quinta-feira, 16 de junho de 2011

2 anos: A adolescência da Infância

Li em algum lugar que os 2 anos são considerados a adolescência da infância e isso justifica o porquê da mudança repentina de comportamento das crianças nessa idade.
Aqui em casa estou passando por isso com a Letícia, ela que sempre foi uma criança dócil e de fácil convivência, desde que completou 2 anos resolveu rebelar. Isso inclui muitos momentos de manhas, algumas mal criações, timidez quando chega num ambiente, mesmo que familiar como a casa da vó, enfim,  já não é mais aquela criança que corre para beijar todo mundo, agora ela chega e se esconde atrás de mim, não quer falar com ninguém e ai peço para todos não valorizarem muito o fato e nem ficarem insistindo, pois é só não dar muita bola que logo ela se solta a volta a ser a "nossa" Letícia querida e doce.
Outra coisa que percebi é que a palavra preferida dela no momento é NÃO, tudo é não, não quero, não vou...
No site Guia do Bebê uma psicóloga infantil explica que:" Quando a criança diz não, isso não significa que não queira de fato, apenas diz não para quase tudo, numa tentativa de autonomia e desprendimento, rumo à independência. É o desejo crescente de controlar seu próprio mundo e de se sentir poderosa "
Agora cá entre nós, tem que ter paciência de monge budista para lidar com essa fase, (que o pessoal do conselho tutelar não venha a minha caça) mas que tem horas que dá vontade de falar: então tchau fica aí fazendo manha que eu to indo embora... isso dá.

Não é fácil para os pais se acostumarem com tantas mudanças no comportamento dos filhos, um truque que eu venho usando e por vezes funciona é a psicologia inversa, é muito engraçado mas funciona assim: Letícia do nada solta um "puta méda" eu interfiro na hora e falo: Filha não fala isso mais, onde vc aprendeu? (juro que não falamos em casa) é muito feio falar palavrão, não fala mais tá? E ela: puta méda, puta méda, puta méda. Aí olho pra ela e falo: Filha fala puta merda sim, pode falar, mamãe quer que você fale. Ela: Não vou falar, não quero falar mais... Rsrs pode não ser a técnica mais adequada mas deu certo.
E para quem está aí se perguntando se isso tem fim, a notícia boa é que tem sim e a ruim é que segundo os especialistas as coisas começam a melhorar dos 4 anos em diante...ou seja, tenho 2 longos anos pela frente para testar minha paciência...
Alguém aí conhece algum ótimo curso de meditação???

Disqus for maenual




eXTReMe Tracker