terça-feira, 21 de junho de 2011

Meu filho não come, o que fazer?


Resolvi escrever sobre esse assunto para atender o desejo de várias mães que me pediram um post a respeito dos filhos que dão trabalho para comer...Em minhas conversas com outras mães tenho percebido que essa é uma luta que atinge muitas de nós. Aqui em casa o Arthur só tem 5 meses e portanto ainda não iniciou a alimentação sólida (ufa, um a menos para eu me preocupar), já a Letícia vive de fases. Fases em que ela come super bem, incluindo legumes e frutas e fases em que ela decide que quer viver de mamá.
Eu confesso que é bem estressante quando isso ocorre. Aquela história que muitas conhecem bem: Hora da refeição. Montamos o prato bonitinho, tudo devidamente picadinho, amassa ou esconde algum legume que queremos que eles comam e quem sabe passe despercebido aos olhos deles. Aí na 1° colherada que tentamos dar eles fazem aquela cara de nojo como se estivéssemos oferecendo lavagem de porco, fecham a boca, saem da mesa, empurram a colher...e nós ficamos lá, correndo atrás feito barata tonta, implorando para que comam pelo menos um pouquinho, fazendo todas aquelas chantagens emocionais que a psicologia condena do tipo: se comer te levo no parque, ou na Hi Happy ou na Disneylância (vale qualquer promessa no momento de desespero) e diante da recusa insistente sentimos aquela frustração de quem não sabe mais o que fazer para o filho comer.
Na tentativa de ajudar essas mães á beira de um ataque de nervos, pesquisei várias dicas de coisas que podemos fazer para que nossos filhos comam, também vou colocar algumas técnicas que inventei e obtive sucesso. Espero sinceramente que elas ajudem a tornar a hora das refeições um momento agradável e sem stress para toda familia.

Algumas dicas formuladas por especialistas:

1) Sirva as refeições sempre no mesmo horário. Com isso, o organismo se habitua e passa a ter um ritmo diário.

2) Não insista se, por algum motivo, determinadas vezes, ele não quiser comer na hora estabelecida. Pouco depois, certamente, a fome virá.

3) Cozinhe os alimentos até que fiquem bem macios. É mais fácil para mastigar.

4) Não encha muito o prato. Sirva pequenas porções para que ele possa repetir, se quiser.

5) Mais do que o adulto, a criança come com os olhos. Torne o prato mais atraente e ela se sentirá mais motivada. Experimente desenhar uma carinha no prato: o rosto pode ser de arroz, os olhos, de feijão, o nariz, de cenoura, e a boca, de tomate. Para fazer o cabelo, coloque um pouco de alface cortadinha.


6) Em geral, eles recusam as folhas. Que tal usar cortadores de doces e biscoitos (aqueles em forma de estrela, lua, círculo, balãozinho) na hora de servi-las?

7) Também costuma funcionar: cortar as folhas e fazer um molho gostoso. A criança pega, uma a uma e passa no molho.

8) Tire proveito das cores dos alimentos. Que tal desenhar um arco-íris, com o tomate, a cenoura, vagem, batata, etc?

9) Na hora do lanche, varie o tipo de pão e prepare sanduíches cortados em forma de coração, estrela, o que você quiser. Use a criatividade.

10) Além do alimento, o próprio prato pode ter um design diferente: em forma de bichinho, fruta, barquinho. Em vez de comprar um todo liso, escolha modelos com estampas também ligadas ao universo infantil.

11) Prepare uma refeição em que todos os elementos sejam redondos, ou compridos, ou quadrados. Por exemplo, combine almôndegas com anéis de macarrão e ervilhas.

12) Com as frutas, é bem mais fácil. Tanta variedade de cores dá para fazer uma salada colorida e muito atrativa. Se quiser, cubra com uma bola de sorvete.

13) Outra alternativa: corte-as em pedacinhos e coloque em uma taça. Encha uma outra com iogurte e peça a seu filho que mergulhe as frutinhas no molho.

14) Difícil comer brócolis ou couve-flor, mesmo chamando de florzinha? Não perca tempo. Derreta um queijinho sobre eles. O sabor é outro. E a aparência também.

15) O leite é rico em cálcio, mas nem toda criança gosta. Se for o caso, misture leite em pó quando fizer ovos mexidos, sopas, ou sirva-o em frutas amassadas, como a banana.

16) Queijo quente faz sucesso, sempre. Aproveite para acrescentar um pouco de espinafre refogado bem picadinho no sanduíche. Quem sabe, ele gosta?

17) Pizza, quem resiste? Sobre a massa, salpique vegetais de cores diferentes, em tiras, e cubra com bastante mozarela.

18) Ao preparar purês de vegetais ou legumes, adicione manteiga e queijo ralado à receita. Dá um sabor a mais.

19) Quando oferecer sorvete, enfeite com pedacinhos de frutas. Pode, também, fazer um sundae, misturando iogurte batido com pedaços de frutas de cores variadas e cubos de gelatina durinha.

20) Incentive seu filho a conhecer alimentos diferentes. A melhor tática é servi-los junto com um dos pratos preferidos deles.

21) Fazer o cardápio junto com a criança pode ser uma forma de despertar o seu gosto pela comida. Peguem várias revistas com fotos e desenhos de alimentos, recortem e colem em folhas separadas, uma para cada dia da semana. Fica parecendo um menu de restaurante, mais bonito ainda.

22) Outra idéia: convide-a para ajudar você no preparo das refeições. Sempre haverá alguma coisa que ela possa fazer, além de funcionar como inventivo para despertar o interesse pela comida.

23) Seu filho almoça sempre na sala? Dê uma variada. Leve sua cadeirinha para a varanda, a copa, a área. Mude o ambiente, de vez em quando. Também vale improvisar, por exemplo, promovendo um piquenique dentro de casa, com direito a toalha xadrez, cestinha e todo mundo sentado no chão.

24) Você não precisa fazer teatro. Mas algumas brincadeiras funcionam muito bem. Por exemplo, ao dar a comida, comente coisas do tipo: “Esta é a vitamina preferida do Mickey”, “Não vê como o Popeye fica forte depois que come espinafre?” “A Pequena Sereia adora essa sopinha!” Uma outra idéia é distribuir os alimentos em potinhos numerados. Para comer o número dois, antes tem que comer o um, e assim por diante...

25) Bebês adoram comer com as mãos. Mas, sempre que possível, dê a ela uma colher, mesmo que faça bagunça. Dessa forma, ela já vai desenvolvendo a coordenação motora.


26) Inclua nas refeições comidas que a criança pode pegar com as mãos: cenoura baby, tomate-cereja, espiga de milho, hortaliças cortadas em palito (erva-doce, pepino).  

27) Ir à feira com as crianças é um jeito divertido de apresentá-las ao mundo das frutas e verduras. E os feirantes têm técnicas infalíveis para fazer o filho do freguês provar as frutas que querem vender.    

28) Faça desenhos em cima do purê de batata. Nada complicado: pode ser um círculo ou uma espiral com ervilhas frescas ou congeladas. Não use as enlatadas --a questão não é apenas nutricional, é estética, porque as ervilhas de lata são moles demais e sua cor não é tão bonita. 

29) Espante o tédio da mesa variando o preparo de cada alimento: um dia sirva cru, outro em forma de bolinhos, ou refogado, cortado em rodelas, ralado etc.

30) Leve as crianças para a cozinha. Quando elas mesmas preparam os alimentos, certamente vão querer provar o que fizeram. É uma experiência lúdica, prazerosa, como deve ser a relação com a comida.


Algumas dicas que eu apliquei em casa e obtive sucesso:



1) Tornar a hora da refeição mais divertida fazendo brincadeiras do tipo: Vamos esconder a comida que está aqui na colher dentro da sua boquinha? Se a criança comer você faz uma festa, falando que a comida sumiu. A Letícia adora essa brincadeira aparentemente boba, mas não custa nada tentar, vai que por aí dá certo também?

2)  Reunir várias bonecas dela e dizer que vamos ensinar para elas como que come. O problema é que cada colherada ela queria mostrar pra uma e almoçamos com a mesa lotada de bonecas rs ( para as mães de meninos dá pra fazer com carrinhos, bonecos etc.).

3) A velha brincadeira do aviãozinho ás vezes funciona, mas fiz inovações, é o caminhão que guardamos na garagem (boca da criança). 

4) A Letícia é louca por suco, então eu negocio, cada colherada que ela come tem direito a um gole de suco.

5) Uma brincadeira boba mas que ela gosta também é propor que ela coma junto com o papai e a mamãe, então enchemos a colher dela e as nossas, contamos 1, 2 3 e no "já" todos colocamos as colheres na boca ao mesmo tempo.

6) Comprar pratinhos fundos com desenhos infantis de cachorrinho, palhaço, etc. Eu falo que tem que comer tudo pra poder ver o cachorrinho.

7)  Servir a comida nas panelinhas de brinquedo ( para as mães de menino sugiro as caçambas de caminhão) Não me chamem de louca, mas se funcionar é o que importa. PS: Deixando bem frisado que lavo tudo muito bem antes.

8) Dizer que está muito triste e fingir uma crise de choro porque ela não comeu (apelar de vez em quando também vale)

9) Brincar de fazer trocas: vc deixa ela dar uma colherada da sua comida na sua boca e você dá uma colherada da comida dela na boca dela

10) Beijar, abraçar, parabenizar e dizer que está muito feliz quando ela comer tudo. Incentivo é sempre bem-vindo e a criança tende a repetir o comportamento que a fez receber elogios. 

Quem tiver mais alguma técnica bem sucedida não deixe de compartilhar nos comentários. E se nada disso funcionar, só nos resta montarmos uma terapia em grupo, para que ao menos possamos chorar umas nos ombros das outras...

Beijos e boa sorte!!!

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker