terça-feira, 5 de julho de 2011

Se palpite fosse bom a gente vendia...

Hoje vou aproveitar o post para expressar minha revolta com os palpiteiros de plantão.
Porque será que depois que temos filhos aparece tanta gente cheia de palpites e fórmulas infalíveis ( na maioria das vezes só na teoria, diga-se de passagem) sobre como devemos agir com nossos filhos?
Eu sou uma mãe muito curiosa, interessada em todos os assuntos que cercam à maternidade, eu leio, pesquiso, pergunto, corro atrás. Eu adoro conversar com outras mães e trocar dicas e experiências, o que eu não gosto é daqueles palpites desnecessários que chegam quase como uma imposição do que a gente deveria fazer, e o pior: sem termos pedido..
Já tive vontade de mandar fazer uma camiseta com a frase "Quando eu quiser saber, pode deixar que eu pergunto", mas o problema é que ela viraria um uniforme e teria que usar todos os dias, tamanho é o número de pessoas palpiteiras que cercam a vida da gente.
Os palpiteiros de plantão estão espalhados por todos os lugares e podem ser velhos conhecidos ou até gente que você nunca viu mais gordo, porém todos tem a mesma semelhança: eles sempre sabem de um "cházinho ótimo" para o que quer que seja que seu filho esteja sentindo,  implicam com a maneira que seu filho está vestido (muita ou pouca roupa), com a marca da fralda que você escolheu (a que o filho/neto/vizinho deles usou é melhor), com o peso da criança: "Nossa, como ele está magrinho...coloca sustagen/mucilon/maizena/ no leite..." ou "Essa criança não esta acima do peso? obesidade infantil é muito perigoso..."
Sem contar que eles são pessoas dotadas de super poderes, pois afirmam com a maior certeza do mundo que seu filho está com fome, está com frio, está com sono, está doente, etc etc mesmo que ele ainda seja um bebêzinho que não saiba se expressar e que o palpiteiro tenha acabado de conhecê-lo e não saiba nada a respeito da rotina daquela criança.O meu pai por exemplo é o palpiteiro que acredita que meus filhos passam fome constantemente. Ao primeiro sinal de choro deles ele já me olha e fala: "Dá um mamá Cinthia, não tá vendo que essa criança está com fome", ele sempre repete esse discurso, mesmo que eles tenham almoçado na frente dele há 1 minuto atrás, ou ainda estejam em pé no colo para arrotar de uma mamadeira de 300 ml, ele acredita piamente que os netos sentem uma fome permanente...mas como ele é meu pai, eu tenho intimidade suficiente para ignorar ou fazer alguma piada (já passei da fase da irritação com ele). O problema é quando o palpite vem de pessoas que não queremos ou não podemos magoar com uma resposta atravessada, afinal a vida em sociedade nos força a abstrair algumas coisas... mesmo aquelas realmente irritantes.
Neste caso, o meu palpite (mesmo você não tendo me pedido rs) é usar a velha e boa técnica do boi manso: concorde com tudo, fale que vai fazer daquele jeito, se quiser exercitar seu lado Madre Tereza de Calcutá, vale até agradecer o palpiteiro pela dica, e virando ás costas continue fazendo tudo do seu jeito e seguindo a sua intuição materna, pois acreditem, essa sim, raramente falha.

11 comentários:

  1. ai ai to nessa fase... de concordar virar as costas e continuar... mas que é um saco isso é... Mtas vezes a resposta merecida na pontinha da lingua e eu a engulo de volta.

    Adoro seus textos!!!

    quanto a seu pai... acho que isso é mal de avô... pois o meu faz a mesma coisa kkkk

    ResponderExcluir
  2. Affff, nem me fale...já escutei cada uma! Ignorar é a melhor coisa a se fazer, mas se a pessoa continuar me irritando, vai ter a resposta que merece tbm... como assim? Me irrita e não quer ser irritada?! Bateu, levou...tenho o estupim curto, quem me conhece sabe!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Cin, eu não sei se tenho um jeito meio fechado, qdo eu vejo que vem alguma "bomba" eu já fecho a cara antes da pessoa falar. Na real quem dá palpite mesmo sobre Ana Clara são 3 pessoas: mãe, sogra e empregada, mas essas eu tiro de letra - eu sempre respondo: é, já fiz, já dei, ela já experimentou e não gostou, já comprei... rs... Bjsss Andreia.

    ResponderExcluir
  4. palpite todo mundo tem, mais quando chega na hora do vamo vê, some todo mundo, eu tbm ja cansei de ficar batendo boca, escuto tudo e nao faço nada, afinal a filha eé minha quem cuida dela sou eu

    bjocas Cin
    ps: os seus posts sempre com a mais pura verdade, adoro

    ResponderExcluir
  5. A gente sofre com os palpiteiros desde a gravidez, né?! Lembro que na gravidez da Júlia ouvia tantas dicas, mas tantas!! Aí quando engravidei da Joana chegava um palpiteiro logo perguntando "é o primeiro?" (com a baba escorrendo doido pra dar uns palpites) e eu respondia cheia da experiência "Não, é a segunda!" e a conversa acabava ali!! Ah! Era orgástico!rsrs
    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Odeioooo!!!! Um dia vieram umas 10 amigas da minha mãe aqui ver minha filha, que claro estranhou e depois de ficar no meu peito por mais de 1 hora ficou chorando igual uma louca! Ai pronto, foi o festival de palpites! É cólica, é fome, é sono... e por ai vai... o pior é não poder falar muita coisa pq senão minha mãe matava!!! heheeh Mas já acostumei e nem ligo mais, só finjo que não estou escutando, dou uma de louca mesmo!

    Beijinhos, Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Sempre tem alguém para dar palpites, na maioria da vezes são mais os avós que fazem isso, e a gente sofre mais é na primeira gestação... aiii nem gosto de lembrar, eu ficava muito brava !!!
    Mas agora com a terceira filha, ninguém ficou dando pitacos não ... graças a Deus !!

    Beijão Cin !!!

    ResponderExcluir
  8. Afff, é um saco mesmo!!Tbm adotei atécnica do boi manso!!Concordo com tudo!não vou me estressar com gente sem noção!!Bjos!

    ResponderExcluir
  9. falo isso desde q engravidei pq olha parece q qdo a gente dá a noticia q engravidou pronto viramos praça publica e todos dao uma paradinha.
    Odeio palpites, nao aceito qdo nao quero e nao maioria das vezes minha resposta é curta e grossa.
    To contigo e nao abro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post!!
    Qdo alguém incherido (não lembro como se escreve, kkk)vier me torrar a paciência, vou recomendar esse post, rsrsrs....
    Não suporto palpiteiros de plantão, ainda mais qdo eles se julgar conhecer os filhotes melhores q nós, alegando que já tiveram N filhos..
    bjoss

    ResponderExcluir
  11. ADOREI...
    Ate hje sofro com o tamanho da minha filha..Ela tem 11 anos e agora nao me lembro do tamanho rsrs
    Fiz aquela marcação na parede p ir vendo qto esta crescendo, tdo dia me aparece um pra falar do tamanho dela e pior ficar falando que se ela menstruar nao vai crescer!!Aff

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker