quarta-feira, 8 de junho de 2011

Meu filho vai para escola...E agora???

 Estou escrevendo esse post a pedido de uma mãe e amiga querida que está angustiada com a idéia de levar o filho para escola pela primeira vez. Existem muitas reportangens em revistas como Crescer, Pais e Filhos e na própria internet com orientações aos pais sobre o que devemos avaliar ao escolher a escola dos nossos filhos, dicas para a melhor adaptação das crianças etc e tal, mas em minhas pesquisas não achei nada a respeito da dificuldade da maioria das mães de lidar com essa separação. Por isso, resolvi dividir a minha própria experiência, e espero que meu relato possa ajudar as mamães que estão passando e as que vão passar por esse momento.
Nunca vou esquecer do 1° dia de aula da minha filha, ela era um bebê, tinha 1 ano e 1 mês, mas eu havia começado um negócio no qual ia trabalhar meio período e precisávamos (marido e eu) decidir com quem ela ficaria enquanto eu fosse trabalhar. Depois de pesarmos prós e contras entre deixar com uma babá ou numa escolinha, optamos pela escola. No 1° dia de aula já fui no caminho com o coração apertado e aquele nó na garganta fazendo um trabalho mental enorme de auto-controle para não dar vexame e já começar a chorar na porta da escola. A coordenadora veio conversar comigo, dizer que a escola tinha uma psicóloga que acompanhava a criança na fase de adaptação e lembro de ter pensado: E uma psicóloga para as mães? será que vocês não tem?
Porque era nítido que eu precisava mais do que ela, que estava alegre e faceira na sua inocência infantil.
Levar um filho para escola pela 1° vez é como cortar o cordão umbilical de novo. Eu admiro as mães que seguiram esse processo tranqüilamente, mas sei que para a maioria é bastante díficil. Apesar de ter tido mil referências positivas da escola e ter sentido plena confiança na professora, ainda assim um sentimentozinho chato de culpa  insistia em pulsar dentro de mim, um turbilhão de dúvidas passava pela minha cabeça: será que estou fazendo a coisa certa? será que não devo jogar tudo para o alto e me dedicar exclusivamente para minha filha? será que ela vai se adaptar? será que eles vão entender que quando ela coça os olhinhos e acaricia o próprio rosto é um sinal de que está com sono? e vão lembrar de oferecer água? e vão mesmo cuidar bem do meu maior tesouro? Essas e outras mil indagações me ocorriam a todo momento. Para completar ela me estendeu os bracinhos e chorou quando a deixei na porta da sala deixando meu coração em frangalhos. Lembro de ter entrado no carro e chorado horrores...e assim foi por 1 semana seguida, ficávamos as duas aos prantos todos os dias. Até que na 2° semana de escola, eu fui deixá-la na sala e ela correu para os braços da professora e me deu um tchauzinho toda feliz e independente... Era pra ter sido uma coisa boa, um sinal que ela estava adaptada, mas acho que não consegui disfarçar minha cara de desapontamento. Nesse dia entrei no carro, liguei para o meu marido chorando e falei: Ela não chorou hoje, ela já não sente mais minha falta, e ele sem entender perguntou: E isso não é bom:? você está chorando por que? Eu respondi: Porque eu ainda sinto a falta dela.
Vai entender o coração das mães...ás vezes eu acho que temos uma certa vocação para o sofrimento...
Bom, mas esse relato não tem o intuito de desanimar as mães que estão prestes a colocar seus filhos na escola pela 1° vez. Pelo contrário, eu só contei tudo isso para vocês saberem que se sentirem todos ou alguns desses sentimentos que relatei isso é mais do que normal. A notícia boa no entanto, é que a gente supera.  Hoje ela já está totalmente adaptada e eu também. Percebi um salto  incrível em seu desenvolvimento, melhorou a sociabilidade com outras crianças, é ensinada sobre noções de higiene, solidariedade, disciplina etc. Considero a escola como uma parceira imprescindível na educação dela.
Cortar o cordão umbilical é um processo lento, difícil e doloroso, mas quando você ver seu filho cantando uma músiquinha pra você, lindo e desinibido, na apresentação da escola do dia das mães, você vai ter certeza que fez a coisa certa.
Beijos e boa sorte para todas as mamães que vão vivenciar essa nova fase.
 
Letícia pronta para o seu 1° dia de aula

Ela nessa alegria e mamãe em prantos rs

Atividade com a mamãe na escola


Nossa obra de arte

18 comentários:

  1. eu sei que meu dia tbm vai chegar, mas enquanto não chega, deixa eu aproveitar e apertar minha bolachinha rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga foi muito dificil cordar o cordão nao por ele que amou a ideia de poder brincar com os amiguinhos,mas por mim,nos primeiros dias ia e ficava em uma sala,depois fui saindo,e quando finalmente larguei ele na porta e fui para casa,nossa o tempo nao passava para ir buscar ele,mas graças a deus com o tempo fui acostumando e hj ele ama quer ir ate no final se semana,hj ele tava dodoi mas chorou nao por nao querer ir mas sim por ficar em casa!beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, também lembro perfeitamente do primeiro dia de aula da Beatriz... quer dizer, dos dois primeiros dias de aula dela. Tentei colocá-la numa escola, mas não consegui, na semana de adaptação eu saia correndo da salinha pra chorar no banheiro... então decidi esperar mais um pouco. Depois coloquei em outra escola na qual após uma preparação interna minha consegui me controlar mais, mesmo assim não foi nada fácil. Mas como vc disse, hoje é uma alegria acordar cedo para ir a escola, além de chegar em casa contando todas as peripécias do dia... realmente a escola é muito importante para os nossos filhos.
    Beijão
    Jeane Fiorenza

    ResponderExcluir
  4. Amiga é eu sempre digo isso, o mais dificil é para nós e nao para eles, matheus teve que ir no susto para a escola com quase 2 anos, comecei a trabalhar e nao tive muito o que pensar.. O sem vergonha foi numa boa feliz da vida, nem dava tchau.. ele sabia que nao tinha muita opçao eu acho..eu ate relatei meu sofrimento na comu lembra?
    eu acho que qdo a necessidade nao da muito para pensarmos e tudo acontece naturalmente..mas vejo que os que entram cedo na escola sao os que menos sofrem, qto maiores eles vao entendendo mais e ficando mais grudados nas maes ou babas..
    bjosss
    Livia Maymone

    ResponderExcluir
  5. Mto bom o post...
    Daki 40 dias volto a trabalhar.... oJR vai ficar em ksa,mas mesmo assim já sinto um nózinho em saber q terei q ficar o dia todo sem vê-lo...

    ResponderExcluir
  6. logo logo irei passar por isso também! Obrigada por compartilhar, acredito que a mãe sofre mais que a criança né :)

    ResponderExcluir
  7. Larissa
    Aproveita mesmo. Bjos

    Lu, realmente acho que é mais dificil prta nós que pra eles. Seu pequeno é a prova disso.
    Bjos

    Je
    Como é dificil no começo né? mas graças a Deus elas estão super bem hoje e a gente feliz de ver o quanto a escola é importante. Bjos e obrigada por compartilhar sua experiência.

    Livia
    Eu lembro do seu relato na comu na epoca que o Matheus foi pra escola...e acho que vc tem rezaõ: qto menores é mais facil a adaptação. Obrigada vc tbém por compartilhar. Bjos

    Renata Clessan
    Super normal esse sentimento, boa sorte pra vcs, e que ambos fiquem bem.

    Renata
    Sofremos mais que eles sim, as crianças se adaptam rapido à novas situações. Depois venha compartiulhar sua experiência qdo chegar sua hora. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa..me lembro qdo a Letícia entrou na escola tão pequininha. Mas acompanhei a evolução e o desenvolvimento dela!!! Já era inteligente e agora então..Beijos (madrinha coruja)

    ResponderExcluir
  9. Oi Cin fico feliz em ter ajudado. Adorei seu cantinho. Tenho uma daquelas chupetas que se fecham ao cair, minha amiga me mandou de Londres. Chic né!!! É muito legal mesmo!!
    Volte qdo quiser! bjus

    ResponderExcluir
  10. Minha nossa, se tem um tema que me assusta é esse, acho que na minha cabeça eu soua pessoa mais apta a cuidar da Yasmin, e uma hora ela va precisar ir pra escola e se separar de mim um pouco.
    Confesso que morro de medo disso e não quero pensar já, mas que deve ser horrível deve.

    De ler seu post contando sua agonia já fiquei agoniada,nem quero pensar como será quando chegar minha hora.

    Acho que a gente sobrevive, mas ficar longe do filho machuca demais.

    Beiiiiiiijos

    ResponderExcluir
  11. A minha baixinha foi pra escola com 11 meses... até então nos revezávamos em casa (eu, marido e minha mãe) era uma loucura, um corre-corre de ter que sair correndo do trabalho pra "pegar o turno". Depois da escola, ainda andamos correndo, mas menos! Queria comentar que ela se adaptou super-mega-hiper bem, porém ficou doentinha várias vezes, isto aconteceu por uns 3 meses, depois passou, agora está mais resistente ao contato com os amiguinhos e chega da escola super animada. Sofri, como toda mãe, mas o melhor conforto é pegar o filho na escola e vê-lo bem, feliz, crescendo!!! Bjs a todas!!!
    Andreia Massulo.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo, adorei!!! Sabe, não sofri quando começou a escolinha do Henrique porque ele já ia para o berçário do meu trabalho logo que voltei da licença maternidade. Eu sabia que ele iria se adaptar e gostar muito. Mas sempre fica uma dúvida né: será que vão cuidar mesmo direito? Mas como eu não podia ficar com ele em casa, tinha certeza absoluta que entre ficar em casa com empregada ou na escola, mil vezes na escola. Por isso, não sofri e não me arrependi de nada. Sem dúvida a escola é uma parceria imprescindível. Beijos, Telma (ainda sem conseguir comentar com a conta do google).

    ResponderExcluir
  13. Cin deve ser difícil mesmo....minha mãe conta que ela me deixava na escola, saía e ficava me cuidando...eu chorava lá dentro e ela lá fora...rsrsrs

    Que bom que a Letícia se adaptou rápido e agora com o Arthur, vc vai sofrer igual??? rsrsrs Com certeza né amiga!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  14. Cin, lembra da Olivia ano passado? 45 dias chorando..... Nossa, quem vê pensa q mãe cruel, mas era necessário, hj vejo q foi a melhor coisa q fiz. Ela não vive mais sem escola, como vc falou, deu um salto no desenvolvimento e me surpreende cada vez mais.
    Cin, lembro das 2 últimas fotos aqui postadas, no dia das mães, vc levou a camera sem bateria, kkkkkkkk. Como a Letícia estava pequenininha!!!
    bjs, karol

    ResponderExcluir
  15. Opa, pois é bem esse o meu trabalho, eu sou a psicóloga que atende o povo na rede municipal aqui da minha cidade. Claro que, como são mtas unidades escolares (inclusive os centros de educação infantil), não estou o tempo todo em todas, mas converso mto com as mães e pais nas creches, que eu considero um trabalho mto importante.

    Vejo sempre os pequenos nas creches, eles são lindos. Colaboram, entendem, participam, é uma coooooooooisa fofa. E como vc disse, apesar de dolorido, faz mto bem ao desenvolvimento e socialização deles, especialmente os q são filhos únicos. Benefícios de monte!

    Adorei o post. Bjossss

    ResponderExcluir
  16. Cin chorei qdo li e to chorando ate agora.....amiga..eu vou ser igualzinha vc....ja to chorando por antecipacaoe de ver o q vc passou tb...tb penso..poxa sera q eles vao saber entender qdo ele estiver mal? querer alguma coisa? ai que dor no coracao...
    Naina

    ResponderExcluir
  17. Ai lindo...ate me emocionei vendo as fotinhas dela..muito linda..e esperta, mas olha eu tenho certeza que qdo for deixar meus filhos na escolinha..vo desabar..sou pior que manteiga..choro ate com comercial,rsrs..mas eu quero o melhor pra ele, e tenho certeza que é o melhor...adorei o post..bjus querida

    ResponderExcluir
  18. "Poxa vida....sei exatamente o q foi q vc sentiu!Fui ontem fazer a matricula do meu filho na escola e olha q ele tem 4 anos...esperei até o ultimo momento pra colocar ele na escola mas chegou a hora né!Nossa ....esta sendo muitoooo dificil pra mim ...ele esta adorando e não ve a hora de chegar as aulas mas eu estou chorando riossss acredita!Todo mundo diz q o parto é um momento dificil....nadaa....dificil é o parto consciente!Soltar aquela mãozinha tão pequenininha pra mim esta sendo o momento mais dificil da minha vida........"

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião sobre esse assunto!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker