, tomara que vc tenha o mesmo sucesso com a Joana. Bjos pra vcs!

    Karol
    Torcendo para o Arthur ser igual a Olivia, foi mto tranquilo o desfralde dela. Bjos nas duas.

    Larissa
    Espero que as dicas possam ajudá-la. Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker